Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Uma história de salvação

“Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o Senhor dera vitória à Síria. Mas esse grande guerreiro ficou leproso.”
2 Reis 5:1

 Todos nós nesta existência estamos sujeitos às adversidades possíveis através das doenças que podem nos atingir. A Bíblia descreve a história do respeitado comandante do exército do rei da Síria, chamado de Naamã, que viveu em meados do século 9 a.C, era um homem temente a Deus e que em determinado momento de sua vida ficou leproso.

O que era a lepra e qual seu significado para a lei mosaica?

 A doença lepra era uma enfermidade que isolava os doentes do mundo. Tinha também uma conotação de erro, desobediência e culpa, simbolizando o pecado, conforme descreve o livro de Levíticos no capítulo 13. O termo lepra era nesta época um termo genérico utilizado para descrever uma série de doenças e até o bolor e manchas nas roupas e nas paredes das casas. Alguns tipos de lepra produziam manchas no corpo do doente e deformações. Outros tipos de lepra paralisavam os nervos da pessoa doente, tornando-os adormecidos, atrofiando-os e os deixando sem vida.

Esta diferenciação entre doenças de pele, como as micoses e dermatites e a lepra, eram de fundamental importância na religião judaica. A simples brancura no corpo inteiro, sem sinais de apodrecimento, como a verdadeira lepra, indicavam procedimentos de purificação diferentes, com prescrições diferentes de tratamento, determinadas pelo sacerdote, conforme a lei mosaica indicava.

Na lei mosaica quem tocasse em qualquer forma de doença humana, como a lepra, era considerado culpado e imundo e deveria trazer uma oferta pela culpa adquirida.

Desta forma, o sacerdote recebia os doentes e os avaliava em relação à estas possíveis doenças de pele.

leproso

Este era o contexto da lepra para a religião, significando o pecado, o isolamento e a condenação à morte, caso não fosse detectada em seus estágios iniciais e o leproso pudesse ser purificado e limpo da doença, antes dela poder progredir e o matar.


O comandante do exército Sírio, Naamã, estava fatalmente condenado ao isolamento e à morte física, por uma doença crônica, deformativa que o faria perder seu cargo e posição social,  levando-o à desgraça perante sua sociedade e o fim de sua vida seria certo, gradativo e inevitável.

Somente um milagre poderia curá-lo.

Naamã confiava no Senhor dos Exércitos que o ajudou a conquistar várias batalhas pela Síria.

A providência de Deus em favor de Naamã:

Providencialmente ele tinha uma serva judia, uma menina escrava que servia e ajudava a esposa de Naamã, em sua casa. Mesmo longe de Israel e de seu povo, esta jovem escrava era leal ao Deus de Israel e ao seu senhor, o comandante do exército sírio e através de seu testemunho, Naamã encontrou o caminho para sua cura.

Em 2 Reis 5:3 visualizamos o conselho e testemunho providencial desta menina: “Um dia ela disse à sua senhora: “Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra”.

Na história de salvação de Naamã e na consequente cura de sua terrível lepra, podemos visualizar o agir de Deus em nosso próprio socorro.

Aplicação Prática

Vamos analisar as reações do comandante sírio diante de sua doença e a ação de Deus que o curou.

Ao invés de Naamã ouvir o conselho de sua serva, indo diretamente procurar por Eliseu, o profeta de Deus, ele reagiu de forma diferente, procurando atalhos para sua cura. Vejamos o caminho trilhado:

  1. Buscou as fontes erradas: Num primeiro momento Naamã, tentando salvar-se a si mesmo, foi buscar a sua cura na fonte errada. Primeiro se dirigiu ao rei da Síria, que o direcionou para o Rei de Israel. Buscou nas fontes erradas sua cura, pensando que estes grandes homens, pudessem de alguma forma orientá-lo no sentido da cura. Porém, nenhum dos dois reis, teve misericórdia do comandante ou, o orientou no sentido de quem poderia lhe ajudar.
  2. Confiava no seu cargo e riquezas: Como era rico, levou uma enorme quantidade de bens, pensando que estes pudessem de alguma forma comprar a sua saúde e salvação da lepra.
  3. Seu orgulho e pensamentos criavam barreiras para sua cura: Deus providenciou o profeta Eliseu que sabendo da necessidade de Naamã o chamou e deu através de um mensageiro a ordem para que o comandante pudesse mergulhar sete vezes no Rio Jordão para ser curado da lepra. Num primeiro momento Naamã, ansioso pela sua cura, ficou irritado por seu orgulho, pois esperava a cura imediata, conforme descrito em 2 Reis 5:11, indignado, resistiu o caminho simples de sua salvação. Perturbado questionou a ordem do profeta, negando o método que Deus orientou ao profeta para sua cura, comparando os rios que conhecia, com o Rio Jordão, desprezando a solução de Deus.
  4. Ouviu seus servos e obedeceu pela fé: Seus servos o convencem a realizarem o que o profeta Eliseu havia dito. Quando Naamã obedece pela fé, ao que o profeta de Deus, Eliseu, o orientou, ele é completamente curado por Deus, de sua lepra e sua pele fica pura como a de uma criança.

naaman

Qual o significado desta cura para nossa vida em pleno século XXI?

 O pecado é como a lepra, destrói a imagem esperada de Deus em nós, nos torna impuros e nos afasta da presença de um Deus Santo e Perfeito.

pecadoelepra

A Bíblia nos informa que todos nós, sem exceção somos pecadores e estamos longe de Deus.

Estamos perdidos e sozinhos, como Naamã estava, quando não nos relacionamos com Deus.

homemperdido

Assim, como Naamã estava condenado, todos nós estamos condenados pelo pecado que habita em nós e o salário, o resultado do nosso pecado nos levará à morte física e pior do que esta, à morte espiritual, a separação eterna de Deus.

Muitos pecadores estão perdidos, sem saber o que fazer, correndo de um lado para outro, em busca de soluções paliativas que possam lhes trazer bem estar para seus problemas pessoais, e, também atenderem seus conflitos espirituais, para terem paz em seus corações e obterem um significado para esta vida.

Assim, milhões de pessoas, hoje, estão como Naamã, que buscava soluções para seus problemas pessoais, como sua cura física, quando procurou o Rei da Síria e o Rei de Israel. Naamã batia nas portas erradas e estava desesperado, assim são os milhões de pecadores longe de Deus que buscam em portas erradas, a paz, que somente Jesus Cristo pode lhes dar.

Na história de salvação do comandante Naamã, Deus providenciou e o chamou para a cura, através do profeta Eliseu, e do testemunho de uma simples criança que era escrava de sua esposa.

Na história da nossa salvação pessoal é Deus quem nos chama para a Salvação e apresenta seu método para a cura de nossa alma, submeter-se a mensagem da Maravilhosa Graça de Jesus, expressa em sua morte e ressurreição.

Apenas Jesus Cristo é o Caminho para a salvação eterna!

caminhodacruz

Milhões acreditam que estão no caminho de Deus, assim como Naamã, cria em seus próprios caminhos para receber sua cura, e desprezam o caminho preparado por Deus, através de Jesus Cristo e sua morte na cruz em favor de muitos.

Talvez, você possa pensar, erroneamente, que é você que se decidirá por Deus, que o buscará quando decidir buscá-lo, mas é Deus quem te chama, da mesma forma que Deus usou Eliseu para chamar o comandante Naamã e lhe mostrar a sua cura.

Naamã, pensava erroneamente que seus bens e posição social poderiam lhe mostrar o caminho da salvação, ou comprar sua cura física, quando procurou o rei de Israel, levando consigo trezentos e cinqüenta quilos de prata, setenta e dois quilos de ouro e dez mudas de roupas finas.

A salvação de Naamã estava lá de graça, quando ele confiou na Palavra do profeta de Deus e o obedeceu.

A nossa salvação é de Graça, não depende de nossa posição social, dos nossos bens, dos rituais e sacrifícios que praticamos em nossa religião, de nossas boas obras, ou, tão pouco de quem nós somos.

cruzesalvacao

Muitos estão resistindo a mensagem simples de salvação, a mensagem do evangelho da cruz, que nos diz que Jesus Cristo veio até nós, viveu entre nós, nos ensinou lições preciosas de vida, nos apresentou o caminho da vida eterna e do perdão dos nossos erros e pecados, morrendo de forma substitutiva em nosso lugar na cruz, mas ressuscitando ao terceiro dia de sua morte, provando que era Deus Conosco, Filho do Deus Altíssimo e que quem olhasse para Ele e Nele cresse, estaria olhando para o próprio Deus e recebendo a cura para sua alma, o perdão para seus pecados, podendo desfrutar de uma nova vida, sem a lepra do pecado, sem a condenação eterna, mas podendo caminhar nesta existência com a paz de Deus, a alegria em seu coração e a certeza de que quando seu tempo terminar, estar livre da separação eterna de Deus.

Jesus deseja te curar da lepra do pecado, te purificando e lhe dando paz interior, tirando suas culpas, te livrando da condenação eterna e de uma vida totalmente separada da presença de Deus.

Não resista ao chamado de Deus, como Naamã fez num primeiro momento.

Seja humilde, obedeça à voz de Deus que está falando ao teu coração: entregue sua existência para Jesus Cristo poder cuidar de sua vida.

O pecado te afastará de Deus e o levará à morte e separação eterna de Deus.

shutterstock_107018513

A mensagem de Jesus em teu coração, transformará sua vida, te fará enxergar o que você não enxerga de forma natural, te dará paz à sua existência, lhe dará a salvação eterna quando seu tempo por aqui terminar.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *