Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O louvor

O LOUVOR

“Davi louvou o Senhor na presença de toda a assembléia, dizendo: “Bendito sejas, ó Senhor, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade a eternidade. Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo. A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Nas tuas mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos. Agora, nosso Deus, damos-te graças, e louvamos o teu glorioso nome.”
1 Crônicas 29:10-13

O grande Rei Davi tinha todos os recursos materiais necessários para a construção do Templo. A Bíblia descreve uma abundância de ouro, prata numa quantidade gigantesca doada pelo Rei para a construção que impressionariam qualquer especialista em finanças do século XXI. Davi amava a Deus com um coração sincero e consequentemente ele amava também a obra do Senhor. Tinha um coração abençoador pronto para contribuir com generosidade para a construção do Templo.

O importante na análise deste gesto do Rei era sua compreensão e entendimento de quem era Deus em sua vida e neste sentido a doação terá um significado muito maior do que o valor financeiro associado à mesma. Talvez outro Rei (que não tivesse conexão com o Deus de Israel) pudesse doar recursos porque os recursos lhes fossem abundantes (não fazendo nenhuma falta), ou por outras motivações humanas, como por exemplo:- em ser reconhecido pelos homens, deixando sua marca na construção.

Davi entendia que aquele templo seria erguido para exaltar o Nome do SENHOR, reconhecendo a universalidade do Seu Reino. Neste sentido Davi reconhecia que as riquezas e a glória que ele possuía vinham das misericórdias e generosidade de Deus para com ele, bem como, para com seu povo.

adoracao

Davi tinha um coração grato e adorou a Deus com este gesto reconhecendo a eternidade de Deus, a Soberania do Deus Todo-Poderoso, Criador do Universo.

Podemos seguir o exemplo de adoração do Rei Davi tendo um coração em comunhão constante com Deus, reconhecendo que tudo o que temos (nossa saúde, nossa família, nossos amigos, nossa igreja, nossos recursos materiais, nosso trabalho, nossas provisões, etc..) provém de Deus.

As palavras hebraicas que apontam para “Louvor” tem por significado: louvar, agradecer, confessar, cantar louvores, honrar, elogiar. Todas as palavras apontam para o sentido de dar graças e honra a quem é digno de louvor.

adoracao1

Louvor é muito mais do que podermos cantar canções para Deus adorando seu Santo Nome, utilizando instrumentos musicais.

instrumentos1

Davi honrava a Deus e louvava ao Criador do Universo não apenas expressando-se com um gesto de doação material, ou cantando canções para Deus, mas seu louvor apresentava uma visão mais ampla da adoração.

Adoração é você ter um coração em comunhão com o Eterno, apresentando um comportamento de gratidão (abençoador), reconhecendo que tudo provém de Deus. Reconhecendo que você está aqui para Glorificar a Deus que te abençoou, que te salvou, tendo você sempre uma preocupação ativa, permanente pela continuidade do Reino de Deus aqui na Terra, provendo toda sua vida em Adoração, se preocupando em servir ao SENHOR com o seu melhor, com sua dedicação, com sua saúde, com sua disposição, motivação, com seus talentos, com seus recursos materiais, com sua vida entregue nas mãos de Deus.

adoracao2

Reflita: Adoro a Deus com meu estilo de vida? Sou grato a Deus por tudo o que tenho? Ainda dá tempo de mudarmos nosso comportamento, reconhecendo Deus em nossos caminhos. Glorificando seu Nome, com nossa vida. Louvando e adorando ao SENHOR de forma prática, amando seu Reino e as pessoas que convivemos.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *