Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Uma oração respondida

“Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: “Com muitas dores o dei à luz”. Jabez orou ao Deus de Israel: “Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”. E Deus atendeu ao seu pedido.”
1 Crônicas 4:9,10

Dentro da cultura judaica, saber de qual família uma pessoa pertencia, era de fundamental importância, porque o individuo deveria conhecer sua tribo, para que uma determinada propriedade continuasse pertencendo aquele clã, passando de pai para filho, por gerações sucessivas. Neste contexto, a genealogia torna-se uma ferramenta importante para identificar os laços familiares, bem como, os direitos hereditários à uma herança.

a-primogenitura-de-josecc81

Muito mais importante do que a questão econômica, advinda da hereditariedade, eram as alianças firmadas com Deus, através de seus antepassados, que também eram demonstradas pela genealogia. Os nove primeiros capítulos do livro de Crônicas nos mostram a origem do povo hebraico, desde Adão até Jacó, em conjunto com uma lista de descendentes.

Dentre estes personagens mencionados está Jabez, um personagem intrigante na lista genealógica, pois sua história aparece de repente, na lista dos descendentes da tribo de Judá, de maneira diferente do habitual, neste tipo de narrativa, que acontece, como nos versículos anteriores que precedem o versículo 9, vejamos o versículo 5, que menciona o nome de duas mulheres e seus descendentes:

“Asur, fundador de Tecoa, teve duas mulheres: Helá e Naará.” (1 Crônicas 4:5). Os versículos 7 e 8 seguintes, descrevem quem são os filhos destas duas mulheres Helá e Naará, e já em seguida, aparece o personagem bíblico Jabez, da forma como está descrito nos versículos 9 até 10, em destaque, sem registrar o nome de seus pais.

O habitual, no registro da lista genealógica, para se poder entender a origem de um israelita, era a menção do nome de seus pais, porém, Jabez é apresentado na lista de descendentes da tribo de Judá, sem a menção do nome de sua mãe ou de seu pai.

Posteriormente, Deus na história de salvação da humanidade, apresentaria Jesus ao mundo, e em sua genealogia, estaria lá registrado no evangelho de Mateus capítulo 1, que  seus antepassados judeus, eram da tribo de Judá.

licoes-aprendidas

Algumas lições importantes recebemos da história de Jabez, inserido na genealogia da tribo de Judá, e sua pequena menção e história, registrada na Bíblia, apenas nos versículos em destaque, vejamos:

  1. Foi o homem mais respeitado de sua família;
  2. Supõe-se que sua mãe deva ter tido problemas em sua gravidez, já que no seu nascimento, ela deu a luz a Jabez, com muitas dores. Na cultura judaica, o nome dado a um bebê tinha um significado embutido dentro do nome, e o nome Jabez, significava exatamente o que havia acontecido com sua mãe em seu parto:-“ele causará dor“.
  3. Fez uma oração e solicitou três pedidos:
    1. Primeiro pedido: solicitou prosperidade material;
    2. Segundo pedido: que tua mão esteja comigo;
    3. Terceiro pedido: proteção contra o mal e saúde.

Aplicação Prática:

Vivemos um tempo de muita idolatria e também, uma época mística e esotérica, em que muitas pessoas buscam na religião, ou em pessoas boas do passado, palavras e orações “mágicas” que possam ser atendidas por Deus.

As pessoas sonham em receber as “bençãos de Deus“, mas normalmente, não desejam relacionamento com o Criador, provedor de vida e bênçãos, desejam resolver apenas seus problemas imediatos.

O segredo da simples oração, respondida por Deus para Jabez, certamente não está inserida nas palavras que ele pronunciou para o Criador, na sequência dos pedidos ou, mesmo, terem sido atendidas, porque ele era um homem bom e que realizava boas obras.

Não existe nada mágico, nas palavras proferidas por Jabez, por si só, não existe nenhuma fórmula secreta, subliminar, inserida em suas petições, nem algum merecimento na sua história de vida, que o privilegiasse diante de Deus, e neste sentido ele pudesse ter sido abençoado, da forma como a Bíblia escreve que ele foi.

Se transcrevermos esta oração em um papel, e a ficarmos lendo, lendo, repetindo centenas de vezes, Deus não nos atenderá desta forma.

Então, o que fez com que Deus olhasse do alto para Jabez e o abençoasse?

Jabez tinha uma vida de relacionamento com Deus, podemos deduzir este fato, pois somente quem tivesse um relacionamento com Deus, através do Pacto firmado com Moisés e seus descendentes, poderia ter o resultado que ele alcançou e desfrutou em sua vida, com sua simples oração.

oracaojabezbiblia

Jabez obedecia aos ensinamentos de Deus e seguia os caminhos de seus antepassados, que confiavam na Aliança feita com o Criador, através de Moisés, vejamos alguns textos bíblicos, que nos conduzem para esta interpretação:

Prestem atenção! Hoje estou pondo diante de vocês a bênção e a maldição.
Vocês terão bênção, se obedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, que hoje lhes estou dando;
mas terão maldição, se desobedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, e se afastarem do caminho que hoje lhes ordeno, para seguir deuses desconhecidos.” Deuteronômio 11:26-28.

Jabez, compreendia o Criador, como “o seu Deus“, um Deus pessoal, único, eterno e verdadeiro que havia firmado uma aliança com seus antepassados e obedecia aos ensinamentos e mandamentos dados pelo Senhor, se afastando do mal, bem como, respeitava e obedecia ao ensinamento de não seguir “deuses desconhecidos”.

dez-mandamentos

E também, os versículos 19 e 20, de Deuteronômio capítulo 30, que indicam que quem escolhesse Deus, estava escolhendo  vida: “Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó”.

 Jabez escolheu a vida, obedecendo a Deus. Podemos escolher também a vida, crendo em Jesus Cristo e seguindo seus passos, obedecendo a Palavra de Deus, tendo uma vida de comunhão diária com o Criador, frequentando uma Igreja que siga os passos de Jesus e adore Deus em um culto público semanal.

Apesar do nome de Jabez ter por significado “ele causará dor“, ele foi transformado por Deus, quando entendeu o significado do Pacto firmado com seus antepassados, quando Deus se apresentou a Moisés, no Monte Sinai, e pode se entregar para o Criador, recebendo as bênçãos decorrentes de uma vida de amor a Deus. Com certeza, ao invés de Jabez provocar dor em alguém, sua transformação interior abençoou todas as pessoas ao seu redor.

São pequenas decisões e atitudes nossas na direção do Criador, que gradativamente, nos permitirão pela fé, irmos aprendendo a se relacionar com Deus, em oração, assim, como Jabez o fez, e foi tremendamente abençoado, em função de suas atitudes de obedecer o Deus de seus antepassados, bem como, clamando pela mão de Deus estar sobre sua vida, numa clara alusão à sua dependência de Deus, em um relacionamento pessoal.

Jabez teve sua oração atendida, porque se entregou para Deus, em um relacionamento de obediência e dependência do Criador que o abençoou em todas as áreas de sua vida.

Então, se alguém está procurando o “segredo da oração de Jabez“, para ser aplicado em sua vida nos dias atuais, o “segredo” é:-  ter uma vida de entrega total para Deus, crer e confiar na Nova Aliança, firmada com a humanidade por Deus, através da morte e ressurreição de Jesus Cristo, manter um relacionamento contínuo, diário de comunhão com o Criador, lendo sua Palavra, o obedecendo, e levando diante do Deus Todo-Poderoso:- sua gratidão, angústias e petições em oração.

Easter Background tomb backgrounds u happy easter rhhappyeasterinfo prayer faith to change the worldrhdramatisdeicom prayer Prayer Easter Background faith to change the

Que Deus nos ilumine a compreendermos que Deus ouvirá nossas orações, segundo sempre Sua Soberana Vontade, quando desenvolvermos uma vida pessoal de relacionamento único e exclusivo, com Ele, confiando pela fé na Palavra de Deus, crendo que Jesus morreu pelos nossos pecados, buscando viver uma nova vida em Cristo, nos afastando do mal e de toda sua aparência.

Nosso Deus é o único Deus, um Deus “ciumento” que deseja exclusividade em relação a Sua pessoa.

Na Bíblia em Êxodo capítulo 20, Deus, deixou bem claro, que Ele, o Deus Criador do Universo, e que permitiu que estivéssemos vivos, deseja que fujamos dos deuses desconhecidos, e de qualquer representação de Sua pessoa, ou de outras pessoas, além Dele, conforme lemos nos dez mandamentos:

 E Deus falou todas estas palavras em Êxodo 20:1-6:

Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão.  Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,  mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.”

oracaojabesatendida

Entendeu o segredo da oração respondida?

Simples assim: Entregue sua vida para Deus, abandone seus ídolos, creia no sacrifício de Jesus Cristo na cruz por você, siga seus passos, tenha comunhão diária, lendo sua Palavra, obedecendo seus ensinamentos e, então, ore!

Que Deus te abençoe e responda tuas orações!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *