Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A Presença

A PRESENÇA

“Certo sábado, entrando Jesus para comer na casa de um fariseu importante, observavam-no atentamente. À frente dele estava um homem doente, com o corpo inchado.
Jesus perguntou aos fariseus e peritos na lei: “É permitido ou não curar no sábado? “
Mas eles ficaram em silêncio. Assim, tomando o homem pela mão, Jesus o curou e o mandou embora.”
Lucas 14:1-4

 Jesus em sua época cumpria a missão dada por Deus a Ele sem fazer diferença entre as pessoas: estava no meio da multidão indo na casa do rico ou do pobre, estando com líderes religiosos ou com quem não cria em Deus, com pessoas doentes fisicamente ou pessoas moralmente doentes. Desta forma Jesus trazia preciosas lições para a humanidade com sua presença física entre nós, mostrando seu comportamento e estilo de vida.

apresencadejesus

A presença de Jesus era impactante. Ninguém ficava indiferente à Sua Presença.

Nesta ocasião Jesus estava presencialmente na casa de um importante líder religioso da religião judaica. Um judeu que praticava os ensinamentos de sua religião, observando rigorosamente a lei de Moisés. E nesta casa se encontrava um homem hidrópico, doença informada na Bíblia e que deformava o corpo do doente pela retenção e acúmulo de líquidos na pessoa que estivesse com esta enfermidade.

Jesus confrontou os judeus que estavam na casa, perguntando para eles se era permitido ou não curar no sábado, porque existia um mandamento da lei, com uma orientação para guardar um dia da semana para Deus, e como eles seguiam rigorosamente a lei mosaica, pela lei não era permitido a realização de nenhuma atividade no dia de sábado. As pessoas que estavam na casa não responderam nada para Jesus, porém, o Mestre, Emanuel (Deus conosco) que era maior que a lei, vendo a situação deplorável daquela pessoa, não teve dúvidas, com seu olhar misericordioso, curou imediatamente o doente e o mandou ir embora.

Em outra situação similar, descrita no evangelho de Mateus, Jesus confrontou os líderes religiosos de sua época, à respeito do dia de sábado (levantando à questão do que era permitido ou não realizar no sábado), relembrando a história de Davi, quando este entrou no templo com fome, comendo os pães da Presença, que não lhe era permitido comer a não ser pelos sacerdotes (Mateus 12:3-5).

E nesta ocasião Jesus diz para os religiosos: “Eu lhes digo que aqui está o que é maior do que o templo.” (Mateus 12:6).

Jesus estava reafirmando sua divindade, seu poder (como Ele tinha no céu) e dizendo para aqueles homens que Deus é maior do que a religião como instituição na Terra.

Depois reafirma: Se vocês soubessem o que significam estas palavras: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’, não teriam condenado inocentes. Pois o Filho do homem é Senhor do sábado”.
(Mateus 12:7,8)

Jesus reafirma neste texto de Mateus 12:6, o seu Senhorio, sendo Ele a presença de Deus conosco. A Bíblia no evangelho de João capitulo 1 nos informa sua divindade e Ele ser Deus Todo-Poderoso, como a pessoa de Deus Pai, informando que todas as coisas foram criadas por Jesus e sem Jesus nada do que foi criado no universo foi realizado, conforme o texto de João 1:3,4: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.”

A Bíblia deixa muito claro no evangelho de João 1:14 que Deus se tornou homem, nos presenteando com uma de suas pessoas, vindo até nós, sendo desta forma 100% homem (sem experimentar o pecado dos humanos) e 100% Deus (sem nos destruir com sua ira, mas nos amando apesar de nosso pecado, porque tinha uma missão especial, nos ligar com Deus Pai):- “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.”

A Divindade de Jesus Cristo é registrada no livro de Apocalipse,descrito em sua introdução como a Revelação de Jesus Cristo, o testemunho de Jesus para a humanidade: “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João,que dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 1:1,2.

Jesus reafirma em seu livro, em sua Revelação, o livro de Apocalipse que Ele é Deus.

“Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém. “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso”.
Apocalipse 1:7,8

Jesus veio a Terra e cumpriu a missão de Deus Pai, porém, somente alguém que tenha a mesma essência, o mesmo poder (ser Todo-Poderoso), poderia realizar o que Ele fez em nosso favor, morrer sem ter culpa alguma para te salvar, porque assim como Deus Pai, é amor em sua natureza, em seus atributos únicos e ligados à sua pessoa.

bible-study

Podemos extrair algumas lições importantes em Lucas 14, deste milagre realizado por Jesus Cristo:

  1. A Bíblia não se contradiz. Jesus realizando seu milagre no sábado não entrou em contradição com a Palavra de Deus, porque Ele próprio é a Palavra de Deus viva para a humanidade (João 1:1);
  2. Deus é maior do que a religião e preceitos religiosos. Neste momento Jesus ensinava para aqueles religiosos que mais importante do que a religião praticada de forma cega e sem amor, era praticá-la com um olhar de misericórdia, reconhecendo Deus em suas vidas. E naquele momento na casa do fariseu a presença de Deus era real, através de Jesus Cristo, e aqueles peritos da lei não entendiam, nem compreendiam quem Jesus realmente era;
  3. Se não reconhecermos o Senhorio de Cristo em nossas vidas a nossa religião é vazia. Aquele hidrópico recebeu a cura de Jesus e foi embora daquele lugar. Certamente a vida daquela pessoa nunca mais foi a mesma, porque muito mais do que ter sido curada fisicamente, ela foi curada espiritualmente, recebendo a salvação de Jesus Cristo, porque reconheceu Jesus Cristo em sua vida;
  4. Religiões na época que Jesus veio o negavam como Deus. Hoje, no século XXI, diversas religiões continuam negando o Senhorio de Jesus Cristo como Deus Todo-Poderoso. Porém, Deus continua com seu amor, olhando para pessoas na multidão, chamando seus escolhidos dos quatro cantos deste planeta. Jesus continua curando pessoas que, enganadas por suas visões religiosas, continuam distorcendo o significado bíblico do amor de Deus, da verdadeira religião que se encontra em reconhecermos o presente de Deus Pai para nós, a presença real de Jesus Cristo como Salvador e Senhor em nossas vidas. Jesus deixa bem claro em seu livro de Apocalipse, que Ele voltará, e até mesmo os que o transpassaram o verão. Jesus continua reafirmando para a humanidade que Ele é o Alfa e Ômega.

Mesmo aqueles seguidores próximos de Jesus em sua época não compreendiam quem era Jesus. No evangelho de João capítulo 14 vemos Felipe, dizendo para Jesus, “mostra-nos o Pai, e o que Jesus diz para Felipe, em João 14:9-10,  Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?
Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.”

jesus_hand02

 O maior milagre que Deus realizou através de Jesus Cristo foi ter-se encarnado no tempo e no espaço para nos salvar. Muitos religiosos negaram a Jesus Cristo e sua Divindade no tempo em que Ele esteve presencialmente na Terra, muitos religiosos continuam negando Jesus no século XXI. Muitas pessoas na época que Jesus veio até nós, nem perceberam e reconheceram a sua vinda. Muitas pessoas em nosso século continuam vivendo como se Deus não existisse, mas Jesus disse no livro de Apocalipse que Ele voltaria. Entregue sua vida para Deus, através de Jesus Cristo. Reconheça Cristo em sua vida. Ele voltará.

Jesus foi desprezado em sua época. Jesus continua sendo desprezado em pleno século XXI.

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homensE, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,
e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.”
Filipenses 2:5-11

por-do-sol-cores-1400x800-0317

Reflita: Precisamos acordar das trevas e entender quem é Jesus e o que Ele significa para a humanidade perdida e decaída do século XXI. Se não confessarmos Jesus Cristo, como Senhor das nossas vidas, não estaremos glorificando a Deus Pai, nem poderemos ser salvos por Ele.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *