Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

A Fé que Move as Montanhas

montanha6-735x400

Ele respondeu: “Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível. Mateus 17:20

Quando uma criança se depara com uma passagem do Evangelho como esta, talvez possa pensar que assim como Luke Skywalker, um Cavaleiro Jedi nos filmes Star Wars move as pedras usando sua mente, também possa fazer o mesmo com o poder da fé.  Mas essa passagem bíblica não pretende dizer isso. A lição desta passagem é que apenas uma pequena quantidade de fé é necessária para nos fazer vencer, ou mesmo suportar circunstâncias que julgamos impossíveis de serem superadas.

No contexto da passagem os discípulos se viram incapazes diante de uma possessão demoníaca. Jesus disse que eles não venceram aquela situação, por causa da pequena fé deles. Então eles precisam de uma fé grande? E a lição de Jesus no texto é que eles não precisavam de muita fé para superar aquela situação. Com pouca fé já se é possível fazer mover as montanhas.

Então, de que tipo de montanhas estamos falando? Não são as montanhas literais. Essa era uma expressão usada pelos rabinos. A ideia de mover montanhas significa que, por exemplo, podemos superar aquilo que ameaça nossa crença em Deus, também que podemos superar o inimigo de nossas almas pela fé, bem como, podemos superar aquilo que tenta roubar a nossa alegria, nossa paz e nossa esperança.

A fé que move montanhas não necessariamente tornará uma pessoa pobre em uma pessoa rica, ou fará de uma pessoa doente uma pessoa totalmente saudável, isso pode vir a ser assim, mas não necessariamente. O que a fé faz é nos permitir lidar da melhor forma possível com as montanhas que enfrentaremos ao longo de nossa vida, ajudando-nos a encontrar sentido em tudo aquilo que tivermos de vivenciar.

A pessoa de fé vê cada desafio como um meio de revelar a glória de Deus e o poder de Deus em sua vida. A pessoa de fé vê cada dia como um presente. A pessoa de fé vê cada contratempo como uma oportunidade para crescer. (Rm 8. 28,29) A pessoa de fé encara as montanhas, mas se sente potencializado por Deus para poder escalar.  A fé em Deus nos ajuda a conquistar as montanhas de estresse e tristeza, dor e ansiedade, medo e rancor.

Não é preciso ser padre, pastor, monge ou freira para ser uma pessoa de fé. Se uma pessoa tem a fé, do tamanho de um grão de mostarda já será o suficiente.

“tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus”. Hebreus 12:2

Nos meus anos de ministério, tive a oportunidade de conhecer algumas pessoas que desenvolveram uma fé profunda. Nem todas essas pessoas tiveram sucesso material, na verdade algumas eram pobres. Nem todas essas pessoas passaram pela velhice, na verdade, algumas morreram jovens ainda. Mas o que a fé lhes trouxe foi a capacidade de confiar em Deus, mesmo diante de situações de grande pressão. A fé de fato pode mover uma montanha. Não é preciso ter muita fé, apenas uma fé do tamanho de um grão de mostarda, isso é tudo o que você precisa para começar sua jornada e assim conquistar a sua montanha.

Pr. Cleber Batista

 

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *