Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Trabalhando para o Reino

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,”
Colossenses 3:23

Todos nós, diariamente, temos muitas atividades a serem realizadas.

As pessoas mais organizadas e metódicas, registram previamente o planejamento da sua semana de trabalho, bem como, eventos futuros que virão a acontecer durante o mês.

Dependendo do grau de pressão que estamos sendo exigidos e da posição que ocupamos, poderemos, também, ter uma agenda anual, com a previsão dos eventos principais que acontecerão durante o ano, e à medida que as semanas vão se desenvolvendo, atividades entram, e atividades saem da nossa agenda.

workschedule690x400

Este é o mundo moderno, o mundo em que estamos vivendo, um mundo que as pessoas estão agitadas, correndo muito em busca de seus objetivos, procurando alcançar sonhos. Um mundo em que os empregadores esperam que possamos apresentar resultados eficazes com nosso trabalho.

Lembrando sempre na diferença entre ser eficiente e ser eficaz. A eficiência consiste em fazer certo as coisas, produzindo um resultado esperado. Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas, produzindo o “melhor resultado” para uma situação.

Exemplo: Um pintor de paredes vai e pinta a parede de seu quarto com a cor que você pediu. Ele foi eficiente, fez o que você pediu, produziu o resultado esperado por você. Posteriormente, você contrata outro pintor para pintar a parede de sua sala, e, também diz para ele pintar em uma determinada cor, mas ele sugere outras possibilidades e você chega a conclusão que:- a sugestão dele, é melhor e acata esta sugestão. Então, este segundo pintor foi eficaz.

O apóstolo Paulo, neste texto de Colossenses, comunicava algumas orientações para aquela Igreja, do primeiro século da era cristã, que apesar da realidade cultural diferente da atual, vivida por aqueles irmãos em Cristo, existiam muitas preocupações com o trabalho exercido por aquelas pessoas, diante de seus patrões.

O tempo era outro, a realidade trabalhista existente na época, bem diferente da atual, porém, um fato é comum, e o conselho dado pelo apóstolo Paulo para os cristãos de Colossos, continua válido para nós cristãos no século XXI.

Devemos exercer os nossos talentos, através do nosso trabalho, tanto no meio secular, naquilo que somos capacitados, em nossas profissões, quanto, na nossa relação com Deus, podendo trabalhar na Igreja, naquilo que Deus nos chamou:- com muita dedicação e qualidade, produzindo resultados excelentes e eficazes.

Reflita que Deus está avaliando seu trabalho, sua vida, portanto, faça sempre o seu melhor, pensando que está trabalhando para o próprio Deus, não importando onde você esteja exercendo uma tarefa:- seja na sua empresa, no seu trabalho, seja no seu dia a dia, na sua casa, junto aos seus familiares, seja na Igreja.

workandlife

Tem pessoas que pensam que trabalhar para Deus são apenas os serviços que realizaremos na Igreja, mas trabalhar para Deus é podermos ser as mesmas pessoas, e dedicar o nosso melhor para o Criador, quer estejamos na Igreja, que estejamos exercendo o trabalho numa empresa, quer estejamos preparando uma refeição em nossa casa. Em qualquer destas situações citadas, devemos fazer “sempre” nosso trabalho com excelência.

Aplicação Prática:

Uma das características marcantes na vida de um cristão é:- “fazer a coisa certa“, ser ético, buscar em cada atitude e comportamento praticado, expressar o caráter de seguidor do Mestre Jesus.

cristaoeeticacaminhos

Importante, portanto, ser uma testemunha viva, do estilo de vida esperado de um cristão, agir em sua profissão, e, no exercício de seu trabalho secular, dedicando o seu melhor para a empresa que o contratou, procurando sempre se superar no atendimento de serviços e atividades.

Este é um aspecto desejado por Deus, para nossas vidas que professamos nossa fé no Salvador Jesus Cristo.

Não importa onde você estiver exercendo seu trabalho, nem a sua função:- faça o melhor para Deus.

workers-compensation-2

Cristo será apresentado para aqueles que nos rodeiam pelo nosso comportamento e estilo de vida.

O significado que Paulo deu para este trabalho é algo enfático e especial, pois ele afirma que deveremos trabalhar, imaginando que estamos trabalhando não para homens, mas para o próprio Deus.

Neste sentido, ele reforça para fazermos o trabalho com “todo o nosso coração, da mesma forma que estas instruções foram dadas aos israelitas, no livro de Deuterônomio 6:5: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.”

Devemos amar a Deus, dando prioridade para as atividades espirituais em nossa vida, e quando formos realizar qualquer atividade, seja em nosso trabalho do dia a dia, em nossa função, na empresa que trabalhamos, seja na obra do Senhor, quando trabalharmos para Deus na Igreja, no serviço cristão, ou, realizando uma atividade em nossa casa, para a nossa família e amigos, devemos nos esforçar, procurando sempre por melhor qualidade, não fazendo apenas o básico e necessário.

trabalhadores

Se você está trabalhando na empresa, faça o seu melhor!

Se você está trabalhando na sua casa, por exemplo, recebendo visitantes, procure oferecer a melhor recepção, ser amável e oferecer seu melhor café, sua melhor refeição, dentro das suas condições possíveis. Muitos, pensam, erroneamente, que:- oferecer o melhor depende de dinheiro, mas, não, depende de amor.

Se você está trabalhando na Igreja, faça o seu melhor, procure fazer com amor e dedicação, dando sugestões construtivas, procurando contribuir para o crescimento do Reino.

Você já deve ter escutado alguém proferir a expressão “medíocre”.

question-clipart-transparent-background-2

Você compreende o significado desta palavra?

Medíocre significa “alguém” ou “algum trabalho”, dentro do contexto que estamos explicando, de trabalho secular, serviço cristão, ou qualquer outra atividade que realizarmos em casa, de sermos medianos ou sofríveis.

Medíocre é um adjetivo de dois gêneros que qualifica “aquele” ou “aquilo” que está na média entre dois termos de comparação. Exemplo: Você é um funcionário mediano. Existirão funcionários bem melhores do que você, e poderá, eventualmente, existir alguém que esteja abaixo de você.

Normalmente em uma empresa, são feitas avaliações periódicas pelos seus Gestores e pelo Departamento de Recrutamento e Seleção, e se você, for um funcionário medíocre, certamente será substituído, bem como, aqueles que estiverem abaixo de seu nível de trabalho também.

Ser medíocre é realizar apenas um trabalho sofrível, que na concepção e visão de seus gestores, poderia ser bem melhor, mas o funcionário faz só o necessário, não se esforça, nem procura melhorar, qualquer pessoa poderia realizar o que é feito por ele.

Na empresa que fomos contratados, nosso empregador não deseja que sejamos medíocres, ou seja, que estejamos na média de resultados esperados em nosso trabalho, mas ele deseja que nós sejamos esforçados, que façamos muito mais, do que a maioria das pessoas contratadas para aquela função que desempenhamos, ou seja, nosso empregador espera o nosso melhor, que sejamos ótimos, naquilo que nos propomos a realizar, e se possível, que possamos sempre superar as expectativas.

Uma visão errada, que muitos tem em seu trabalho é pensar no seguinte: “eu não ganho para isto, porque iria me esforçar?“. Talvez, hoje, você não ganhe para o serviço que executa, mas, você está sendo observado numa empresa sempre, e, um dia, alguém vai te valorizar, seja na sua empresa, ou em outra empresa, e perceber que você é importante e executa:- além do básico e necessário para sua função.

Se estivermos na média, ou abaixo dela, nas expectativas do nosso Gestor, bem como, do departamento de Recrutamento e Seleção, na primeira necessidade de corte na empresa, lá estará nosso nome na lista de cortes, porque fazemos apenas o necessário, e qualquer um, poderá nos substituir facilmente para aquela atividade que realizamos, ou, ficarão apenas com os funcionários melhores, que estão acima da média que representamos para a empresa.

reuniaoempresa

No Reino de Deus, não é diferente, deveremos sempre realizar nosso melhor trabalho e serviço cristão para Deus. Isto, também, significa não sermos medíocres. Devemos trabalhar para Deus, acima da média, devemos em cada dia fazer o nosso melhor e não apenas o básico e necessário.

Fazer tudo com todo o seu coração, significa não ser medíocre!

Deus está avaliando nosso trabalho, as pessoas da Igreja para as quais realizamos nosso serviço cristão, também estarão nos observando, portanto, não seja descuidado na casa do Senhor, faça o seu melhor, faça de coração, não deixe de realizar aquilo que você sabe que deve ser realizado.

Jesus Cristo, quando esteve aqui, nos informou sobre o nosso caráter, sobre nossa vida de testemunho, sobre nosso serviço cristão, dizendo no evangelho de Mateus 7:19: “Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.”

Jesus também nos alerta, para não sermos medíocres na obra do Senhor, pois aquele que não levar a vida cristã a sério, que não perseverar, que não realizar o seu melhor para Deus, que não produzir bons resultados, não faz parte do Reino.

O apóstolo Tiago também nos exorta em Tiago 4:17: “Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.”

Precisamos, sempre, dar o nosso melhor, caso contrário:- estamos pecando.

Não podemos fazer a obra do Senhor relaxadamente, ou, de qualquer jeito, conforme o profeta Jeremias também nos alertou no passado, em Jeremias 48:10  “Maldito o que faz com negligência o trabalho do Senhor

Como cristãos temos que dar o nosso melhor sempre, seja na nossa vida secular, em nosso trabalho, como na obra de Deus, através da Igreja, ou quando levamos a Palavra de Deus para o exterior, para fora da Igreja, tanto com nossa voz e palavra proferida às pessoas que convivem conosco, quanto com nosso testemunho, representado pelas nossas “ações e reações“, através do nosso estilo de vida, através do nosso comportamento.

trabalhadorescristaos

Que o caráter de Cristo apareça para o mundo através da sua vida.

Que você viva a sua existência, realizando o seu melhor para Deus e para os homens, trabalhando com todo o seu coração, se esforçando e pensando que: muitas vidas poderão conhecer a mensagem de Jesus, através de seu caráter e comportamento praticado.

Deus nos abençoe em todas as áreas de nossa vida, a fim de que Cristo seja apresentado para o mundo.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *