Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Um tempo de superação

“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.
Josué 1:9

 O grande líder Moisés estava morto. Josué, auxiliar de Moisés, recebeu de Deus a incumbência de se preparar para atravessar o Rio Jordão e entrar na Terra Prometida para Moisés, conduzindo o povo de Israel.

Naquele momento de transição e diante de uma missão tão difícil que Deus lhe havia dado, certamente Josué ficou sem chão e preocupado. Ele era tão humano, como eu e você, e deve ter ficado angustiado, preocupado, com muito medo de enfrentar uma situação totalmente inesperada. Dúvidas devem ter surgido à sua mente e talvez ele tenha pensado: “como poderei eu substituir o respeitado líder Moisés?”, ou “será que este povo israelita irá me respeitar, como respeitava a liderança de Moisés?“.

A Bíblia não registra estas dúvidas, mas apenas no versículo 9 a mensagem de encorajamento de Deus para Josué, dizendo: “Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”, porque, Deus conhecia sua fragilidade, suas dúvidas, seu medo e o desânimo, diante de uma situação tão difícil e inesperada, que exigiria confiança e obediência a Deus, para poder enfrentar aquela transição. Superar suas dúvidas, seu medo e desânimo deveria vir antes de Josué poder avançar e chegar na Terra Prometida.

1-99

Neste primeiro momento, a Bíblia identifica Josué, apenas como filho de Num. Posteriormente ele é chamado no final da sua vida, como “servo do Senhor“, conforme a escritura registra em Juízes 2:7-8: “O povo prestou culto ao Senhor durante toda a vida de Josué e dos líderes que continuaram vivos depois de Josué e que tinham visto todos os grandes feitos que o Senhor realizara em favor de Israel. Josué, filho de Num, servo do Senhor, morreu com a idade de cento e dez anos.”

Nas escrituras hebraicas ser chamado de “servo do Senhor” foi um título concedido apenas a poucas pessoas, entre elas, destacamos:- o grande líder Moisés em Deuteronômio 34:5 (Moisés, o servo do Senhor, morreu ali em Moabe, como o Senhor dissera), ao Rei Davi em em Salmos 78:70 (Escolheu o seu servo Davi e o tirou do aprisco das ovelhas) e a Jesus Cristo, o Messias prometido em Isaías 42:1 (“Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações”.).

Então, Deus encorajou Josué, na sucessão do grande líder Moisés, permitindo que Josué experimentasse em sua existência um tempo de superação, passando da condição humilde de “filho de Num” para a condição vitoriosa de “servo do Senhor”.

Um processo de superação incrível, possível para aqueles que confiam suas vidas ao Criador.

Confie em Deus, você irá superar este momento de dificuldades em sua vida: fé, coragem, motivação!

tempodesuperacaorelogio

Aplicação Prática:

Talvez, você esteja pensando em sua vida, refletindo sobre suas condições atuais, as circunstâncias difíceis e pesadas que você vem sofrendo e não visualizando uma luz no fim do túnel.

Josué, deve ter tido as mesmas sensações, quando desafiado por Deus para suceder o líder Moisés. Como ser humano, deve ter olhado para o passado e feito uma retrospectiva da vida do grande Moisés, certamente se comparou com o grande líder e deve ter se lembrado dos momentos dificílimos pelos quais Moisés passou, na liderança do povo de Israel. Seu coração deve ter gelado, quando percebeu que Deus o havia chamado para esta tarefa de dar continuidade à esta liderança vitoriosa.

Olhando para a história bíblica de Josué e o seu chamado por Deus, podemos aplicar algumas lições preciosas para nós que estamos hoje em dificuldades, em meio à uma crise econômica sem precedentes em nosso país, e precisando encontrar forças para superarmos o momento presente, avançarmos nossa história e vencermos as batalhas da vida.

superacao

Algumas lições práticas para superarmos nossas dificuldades:

  1. Não olhe para o passado e se compare com outras pessoas.  Cada um de nós tem uma história de vida diferente. Temos uma tendência de ficarmos no presente, olhando para nossos problemas e dificuldades e pensando: “se eu tivesse feito isto de forma diferente no passado, talvez não estivesse enfrentando as dificuldades atuais“, ou “se tivesse seguido o caminho daquele irmão, daquela irmã, talvez hoje estaria em uma posição melhor”. Podemos até olhar para histórias de superação de outras pessoas no passado, lendo suas biografias, para nos inspirarmos no presente, mas nossa história será escrita por nós mesmos e temos hoje a oportunidade de transformarmos a situação que vivenciamos. Portanto, pense, Deus escolheu você para superar este momento presente e, como Deus disse para Josué, hoje, Ele lhe diz: “seja forte e corajoso“.
  2. Não tenha medo. O medo nos apavora, nos paralisa, nos desanima e nos tira do foco. Se eu tenho um problema a ser enfrentado, eu preciso buscar ajuda com quem pode me ajudar. Ficar isolado, triste e reclamando da vida não me tirará do problema que enfrento, podendo até me levar para estados depressivos ou de melancolia profunda. Deus deseja te animar, te dar coragem e motivação para prosseguir e para isto, não se isole, procure alguma pessoa que você possa confidenciar seu problema e orar juntos, mas sobretudo, entregue suas preocupações em oração para Deus e tenha fé que Ele fará você caminhar a próxima milha.
  3. Deus está com você. Quando Josué olhou para suas condições humanas viu que seria muito difícil conduzir o povo de Israel, mas, Deus lhe deu o incentivo e as condições que ele precisava para atravessar o Rio Jordão e guiar o povo até Canaã. A grande promessa que Deus havia feita no passado para Moisés, em Êxodo 3.12 (Deus afirmou: “Eu estarei com você. Esta é a prova de que sou eu quem o envia: quando você tirar o povo do Egito, vocês prestarão culto a Deus neste monte”.) agora era feita para Josué 1:5 (“Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.“). É Deus que nos afirma em sua Palavra a mensagem de encorajamento dada a Moisés, dada a Josué e agora, em pleno século XXI, dada para nós que confiamos em Deus e na Bíblia. Nossas lutas são grandes, mas Deus está conosco, e é isto que importa.

Tenho que atravessar “o meu Rio Jordão” para alcançar a “Canaã Prometida“, então, o que tenho que fazer?

Prioridade 1: Entregue sua vida para Deus! – Com Deus superaremos montanhas, obstáculos, barreiras e viveremos esta vida com a certeza de que ela não será nada fácil, mas estamos com a presença pessoal, daquele que nos diz: “Eu estarei com você, não importa onde você andar (não importa os problemas que enfrentará).

montanhadavidasuperacao

Prioridade 2: Seja agradecido a Deus! – Devemos e podemos olhar para o nosso passado com a visão que Deus deseja de nós, de sermos agradecidos por tudo o que Ele já fez por nós (sua Maravilhosa Salvação em Cristo Jesus) e também por todas as bênçãos que temos no presente momento. Se estamos aqui com um problema, ou vários problemas hoje, temos também, além dos problemas, muitos motivos de louvarmos ao Criador por nossa saúde (mesmo que estejamos doentes, estamos vivos) e também por tudo o que Ele já fez em nossas vidas.

Como diz o hinário Novo Cântico, na letra do hino 63 – As muitas bênçãos:

Conta as bênçãos, dize-as quantas são,

Recebidas da divina mão!

Vem dizê-las, todas de uma vez,

E verás, surpreso, quanto Deus já fez!

Prioridade 3:Identifique seu problema, tenha uma atitude positiva, se esforçando e orando! – Quando estamos em dificuldades, ou com muitos problemas, temos uma tendência à confusão mental, a ficarmos perdidos e numa linguagem informal: “dando tiro para todo o lado“, tentando várias possibilidades e alternativas, mas não conseguiremos resolver muitos problemas ao mesmo tempo, precisaremos identificá-los um a um, e, atacá-los em separado, focando onde pretendemos chegar com nosso esforço pessoal para resolvê-lo, com nosso esforço em oração, buscando a presença e bênção de Deus, para agir, naquilo que humanamente não conseguiremos atuar. Faça uma lista com seus problemas (que serão motivos de sua ação e esforço humano, mas também de suas orações) e destaque qual o objetivo que pretenda atingir e considerar o problema resolvido. Exemplo: Problema Identificado: estou doente e com problemas de saúde. Então, preciso procurar um médico (sua ação humana) para identificar a doença, dar um diagnóstico preciso e fornecer um tratamento adequado e também orar ao Senhor, pedindo ajuda para enfrentar a doença, e também, pedindo a cura da mesma. De nada adiantará eu ficar paralisado e com medo da doença e não fazer nada para mudar a minha situação. Deus nos encoraja para atravessar o Rio Jordão (ou seja, enfrentar a doença) e chegar na Canaã Prometida (ou seja, receber a cura médica e/ou pelo Senhor em oração).

tempodesuperacao

Que Deus te abençoe neste tempo de deserto e dificuldades que você vive, assim como Ele foi com Josué, Deus é com você hoje, ajudando-te a superar este tempo de transição e lhe concedendo a bênção de você poder alcançar as soluções esperadas e aonde almeja chegar, com o Senhor Jesus.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

  1. Pr. Carlos Alberto Martins

    Esse estudo foi de grande valia para minha vida espiritual, bem como me deu um norte para um estudo que estarei administrando à Igreja no mês de março e abril 2023. “O ano da SUPERAÇÃO”. obg.

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *