Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A justificação

A JUSTIFICAÇÃO

“Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção,
pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,
sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.” Romanos 3:21-26

Deus manifestou sua justiça para a humanidade (pois todos pecaram sem distinção, e sem a salvação de Jesus estamos longe de Deus)  por meio de Jesus Cristo que morreu em nosso lugar, se ofereceu como sacrifício para propiciação (o ato de justificar o pecador ou remover a culpa do pecado, através de um sacrifício). A Bíblia nos ensina que o sacrifício de Jesus Cristo morrendo em nosso lugar foi determinado por Deus para justificar o nosso pecado, os nossos erros, removendo a culpa do pecado.

“Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados; Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus” Hebreus 10:11-12.

No passado os sacerdotes do Antigo Testamento tinham que oferecer sacrifícios de animais quando alguém cometia um erro perante a lei mosaica, quando alguém pecava. Jesus Cristo foi oferecido por Deus para nós em sacrifício único e perfeito pelos pecados, cumpriu sua missão para nos justificar e salvar perante o Criador.

A nossa salvação é totalmente a parte de qualquer esforço humano.

O apóstolo Paulo reforça neste texto que somos justificados gratuitamente por sua graça. A graça de Deus é este favor imerecido, Jesus Cristo, morrendo em nosso lugar, se sacrificando por nós.

Nós não podemos fazer absolutamente nada em prol da nossa salvação. Nossa redenção foi conquistada por Jesus Cristo, derramando seu sangue em sacrifício perfeito.

O carcereiro perguntou a Paulo e Silas o que deveria fazer para ser salvo e a resposta foi dada: “Eles responderam: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”Atos 16:31

Nossa salvação é dada unicamente pelo fato de crermos pela fé em Jesus. Não poderemos fazer nada, absolutamente nada para conquistarmos a nossa salvação. Se você estiver pensando em conquistar sua salvação, praticando rituais, ou realizando procedimentos humanos ensinados por alguma religião, ou querendo conquistar Deus por boas ações, então, você estará indo contra Deus que disse que nossa salvação é de graça mediante a fé em Jesus.

Nossa salvação vem de Deus e não por obras para não nos orgulharmos do nosso próprio esforço.

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;
não por obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8,9

Bilhões de pessoas em diversos lugares do planeta estão tentando alcançar Deus por suas obras, pelo que fazem, pelo seu próprio esforço humano, porém Deus apresenta sua salvação de forma inequívoca através de Jesus Cristo que morreu uma única vez por toda a humanidade, de forma perfeita, nos justificando perante o Criador do Universo, o Deus Todo-Poderoso.

 Deus não se agrada (Hebreus 10:38) quando olha para a humanidade e vê pessoas lutando para serem salvas pelo seu próprio esforço humano, pois Ele providenciou sua justiça, permitindo que seu único Filho viesse nos justificar perante Ele. 

“Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à lei? Não, mas no princípio da fé. Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à lei.” Romanos 3:27,28

A Bíblia informa que o justo viverá pela fé em Cristo Jesus e não por suas próprias obras de justiça. É claro que se estivermos conectados com Deus, como consequência direta, nossa vida e comportamento demonstrarão naturalmente boas obras, mas o que Deus nos diz é que as boas ações não são as credenciais de nossa salvação.

fe

Nossa salvação é unica e exclusivamente pela fé sincera em Jesus Cristo.

“pois em breve, muito em breve “Aquele que vem virá, e não demorará.
Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”.
Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos.”
Hebreus 10:37-39

Reflita: Deus não se agrada de quem rejeita a salvação através de Jesus Cristo (que morreu pela humanidade), nos justificando perante o Criador. Creia pela fé em Jesus Cristo e no seu sacrifício em seu lugar e será salvo.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *