Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A perseverança

A PERSEVERANÇA

Josué nasceu em terras egípcias, na condição de escravo do Egito. Filho de Num e líder da tribo de Efraim. Sob a liderança de Moisés viu a libertação de seu povo quando tinha a idade de 40 anos. Moisés mudou o seu nome de Oseias para Josué, que tem por significado “o Senhor é a salvação”. Josué estava com os espias que foram ao deserto de Parã para analisar a terra de Canaã. Foi um encorajador junto com Calebe para que os israelitas pudessem confiar em Deus e entrar na Terra Prometida. Participou ativamente da vitória contra os amalequitas quando os israelitas foram atacados em Refidim. Um pouco antes da morte de Moisés, Josué foi identificado como seu sucessor natural.

Deus prometeu estar com Josué, lhe dizendo “serei contigo”, “sê forte e corajoso” (Js 1:5,6) e desta forma Josué se tornou líder religioso e militar do povo judeu, os guiando do Jordão até Canaã. Sua vida é um exemplo de fé e suas conquistas militares possibilitaram o seu louvor a Deus e não a si mesmo como líder.  Morreu aos 110 anos e foi sepultado em Efraim.

Uma das características presentes na vida deste grande líder foi a perseverança.

perseverando

Presenciou a libertação do povo judeu quando tinha 40 anos. Teve que perseverar com o povo e esperar mais 40 anos para entrar na Terra Prometida, por causa do pecado dos outros israelitas. Diante dos desafios, muitos israelitas desistiram de seguir a Deus e voltaram para a idolatria. Josué, porém, perseverou em sua fé e naquilo que havia aprendido de Moisés, confiou sua existência nas mãos de Deus, certamente sua espera foi longa e difícil, mas estava firmado em Deus.

“Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.”
Josué 1:7

Reflita: Siga a Jesus. Leia e obedeça a Palavra de Deus. Ore, seja forte e persevere!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *