Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Vencendo vem Jesus!

“Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém. “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso”. 

Apocalipse 1:7,8

segunda-vinda-de-cristo

 Nas primeiras horas deste novo dia deixei o meu aparelho de som tocar algumas músicas cristãs e de forma aleatória, a primeira música instrumental que começou a ser executada foi o antigo hino, conhecido no Brasil de outrora, como “Vencendo vem Jesus“, hino 147 do Hinário Presbiteriano Novo Cântico.

Enquanto a música era executada pude lembrar da letra deste hino triunfante, que quando era criança, era cantado com muito entusiasmo em nossas Igrejas.

vencendovemjesus

O meu coração se encheu de alegria e ânimo ao pensar nesta letra, que registro abaixo:

Quando à alma sequiosa
Chega a voz do Salvador,
Eis que logo reconhece
Ser Jesus o seu Senhor!
Mas se o “eu” quer levantar-se
E mostrar algum valor,
Vencendo vem Jesus!

Glória, glória, aleluia!
Glória, glória, aleluia!
Glória, glória, aleluia!
Vencendo vem Jesus!

e o hino continua com uma bela música e letra, que pode ser conferida no link abaixo:

Link para o hino: https://www.youtube.com/watch?v=jVCURHmSX8w

Muitos eventos aconteceram neste período de 1968 até 2018, porém ao ouvir este hino pude me transportar no tempo, em minha memória, para o entusiasmo de uma igreja vibrante que cantava este hino com muita convicção, reafirmando a vinda de nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo.

Comecei a fazer uma retrospectiva em minha mente e me lembrar de alguns fatos marcantes daquele período.

Lembro-me, quando criança, ter muito respeito pelas pessoas mais velhas, pelos idosos da Igreja.

Respeitávamos as leis, nas escolas era ensinada as matérias: “Educação Moral e Cívica e também “Organização Social e Política do Brasil“. Cantávamos o Hino Nacional nas escolas, respeitávamos os símbolos nacionais, e tínhamos orgulho da Bandeira Brasileira.

Existiam apenas dois partidos políticos no Brasil: a Arena e o MDB.

O Brasil em 1970 havia conquistado o tricampeonato mundial de futebol no México, com a seleção canarinho, com ídolos inesquecíveis, como Pelé, Jairzinho, Tostão, Gerson, Rivelino, Clodoaldo, dentre outros, importantes craques da seleção nacional.

selecaode70completa

A primeira transmissão de TV a cores no Brasil aconteceu em 1972.

Em março de 1974 foi inaugurada a importante obra no Rio de Janeiro, a ponte Rio-Niterói e em setembro deste mesmo ano, começou a funcionar a primeira linha de metrô na cidade de São Paulo.

Não existiam shoppings centers, fazíamos compras em lojas de departamentos, que hoje, não existem mais, como o “Mappin Stores”, conhecido como “Mappin” no centro da cidade de São Paulo, na frente do Teatro Municipal, existiam também as lojas:- “Mesbla”, similar ao Mappin”, que vendia de tudo, como também, a loja “Ducal” de roupas masculinas, e as lojas “Pirani”. 

mappin

Contávamos com poucas empresas de aviação, como as antigas VASP”, “VARIG” e “TRANSBRASIL”.

Era um mundo sem tecnologia, com poucos recursos materiais em nossa sociedade, a indústria automobilística produzia poucos modelos de automóveis, que ficavam por mais tempo sendo produzidos e vendidos. Não existiam lançamentos de novos produtos.

passat_1975

Nós nos contentávamos com o que tínhamos à disposição. Não existiam redes de supermercados, fazíamos compras em pequenas vendas, onde o arroz e feijão era comprado à granel, e colocado em sacos de papel pardo. Não existiam sacolinhas plásticas, nem tão pouco, refrigerantes em lata, garrafas “PETs” e caixinhas de papelão para leite e sucos.

Os aviões funcionavam com turbinas movidas por hélices, como os aviões modelo “Electra” que faziam a ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro.

varig

Nesta época existiam centenas de salas de cinema nas principais cidades do Brasil.

De lá para cá, surgiram os computadores pessoais,transmissão de mensagens por e-mail, celulares, comunicação pela internet, TV a cabo, “tablets”, robôs industriais, “drones“, satélites para prover Geoprocessamento na Terra, modernização através de novos eletrodomésticos, os automóveis hoje dispõe de um visual moderno e futurista, totalmente diferente da década de 1970, no século XX, dispondo de avançados recursos tecnológicos e controle digitais.

depositphotos_4804594_s-620x316

A computação está entrando na era da Realidade Virtual e Aumentada, produzindo recursos e efeitos especiais para o cinema e televisão, bem como utilizando estes recursos em aplicativos à disposição de todos nós, facilitando nossas vidas.

efeitorealidadevirtualfilmeplanetamacacos

A Inteligência Artificial e a segurança da Computação nas Nuvens, os recursos de armazenamento de grandes massas de dados, bilhões de informações sendo compartilhadas pelos buscadores, como o “Google“, a entrada das redes sociais, e os aplicativos , de troca de mensagens, como o “Whatsapp, transformaram nossa vida, estão à disposição de todas as pessoas, independente de classe social, nível de escolaridade ou faixa etária.

new-google-logo-1

Já podemos fazer uma vídeo chamada por celular com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, algo impensável há cinquenta anos.

A ciência se multiplicou e a Indústria Farmacêutica produz novos remédios, em larga escala, que atendem praticamente todas as doenças existentes nos seres humanos. A Medicina deu passos gigantescos, provendo novas técnicas cirúrgicas, e, trabalhando preventivamente em doenças graves, como o câncer, salvando muitas vidas desta forma, bem como, provendo avançados recursos de Quimioterapia e Radioterapia.

machine_learning-ss-e1471544109238-977x653-uk-977x653

A expectativa de vida aumentou no mundo inteiro.

O ser humano está vivendo mais e agora desfruta de qualidade de vida também na terceira idade.

Vivemos num mundo de muitos questionamentos, valores invertidos, falta de respeito entre as pessoas, um mundo voltado para o aqui e agora, onde o homem se modernizou tecnologicamente, avançou cientificamente, por um lado, e por outro lado, transparece mais seu egoísmo e falta de amor, se esquecendo dos valores morais e também da instituição família, estabelecida por Deus, bem como, não querendo reconhecer Deus em seus caminhos.

Nossos país nos criaram dentro da Igreja, na visão de uma Igreja Cristã, porém, muitos jovens não querem mais buscar a Deus em uma Igreja que tenha a Bíblia como única regra de fé e prática.

Vivemos um período bem diferente da época quando era criança, o Brasil se modificou, as Igrejas se modificaram, os hábitos e costumes da população em geral são outros, daquela geração de cinquenta anos atrás.

Aplicação Prática:

Nestes tempos de muita tecnologia, mas de uma humanidade violenta, longe de Deus e sem amor, vale relembrarmos alguns trechos deste grandioso hino que nos exortam sobre a vitória de Jesus Cristo e de sua Igreja.

telescopio-hubble-nomenclaruta

Vivemos um tempo de deserto espiritual em que as pessoas precisam ouvir a voz do Salvador, proclamada pela mensagem simples e pura do Evangelho da Graça de Jesus Cristo.

Torna-se necessário relembrarmos a mensagem da Cruz, que Jesus Cristo, nasceu entre nós, sem pecado, cresceu, pregou a Palavra de Deus, curou e salvou pessoas nas multidões que o procuravam, foi preso julgado e crucificado, na pior execução que poderia existir em seu tempo, mas ao terceiro dia, como havia prometido, ressuscitou triunfante de sua sepultura, vencendo a morte, e nos possibilitando também vencermos a morte, nós os que cremos em seu nome, quando um dia morrermos fisicamente para este mundo, e imediatamente estarmos glorificando a Deus, na Glória Celestial.

the-gospel-of-jesus-christ

 A história de Jesus Cristo entre nós é real. O Plano de Deus foi executado. A morte e Satanás, foram derrotados na cruz do Calvário. Temos vida em Jesus e vida eterna quando partirmos deste mundo para seu encontro, enquanto Ele não retornar triunfante, como Rei dos Reis, e Senhor dos Senhores, em sua segunda vinda para buscar sua Igreja Gloriosa.

Fazemos parte da Igreja Militante, da Igreja visível que prega a Bíblia, a salvação em Jesus Cristo, a justificação pela fé, o perdão de nossos pecados, crendo em sua morte, na cruz, em nosso lugar, e a nossa regeneração, nossa nova viva com Ele.

O brilhante Hino “Vencendo vem Jesus” nos exorta que quando nosso “eu” quiser levantar-se e mostrar algum valor, Cristo, apenas Cristo será glorificado, e poderemos cantar “Vencendo vem Jesus”.

O Hino também nos descreve a jornada cristã, em meios às circunstâncias adversas que poderemos enfrentar, quando diz que as lutas, poderão tirar a nossa paz, a nossa alegria, mas neste momento, poderemos cantar “Vencendo vem Jesus”.

deserto-2

O Hino também nos adverte sobre os modernos fariseus, sobre as heresias e perturbações que visualizamos neste começo de século XXI, que não representam o evangelho da Bíblia, o verdadeiro e genuíno evangelho da Cruz, e nestes momentos, quando nos abordarem ou tentarem nos tirar do evangelho da Bíblia, poderemos cantar “Vencendo vem Jesus”.

Cristo, apenas Cristo, é o nosso Rei, nosso Salvador e Senhor, Ele já venceu na cruz do Calvário, vivo está e nos avisou que viria pela segunda vez.

Continuamos a proclamar a mensagem da Bíblia, sem titubear, realizando a vontade de Deus.

No livro de Apocalipse, a Bíblia descreve a vitória da Igreja de Cristo, a Igreja que tem Jesus Cristo, como seu profeta, sacerdote e Rei.

apocalipse

O Rei dos Reis voltará triunfante em Glória, e a Bíblia nos afirma que todo olho o verá, até mesmo aqueles que  transpassaram Jesus Cristo, o maltratando na cruz do Calvário, o verão triunfante voltar nas nuvens dos céus.

Jesus Cristo reafirma sua Divindade, dizendo que é o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, aquele que era, que é e o que há de vir, o Deus Todo-Poderoso.

Não resta dúvida que este glorioso dia chegará, e muitos povos da terra se lamentarão, porém, os escolhidos por Deus na eternidade, aqueles que aqui nesta existência, entregaram sua vida para Cristo, estarão alegres e felizes pelo encontro triunfal com seu Senhor, e poderão cantar a uma só voz: “Vencendo vem Jesus!”

Que possamos entregar nossa vida para Deus, crendo no sacrifício de Jesus Cristo naquela horrenda cruz, em nosso lugar. Que possamos seguir os passos do Mestre nesta existência.

the-family-god-is-looking-for

Que possamos ter paz em nossos corações, vivendo dia a dia a vida de Cristo, através das nossas vidas, sendo discípulos autênticos de Jesus Cristo.

Que possamos glorificar a Deus com nossas vidas, proclamando a mensagem de salvação para os que não a conhecem.

Que no dia glorioso da Segunda Vinda de Jesus Cristo estejamos preparados e possamos cantar juntos: Glória, Glória, Glória, Aleluia! Vencendo vem Jesus!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *