Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Nossos fardos pesados

“Bendito seja o Senhor, Deus, nosso Salvador, que cada dia suporta as nossas cargas. Pausa”
Salmos 68:19

 Interessante que bem diferente do que muitos de nós pensamos, ou, mesmo do que vemos sendo pregado na TV, pelos defensores do evangelho da prosperidade (da vitória e triunfalismo sempre, do bem estar no centro do coração do homem), que nada tem a ver com o evangelho da Graça e Salvação em Cristo Jesus, é que Deus não promete tirar as nossas cargas, mas que Ele nos ajuda na caminhada e leva as nossas cargas, suporta as nossas cargas, nos motiva a continuar, apesar do peso, do estresse, das lutas e desafios a que somos submetidos.

angustia

Sua palavra no livro de Salmos nos convida a louvarmos, adorarmos seu Santo Nome, bendizermos o nome de Deus, mesmo em meio às dificuldades extremas, aos problemas difíceis e intensos a que somos submetidos nesta vida, quer por nossas próprias escolhas, quer sob a permissão de Deus.

Este salmo descreve Davi, clamando ao Criador por justiça contra os perversos (versículos 1 a 3), nos incentivando a buscarmos e louvarmos a Deus por suas grandes misericórdias (versículos 4 a 6), relembrando os milagres realizados em favor do seu povo (versículos 7 a 14), celebrando a cidade de Deus e os livramentos do Senhor (versículos 15 a 20), prevendo a vitória de Deus sobre seus inimigos (versículos 21 a 27), prevendo a adoração de Deus pelos povos da terra (versículos 28 a 35).

biblia-rasgada1

 Certamente, o salmista Davi enfrentou grandes batalhas, estresse intenso em sua época e ao escrever esta linda canção e declaração de fé ao Senhor, pode reconhecer que mesmo tendo o Deus dos Exércitos, batalhando as suas batalhas e na frente de sua vida, ainda assim, não esteve imune as guerras, às lutas contra seus inimigos e a poder viver em paz. A vida de Davi não foi sempre uma vida de paz e felicidades.

006_kathmandu_old-town

Davi não teve sempre uma vida feliz e livre de tribulações.

Não, não foi assim, definitivamente com o Rei Davi, e ele reconheceu no versículo 19 que o próprio Deus, o Senhor dos Exércitos, o ajudava na caminhada, em cada dia, suportando as suas cargas, mesmo quando seus inimigos o perseguiam e o deixavam triste, mesmo quando sob estresse intenso segurava na mão do Criador.

Aplicação Prática:

Muitos hoje estão procurando em homens, em gurus, filosofias de vida ou, até mesmo, em “programas de igrejas na TV” uma solução definitiva para seus problemas pessoais.

 Muitas programações, infelizmente, passam longe do evangelho da Graça de Deus e da fé nas crenças em Jesus, nosso Salvador, bem como em poder acreditar e viver os ensinos de sua palavra escrita, a Bíblia Sagrada. Muitas organizações promovem propaganda intensa fazendo as pessoas acreditarem numa vida de sonhos, quando o evangelho de Jesus Cristo é bem diferente dos prazeres e dos bens que podemos alcançar nesta existência.

O que as pessoas estão buscando? A solução para suas dificuldades de forma definitiva, para ficarem livres de seus problemas e viverem uma vida longe dos mesmos.

04 Jun 2001 --- Happy money man --- Image by © Thomas Röpke/CORBIS

Acontece que esta procura por ficar livre dos seus problemas, e ter uma sensação plena de felicidade e bem estar contínuos, é algo impossível de acontecer nesta existência, porque se fosse possível, Jesus não teria nos dito que neste mundo teremos aflições, Jesus não se equivocou quando nos disse que teríamos aflições, se desejássemos seguir o seu evangelho, como dito pelo evangelista João, em João 16:33:

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

O Evangelho de Jesus Cristo, apresentado no Novo Testamento, bem como em toda a Palavra de Deus, como neste salmo de Davi,  escrito na época em que o Antigo Testamento era a palavra escrita para o povo de Deus, apresenta o caminho a percorrer:- um caminho de lutas em que não estaremos sozinhos, um caminho de batalhas em que o próprio Deus estará conosco, nos ajudando a suportar os fardos, nos dando alívio diário do peso dos mesmos, nos ajudando na jornada, dando-nos paz ao nosso coração em meio às aflições que vivenciarmos.

Não será uma vida fácil, não teremos um mundo de sonhos e perfeito, mas caminharemos pela fé, vencendo as batalhas, tendo comunhão com Cristo, tendo momentos alegres, mas enfrentando também momentos difíceis e de aflições, em que nosso fardo será carregado e suportado por Deus que estará atuando em nossos problemas diários.

Ao experimentarmos este relacionamento diário com nosso Salvador e Deus, sentimos Sua Santa Presença em comunhão constante, percebemos seu amor de Pai, para com seus filhos, cuidando de cada detalhe de nossas vidas, da nossa existência, permitindo as lutas para também podermos reconhecer que sozinhos, não seria possível caminhar.

tumblr_m6197r5ztj1r6ah0vo1_500

Ficaremos ligados não à dependência de uma igreja ou organização religiosa, mas estaremos conectados com o próprio Deus, Criador do Universo, que manterá esta comunhão conosco, através da nossa busca em oração e leitura da Sua Palavra.

Certamente, conectados com Deus em comunhão constante e contínua, teremos também, desejo de prestar Adoração semanal a Deus em um Culto Público, mas nossa ligação será direta com Ele, e não com intermediários que nos apresentem para Deus, ou exijam sacrifícios e ofertas de nossa parte, com a promessa de que Deus nos atenderá desta forma.

Deus deseja se relacionar conosco de forma direta, sem intermediários. Deus deseja que possamos manter esta comunhão constante e permanente com Ele, porque quando nosso tempo se findar, ficará apenas esta certeza de nossa salvação eterna, de nosso relacionamento com Ele em amor.

Dependemos de sua ação sobrenatural, da sua mão ajudadora, de suas preciosas promessas descritas na Bíblia, mas também de podermos enxergá-lo em cada bênção que recebemos em nossa existência.

comunhaonapalavra

Isto é a verdadeira vida cristã, uma vida de fé, crendo no evangelho da Graça, crendo também e podendo vivenciar a presença de Deus nos ajudando, em cada detalhe a vencermos as batalhas, suportando o nosso fardo e cargas pesadas, nos aliviando o sofrimento, possibilitando termos em meio às guerras que vivermos, momentos de comemoração, de festa e de alegria verdadeira.

cristao2

Que Deus nos ajude na caminhada a percebermos que Ele está suportando nossos pesados fardos.

Que possamos experimentar sua paz suprema nestes momentos de dificuldades, reiterando nossa esperança em Sua pessoa, nos animando em prosseguir, aliviando o peso que nos deixa tristes e desanimados.

Pr. Luiz Francisco Contri

 

 

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *