Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho-Série Especial Natal-A graça

A GRAÇA

O nascimento do menino Jesus não é uma lenda ou uma estória de fantasias e imaginação humana como é o personagem que mais se destaca nesta época, na mídia e no comércio, a figura do “Papai Noel“. Historicamente, o nascimento do menino Jesus, anunciado pelos profetas israelitas é um fato real, incontestável na história da civilização humana. Porém, dentro desta festa comemorativa, que deveria relembrar seu nascimento, e, principalmente, o significado e propósito de sua vinda, milhões irão comemorar apenas o consumismo, o prazer imediato, “o aqui e agora” e neste sentido, a figura do lendário “Papai Noel”, alguém deste planeta que possa os abraçar, mesmo que para uma simples fotografia com ele no shopping, um representante fictício dos presentes, dos sonhos humanos imediatos, certamente será bem mais recebida, do que alguém real na história da humanidade que se tornou pobre, pensou nos seres humanos pobres de espírito, sem luz, sem direção, viveu realizando o bem, deu sua vida pela humanidade, sofreu injustamente, morreu em uma cruz (a pior forma de execução de um prisioneiro condenado a pena capital no primeiro século) e ressuscitou.

gracadedeusdecoracao-de-natal

Para bilhões de humanos não fará sentido em uma festa comemorativa falar de morte, falar de alguém que se entregou por mim, me substituindo de uma pena de morte, para que eu pudesse existir eternamente. Para muitos, isto certamente não fará sentido algum. Para estes, talvez é mais lógico viver “o aqui e agora”, comemorar e festejar a vida, mesmo que seja por símbolos meramente humanos, natalinos, como o lendário “Papai Noel“, comer, beber muito, ganhar presentes, porque amanhã tudo vai se acabar.

gracadedeuspresentes

Para aqueles que são cristãos e para aqueles que Deus ainda chamar para se encontrarem com o Criador nesta vida, Natal significa o maior presente que o Criador do Universo poderia oferecer para a humanidade, a Presença Santa de Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Messias Prometido para Israel e para todos os povos, deixando as riquezas da Glória Celestial para nascer no tempo e no espaço, há dois mil anos, no tempo do Rei Herodes, em Belém da Judéia, como uma criança pobre, sem recursos materiais, em uma família humilde, em meio a todo poderio econômico, militar e de domínio do Império Romano nesta época.

manjedouracenareal

O que motivaria Deus que é Amor, Criador do Universo, autor da Vida, permitir que seu único Filho, Jesus Cristo, deixasse sua Majestade e Todo-Poder nos Céus e se humilhasse na Terra, vindo até nós em pobreza material, e, em circunstâncias tão difíceis?

A resposta é simples: A Graça de Deus, o amor eterno de Deus por nós humanos, possibilitando que tivéssemos uma nova oportunidade de enxergarmos esta vida com os olhos do Criador e não com nossa visão humana, limitada por buscarmos respostas apenas imediatas para nossas necessidades humanas. A Graça de Deus, este favor imerecido de alguém, tão especial, Jesus Cristo, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, que morreu em meu lugar, para que eu pudesse ter vida, e não sofrer eternamente.

a-cruz-e-milhoes

Muitos de nós, vivemos e viveremos esta existência passageira, em uma vida de miséria, pobreza, sofrimentos humanos, com pouco dinheiro, com poucos recursos, ou mesmo, com muito dinheiro e muitos recursos humanos. Porém, quando entendemos o sacrifício de Cristo, morrendo em nosso lugar, para que pudéssemos ter vida, não farão diferença as circunstâncias humanas que estamos passando hoje, ou, que viveremos amanhã, porque neste relacionamento com o Criador, não mais teremos medo do futuro, não sofreremos com ansiedade, ou, medo do amanhã, porque o nosso amanhã, estará garantido pelo Criador do Universo, Ele estará sempre conosco, ao nosso lado, vivendo em nós, através da vida de Jesus, habitando em nosso coração, nos sustentando, dando-nos a felicidade que o dinheiro deste mundo, e os prazeres deste mundo, não nos darão.

gracadedeusnatalman

Deus nunca desistiu e nunca desistirá do homem, sua criação, sua imagem e semelhança. Nos primórdios da raça humana, nossos primeiros ancestrais, criados por Deus, desobedeceram ao Criador e em consequência disto, o mundo criado de forma perfeita por Deus, bem como o ser humano, passaram a experimentar as consequências desta desobediência, que foi a presença da morte, a partir da quebra de Aliança com Deus.

Então, a partir deste momento, a humanidade começou a experimentar o horror de viver sem a Presença de Deus, sem o elo de ligação com o Criador, experimentar os problemas humanos, as doenças, a depravação humana em todos os níveis possíveis, a morte física, a violência de um homem pobre de espírito, que vive na escuridão de seus próprios pensamentos, sem esperança, muitos acreditando que a vida começa e termina nesta própria existência e que Deus é apenas uma lenda humana para satisfazer às necessidades de muitos, e pior do que a morte física, a humanidade começou a experimentar a morte espiritual e a separação eterna do Criador.

Deus em suas misericórdias e amor incondicional, ainda acreditando em muitos que teriam a chama deste amor acesa em seus corações, permitiu que Jesus de forma gratuita, amorosa, pudesse vir até nós e nos ensinar o significado do amor de Deus, de uma vida de relacionamento com Deus, trazendo alegria para os pobres de espírito de sua época, e, de todas as épocas, atendendo pessoas na multidão, muitas pessoas que estavam sem esperança, sem significado para sua existência e que a partir do momento que tiveram o contato físico, presencial com os ensinos, com a vida, com a comunhão diária de Jesus, Emanuel, Deus Conosco, puderam entender o real significado desta existência e saber que em Jesus a vida tem sentido, pois Jesus, nos une com o Criador, nos apresenta o amor de Deus para nós, aquilo que hoje, a humanidade sente muito falta.

gracadedeusholinessa

O apóstolo Paulo escreveu no primeiro século da era cristã, em 2 Coríntios 8:9: “Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.”

Em Cristo, nos tornamos ricos da Presença de Deus em nós, Daquele que Criou a Vida, Criou o Universo. Jesus nasceu para que pudéssemos ter vida e vida em abundância, comunhão eterna com o Criador.

gracadedeusnuvens

Reflita: Deus continua te oferecendo seu maior presente para você neste Natal, sua Graça, a vida eterna e o significado desta vida presente, através de Jesus Cristo, que nasceu como um ser humano, para que você pudesse ter uma vida de alegria e esperança. Jesus que viveu entre nós, nos ensinando o amor de Deus, para que você pudesse praticar este amor. Jesus que morreu por você, para que através desta Maravilhosa Graça, deste favor de Deus, você pudesse ser perdoado de suas culpas e pecados, de seu passado longe de Deus e ter paz e uma nova oportunidade, renascendo nesta existência, com novos propósitos e visão de Deus para você. Reconheça Jesus em sua vida. Feliz Natal.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *