Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A dúvida

A DÚVIDA

O capítulo 17 do livro do profeta Jeremias registra uma sequência lógica de pensamentos que nos apresentam as bênçãos de Deus para os que Nele confiam e também as maldições decorrentes de uma vida longe da presença do Criador.

A pergunta que certamente nos intriga é:-  Como pode o ser humano, sabendo das consequências de não servir a Deus (o seguindo nesta existência), sabendo da possibilidade real de não receber as bençãos de Deus, por não buscá-lo e servi-lo, ainda assim, dar às costas para o Criador?

A resposta que o profeta Jeremias nos apresenta nos versículos 9, 10 deste mesmo capítulo 17, está no fato de termos um coração e mente enganosos, pensamentos que vêem à nossa mente e até questionam e nos trazem dúvidas sobre o poder de nosso Deus, ou sobre sua real existência. 

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras. “

figure-sitting-with-question-mark

Poderemos vivenciar situações que possibilitem esta visão errônea, trazendo dúvidas sobre nós, diante de tantos problemas que enfrentamos. Porém, o profeta Jeremias, no capítulo 17:8, deixa muito claro que as pessoas que confiam em Deus, são como árvores plantadas junto às águas e também: – “não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto”.

Carregamos em nossa essência a chaga do pecado, da desobediência ao Criador, que recebemos por herança dos nossos primeiros pais Adão e Eva, e consciente ou inconscientemente não sabemos sobre essa nossa essência pecaminosa e que nos afasta de Deus. Assim, como nossos primeiros pais se afastaram do Criador, ao perceberem que o haviam desobedecido, nós também, diariamente, temos uma tendência natural a não buscarmos a Deus e se estivermos com nosso coração e mente em pecado, certamente iremos tentar “nos esconder” de Deus, porque o pecado em nossa mente, nos afasta de um Deus Santo, além, de em nós causar um mal estar de culpa real, trazendo também dúvidas sobre o Criador.

Reflita: Deus sonda o nosso coração e examina a nossa mente e recompensa a cada um segundo o seu comportamento, de acordo com suas obras. Conecte-se com Deus. Não duvide do seu poder. Faça a sua vontade.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *