Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Um amigo do evangelho

“Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade, fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.”
Tito 1:1,2

 O apóstolo Paulo escreveu este pequeno livro de Tito em 62 d.C. Tito era um gentio (estrangeiro, não judeu) que se converteu ao evangelho pelo ministério de Paulo e que não era circuncidado. Tito foi um importante amigo do apóstolo, companheiro de muitas lutas para a propagação da mensagem de salvação pregada no primeiro século da era cristã e cooperador.

Além da amizade pessoal com o apóstolo, Tito era um amigo de Deus e do evangelho da Graça.

cruz-e-biblia

Tito tinha um característica importante era uma pessoa que aproximava pessoas, era diplomático, e fiel ao apóstolo Paulo e aos ensinos da Igreja Primitiva. Ele ajudou o apóstolo a resolver os conflitos existentes na Igreja de Corinto e se preocupava com os mais pobres, organizando uma coleta para os cristãos necessitados em Jerusalém.

Ele acompanhou Paulo em sua viagem a Creta, onde tempos depois o apóstolo o incumbiu com a missão de consolidar a Igreja neste local.

O objetivo desta carta do apóstolo para Tito envolvia a prática do ministério cristão, com orientações precisas na escolha dos futuros líderes da Igreja, os presbíteros, quais temas deveriam ser ensinados, como trabalhar os conflitos comuns de relacionamentos existentes onde o ser humano convive, e a Igreja não fugia destas orientações de conflitos possíveis.

Basicamente Paulo orienta o que o cristão deve fazer, como proceder e viver bem com os princípios da sã doutrina. Os versículos de Tito 1:1,2 mostram a responsabilidade em apresentar o conhecimento da verdade para os eleitos de Deus, tendo como princípio fundamental apresentar Cristo e a esperança da vida eterna.

biblica

O apóstolo tem ciência que a sã doutrina produzirá nos cristãos a prática das boas obras, como uma consequência natural de um ensino fundamentado nas escrituras, redundando em uma fé operante, um amor real e praticado, o estímulo a convivência harmoniosa entre os cristãos, com a paciência, o domínio próprio e os cuidados com sua fala, reforçando à submissão às autoridades em suas comunidades cristãs.

A preocupação é que os cristãos se concentrassem na mensagem de propagação do evangelho, evitando coisas inúteis, tomando cuidado com as heresias e praticando boas obras, para que o objetivo maior que seria Deus ser conhecido pelo mundo pudesse realmente acontecer, como aconteceu, e o evangelho pode chegar até nossos dias.

Aplicação Prática:

Temos hoje o desafio de continuar levando a mensagem genuína do evangelho de Jesus, o evangelho que transforma vidas e nos mostra uma vida de relacionamento com Deus e com o próximo nesta existência, bem como:- a esperança viva da vida eterna.

teaching1-ucb-1024x576

O apóstolo Paulo enfrentou grandes desafios em seu ministério, foi perseguido, preso, mas pode contar com a ajuda e apoio de amigos verdadeiros e confiáveis, pessoas levantadas por Deus para estarem com ele, ministrando os ensinos da Bíblia, e um destes amigos mais chegados do que um irmão, foi Tito.

Tito era um amigo verdadeiro, vejamos as referências bíblicas:

O apóstolo se refere a Tito em diversas passagens do Novo Testamento, como: 2 Cor. 2:13; 2 Cor. 7:6-7; 2 Cor. 7:12-15; 2 Cor.8:6; 2 Cor. 8:16-24; 2 Cor. 12:18; Gl. 2:1-32; Tim. 4:10.

Dentre estes textos citados chamou a minha atenção alguns versículos em especial de: 2 Cor. 7:6, 2 Cor. 7:12-13, 2 Cor. 8:16-17, citados abaixo respectivamente:

“Deus, porém, que consola os abatidos, consolou-nos com a chegada de Tito,”

Por isso tudo fomos revigorados.
de encorajados, ficamos mais contentes ainda ao ver como Tito estava alegre, porque seu espírito recebeu refrigério de todos vocês.

Agradeço a Deus, que pôs no coração de Tito o mesmo cuidado que tenho por vocês,
pois Tito não apenas aceitou o nosso pedido, mas está indo até vocês, com muito entusiasmo e por iniciativa própria.”

Problemas sempre existiram e continuarão existindo onde seres humanos estiverem presentes, e a Igreja não está imune aos problemas de relacionamento interpessoal e conflitos humanos, porém é muito importante termos consciência de nosso papel como cristãos que desejamos levar a mensagem de salvação, e podermos aplicar estas características marcantes na vida de Tito, que apoiava o apóstolo Paulo na ministração do evangelho, como fatores importantes, não apenas na vida dos líderes, mas na vida de todos que professam o nome de Cristo.

apeertodemao

Tito era amigo de Paulo, com algumas caraterísticas em destaque:

  1. Vivia o evangelho e tinha sempre uma boa palavra para consolar seus amigos (2 Cor. 7:6);
  2. Encorajava seus amigos, sua alegria contagiava seus amigos, estava feliz com o que fazia e era também restaurado pelas pessoas que convivia (2 Cor. 7:12-13);
  3. Se colocava no lugar de Paulo, sem querer tomar a sua posição, era fiel ao evangelho e ao seu líder, realizando o objetivo maior que era cuidar de pessoas, e do rebanho que crescia em diversos locais, com o mesmo entusiasmo, e caminhando com iniciativas próprias (2 Cor. 8:16-17);

Precisamos estudar a Bíblia e ter uma boa palavra, encorajar pessoas, se colocar no lugar do outro.

compartilharoevangelho

Precisamos desenvolver estas características de Tito no apoio a comunidade cristã em que estamos inseridos, procurando entender que podemos ser amigos do evangelho da Graça, apoiando a Igreja que servimos, apoiando nossos líderes, ajudando-nos mutuamente, em cooperação e promovendo a unidade das pessoas, pensando no objetivo maior que é a propagação do evangelho de Cristo, focando em Deus e não apenas em nossos objetivos pessoais e particulares de vida, ou, mesmo em nossos próprios problemas, bem como, nas diferenças que eventualmente temos com algum irmão ou irmã da Igreja.

Precisamos perdoar e ser perdoados. Precisamos viver o amor de Cristo em nós.

Precisamos amar e ser amados, promover a unidade e a paz nos relacionamentos, viver o evangelho de Cristo, desenvolvendo maturidade cristã em nós mesmos, promovendo maturidade cristã entre os irmãos, incentivando os líderes e participando ativamente da construção de uma Igreja viva e evangelizadora.

Que possamos ser um amigo verdadeiro de Deus e do evangelho da Graça.

Pr. Luiz Francisco Contri

2 Comentários

  1. Precisamos de novos Paulos e Titos para testemunhar ao mundo o verdadeiro evangelho, sendo sempre solidários e não solipsos e exalando o bom perfume do Senhor e Salvador Jesus Cristo. As marcas do cristão neste país conturbado devem ser exemplos contínuos aos que ainda não conhecem as boas novas.

    • Luiz Francisco Contri

      Verdade, meu irmão em Cristo, Willians. O mundo conhecerá Cristo pelo nosso comportamento e pelas nossas ações evangelizadoras. Deus abençoe sua vida e família.

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *