Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho-Série Especial Oração-A resposta

A RESPOSTA

 Oração não é apenas um exercício teórico da aplicação de nossa fé. Na aliança que temos com Deus, por intermédio de Jesus Cristo poderemos buscar a direção e respostas do Criador de forma específica, concreta e tangível para nossas vidas e recebermos as respostas dos céus: “sim”,não”, “espera um pouco”, “continua orando por este motivo”, “acompanhe o seu pedido com paciência”, “aguarde a resposta de Deus”, “não desanime, sua resposta virá”.

Quando estamos aflitos ou preocupados com um problema específico em nossas vidas desejamos uma resposta urgente de Deus, rápida, uma resposta que venha no máximo até amanhã, ou mesmo, nas próximas horas, mas nem sempre é assim que Deus nos responde.

homem-preocupado

Tão importante quanto orarmos e pedirmos algo para Deus é podermos registrar nosso pedido em uma agenda de forma clara e específica, anotando a data do pedido, colocando o pedido e o que desejamos, e podermos acompanhar aquele pedido durante o tempo que for necessário, mas tendo em mente que Deus ouviu o pedido, estará agindo em nosso favor, segundo Sua Soberana Vontade, e responderá da forma como quer, no sentido de nos abençoar e dar direção para nossas vidas.

caderno-pedidos-de-oracao

Quando analisamos as histórias e experiências bíblicas, como por exemplo a vida de José, que foi vendido como escravo pelos seus irmãos para o Egito, percebemos que José era amigo do copeiro do Rei. Em determinado momento em sua prisão, José confiava em Deus, mas também esperava uma ajuda humana do copeiro para este conversar com o Rei e poder agilizar sua saída da prisão. E não foi isto que aconteceu. José ficou muito triste na prisão, decepcionado com o copeiro que não o ajudou (esquecendo-se do seu pedido de ajuda) e também não entendendo porque Deus não respondia a sua oração de imediato.

Talvez, alguns poderiam dizer que José não teve fé suficiente e por isto não recebeu uma resposta imediata do Criador. Outros, poderiam imaginar que José tinha algum conflito particular com o copeiro do Rei, não descrito na Bíblia, e por isto o copeiro deixou para lá e se esqueceu de forma proposital de conversar com o Rei para este o ajudá-lo.

Mas, interessante quando lemos o que está escrito na Bíblia nesta história de relacionamento com Deus, de clamor de José por um pedido de resposta para os céus, e também, um pedido de ajuda para um homem, o copeiro do Rei, percebemos a Soberania e Providência de Deus na sua vida.

josedoegitonaprisao

O plano de José não funcionou como ele esperava, a resposta de oração e ajuda do copeiro se frustraram.

O copeiro só veio lembrar-se de José muito tempo depois, quando o Faraó teve um sonho e ninguém conseguia interpretar e então por sugestão do copeiro, José é levado na presença do rei que lhe conta o sonho e José dá a interpretação (Gênesis 41:14-16).

O fato de José ficar um tempo não imaginado na prisão, um tempo maior do que ele esperava, possibilitou que ele pudesse chegar ao cargo máximo no Egito, se tornar o Governador do Egito, quando muito tempo depois ele pode ter contato com o Rei, e, Deus responder a primeira oração de José, feita no passado, desta forma, agindo para que José não tivesse saído da prisão quando ele queria, no tempo que ele queria, mas deixando José na prisão para que ele pudesse se encontrar com o Rei em outro momento, e desta forma impressionar o Rei, com a interpretação do sonho e vir a ser o novo governador do Egito.

O que aconteceu com José, acontece com frequência em nossas vidas.

As portas estão fechadas para nós. Imaginamos que algo irá acontecer, mas não acontece.

portafechadatranca

Quando as coisas que planejamos, que imaginamos não acontecem do jeito que havíamos pensado inicialmente, ficamos frustrados, ficamos decepcionados quando as portas que esperávamos se abrir, permanecem fechadas, trancadas e não se abrem. Algumas vezes, até desanimamos, perdemos nossa fé (culpamos Deus ou a igreja que frequentamos), ou culpamos as pessoas que não nos ajudaram a concretizar nosso plano pela nossa expectativa que foi frustrada, que não deu certo.

Somos muitas vezes, como José na prisão, enxergamos apenas o imediato, mas Deus já enxerga o palácio de Faraó. Deus tem sempre o melhor para seus filhos.

José pode não apenas resolver o seu próprio problema que era estar preso, mas teve uma mudança nunca imaginada por ele, e pode também, quando Governador do Egito, perdoar seus irmãos, salvando sua família.

Percebe, o pedido tinha um objetivo específico: “tirá-lo da prisão“, mas a resposta de Deus, veio de uma forma não imaginada por José, porque Deus fez muito mais do que Ele pediu e imaginou.

O apóstolo Paulo, em Efésios 3:20, nos fala sobre isto também, quando diz: “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós”

Quando fazemos um pedido de oração e determinada porta esperada não está se abrindo como esperávamos, talvez não seja esta a porta que Deus abrirá para você, porque outro caminho poderá ser trilhado, e uma melhor resposta poderá vir em sua direção.

portasecaminhos

Temos que orar, pedir de forma específica, entregar nossos pedidos para Deus, acompanhá-los com um coração confiante e tranquilo diante do Criador, sabendo que Deus, o Criador do Universo é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de tal forma, que a resposta que recebermos de Deus, será uma resposta que primeiro dará muita paz e segurança ao nosso coração, mas certamente será uma resposta abençoadora em nossas vidas e que nos conduzirá segundo a direção e propósitos de Deus para a missão que Deus deseja realizar através de nós.

portassss

Verificamos isto claramente na resposta dada por Deus a José: se José tivesse sido ajudado por Deus e recebido a resposta imediatamente, alguns dias depois que orou, ele teria sido solto da prisão, teria voltado para sua terra e seu povo, e sua história de vida seria completamente diferente.

Precisamos ter maturidade para acalmar nosso coração, muitas vezes no desespero por uma resposta imediata, quando estamos no meio da tempestade e termos em mente que Deus responderá no sentido de nos dar a melhor resposta, pelo caminho e direção que Ele deseja nos conduzir.

Isto também não significa que nossas respostas de oração só virão muito tempo depois, um ano, dois anos, e etc. Algumas respostas poderemos receber hoje mesmo. Precisamos entender que o tempo é Deus que definirá. Enquanto a resposta esperada não vem, a solução do nosso problema não acontece, certamente a oração acalmará nosso coração, dará paz para a nossa mente e possibilitará neste exercício de nossa fé, aguardarmos com confiança a resposta de Deus, porque Deus nunca deixou e nunca deixará um justo sem resposta.

O salmista informa que Deus é bondoso no que faz, está perto dos que oram, daqueles que confiam em Deus com um coração sincero, realiza o desejo daqueles que obedecem ao Criador, daqueles que o temem, ouvindo individualmente todos os nossos pedidos de socorro e vem em nossa direção, nos respondendo, nos livrando de nossas dificuldades, nos salvando, cuidando das nossas necessidades, cuidando daqueles que o amam. Interessante, que neste contexto bíblico fica muito claro que aqueles que dão as costas para Deus, que não querem se relacionar com Deus e que a Bíblia os denomina “ímpios”, o seu fim não será nada bom perante o Criador.

“O Senhor é justo em todos os seus caminhos e é bondoso em tudo o que faz.
O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade.
Realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva.
O Senhor cuida de todos os que o amam, mas a todos os ímpios destruirá.”
Salmos 145:17-20

Orar é se relacionar com Deus em confiança, submissão e dependência total de sua Soberana Vontade. Orar é poder se comunicar com um Deus pessoal que nos ama, se importa conosco, nos ajuda na caminhada da vida, nos socorre nos momentos difíceis, enche de alegria o nosso ser quando estamos tristes e desanimados, possibilita nos alegrarmos com o seu Santo Espírito agindo em nossos corações, trazendo paz e esperança.

womanpraying

Não desanime, nem desista de orar porque sua oração parece que está sem resposta.

Você que se relaciona em comunhão diária com Deus, lendo a Bíblia, buscando a Deus com um coração sincero, que ora não apenas por seus próprios problemas, mas se preocupa com seu semelhante e ora também por pessoas, sempre terá uma resposta de Deus, segundo a vontade de Deus, da forma como Deus entender que será melhor para aquele pedido específico.

oracaopedidosrepostas

 Reflita: Anote seu pedido. Registre de forma específica e objetiva o que deseja. Entregue sua vida para Deus, faça a vontade de Deus, seja sincero e justo diante do Criador. Quando estiver com seu coração alegre: ore. Quando estiver com seu coração triste: ore. Quando estiver preocupado com um problema específico: ore, entregando para Deus e aguardando com paciência e esperança a resposta dos céus que virá da melhor forma possível. Deus te abençoe no exercício de sua fé através das orações que você realiza.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *