Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Quando ficamos doentes

“Misericórdia, Senhor, pois vou desfalecendo! Cura-me, Senhor, pois os meus ossos tremem:”
Salmos 6:2

Este é um salmo de lamentação de Davi.

Davi estava passando por uma enfermidade em sua vida. Todos nós somos passíveis, em algum momento de nossa vida, de adoecermos. A Bíblia nos ensina que todos estamos sujeitos à morte física, advinda da desobediência dos nossos primeiros pais e sua desobediência para com Deus, descrita no livro de Gênesis, capítulo 3. No Novo Testamento, o apóstolo Paulo escrevendo aos romanos, registra em Romanos 6:23: “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.“.

nos-deixa-doentes

Da mesma forma que temos em nossa vida a semente do pecado e o destino certo que é a morte física, temos também a possibilidade de ficarmos doentes. Algumas doenças serão diagnosticadas, tratadas e receberemos a cura física, porém, estamos sujeitos também a ficarmos enfermos e a doença nos levar ao óbito. Em decorrência do pecado de Adão e Eva, toda a humanidade perdeu a bênção da imortalidade e passou a desenvolver a possibilidade de doenças, em alguma fase da vida, que poderão levar o ser humano à morte.

Ficaremos doentes não por causa de um pecado específico que cometemos, no sentido de Deus estar nos punindo, ou por não termos fé. A doença faz parte do ciclo de vida de um ser humano.

Nascemos, crescemos, nos tornamos adultos, envelhecemos e nosso corpo físico irá se degradando naturalmente. A degeneração de nosso corpo e o surgimento de doenças poderão acontecer durante as diversas fases de nossa vida, mas na terceira idade teremos uma possibilidade maior de sermos acometidos por alguma enfermidade, decorrente do desgaste natural do nosso corpo.

doente-2

O importante é sabermos que temos um Deus pessoal, Todo-Poderoso que cuida de nós em todos as circunstâncias de nossa existência, inclusive durante os períodos que ficarmos enfermos.

O amor de Deus é presente na vida daqueles que depositam sua confiança Nele.

Cremos na Bíblia e no Deus do impossível que continua realizando milagres em nossos dias.

Cremos também que Deus, Soberano absoluto no Universo, poderá usar dos meios que quiser para poder nos atender durante os períodos de sofrimento que virão sobre nós, quer atendendo nossas orações e nos curando de forma sobrenatural, quer também de forma natural, usando a medicina com todos os seus recursos: médicos especializados, cirurgiões, hospitais, remédios, enfermeiros e toda a estrutura hospitalar para nos abençoar com a cura de nossa enfermidade pela Medicina.

medico-hospital-20110516-original

Aplicação Prática:

Naquele situação que Davi passava, ele julgava que sua doença poderia ser fatal, pois clama a Deus, reforçando em sua oração que estava quase desfalecendo.

Analisando sua própria situação, Davi clamou ao Senhor e reforça que seus ossos estavam tremendo.

No versículo 5 deste salmo, Davi tendo consciência que sua doença poderia levá-lo à morte diz para Deus: “Quem morreu não se lembra de ti. Entre os mortos, quem te louvará?“.

Quando um cristão morre, ele não mais estará na Igreja, louvando ao Senhor, e Davi diz isto para Deus em sua oração, porque sabe que se Deus desejar ouvir a sua voz cantando, deverá preservar sua vida.

A possibilidade real da morte, reforça no coração de Davi o desejo pela vida e pela vontade de ser curado plenamente. A doença deixava Davi exaurido em suas forças, quando ele diz no versículo 6; “Estou exausto de tanto gemer“.

E no versículo 9, Davi declara que foi curado: “O Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor aceitou a minha oração.”

Devemos refletir sobre esta situação na vida de Davi e aplicá-la em nossas vidas, sob dois aspectos:

1.quer estejamos bem fisicamente: Devemos orar e agradecer a Deus diariamente pela vida e saúde que Ele nos proporciona. Devemos valorizar nossa saúde e podermos viver nossas vidas de forma sábia, equilibrada, buscando preservar nosso corpo físico, que o apóstolo Paulo descreve como templo do Espírito Santo, em 1 Coríntios 6:19-20: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.”.

Urban sports - fitness in the city

Devemos em tempo de saúde, procurarmos respeitar nossos limites físicos, procurar viver uma vida equilibrada, procurando preservar nosso corpo de doenças futuras. Para isto, sabemos que devemos praticar exercícios físicos regulares, mantermos uma alimentação balanceada e buscarmos especialmente manter o equilíbrio entre a agenda diária de luta e trabalho que vivenciamos e nosso tempo de descanso, buscando saúde física e mental.

2.quer estejamos realmente passando por um momento de luta pela cura de alguma doença. Qualquer que seja a doença que enfrentarmos, deveremos procurar sempre ajuda médica especializada. Uma simples gripe e resfriado, se não for bem tratada, poderá se transformar em uma pneumonia e em alguns casos levar à morte.

50-600-doente-525

Deus em sua palavra tem sempre a benção da esperança em meio às tempestades da vida. Caso recebermos um diagnóstico de algo mais sério e grave, que não esperávamos acontecer conosco, a primeira coisa que temos que fazer é acalmarmos nosso coração. Depositarmos em Deus nossa esperança. Em Deus todas doenças são passíveis de cura. Será um tempo de cuidados especiais em que poderemos buscar ajuda do Altíssimo e levarmos nossas petições ao Criador, como Davi fez neste Salmo. Deus sempre está ouvindo a voz daquele que o busca em meios às lutas da vida. Transforme seu desespero, pela possibilidade real de: em Deus espero. 

doentebiblia

O próprio livro de salmos nos ensina no Salmo 46:10-11: “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra. ” O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa”.

O sentido de parar de lutar é deixar de querer resolver seus problemas, apenas pelo seu próprio braço e esforço humano. Deixar Deus agir em nossas doenças é algo que Deus espera de nós. Confiarmos em seu poder e na solução dada por Ele é o que Ele espera de nós. Com Deus ao nosso lado poderemos cantar e louvar a Deus em meio às lutas decorrentes de uma enfermidade mais séria.

É tempo de esperar a cura dada por Deus. É tempo também de fazermos nossa parte e buscarmos ajuda médica especializada. É tempo de confiarmos que Deus poderá nos curar de forma sobrenatural, pelo milagre sempre possível por Deus, ou podermos também esperarmos a cura de forma natural, pela intervenção da Medicina.

Deus é com você. Deus é a sua torre segura em meio às doenças da vida. Ore e busque a presença de Deus.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *