Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A renovação

A RENOVAÇÃO

“Diz o Soberano Senhor, o Santo de Israel: “No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor, mas vocês não quiseram.”
Isaías 30:15

Para entendermos o significado do versículo bíblico torna-se necessário relembrarmos que no capítulo anterior o profeta Isaías está exortando as pessoas que buscavam a ajuda dos homens em vez de dependerem de Deus. Nos capítulos 30 e 31 o profeta exorta os israelitas sobre o erro de confiarem no poder de um país, no caso o Egito.

O profeta está dizendo para aquele povo para eles se arrependerem dos caminhos que escolheram e se voltarem para Deus que está sempre pronto a perdoar. Estimula os leitores a pensarem no descanso alcançado por aqueles que se aquietam diante de Deus.

Este texto, escrito há aproximadamente 800 anos antes de Jesus Cristo ter sido enviado por Deus para nós, é super atual e nos faz refletir sobre nossa necessidade de olharmos para nosso interior, refletirmos sobre o estilo de vida que vivemos, pensarmos sinceramente em quem temos depositado nossa confiança.

Vamos procurar entender o cenário de nossos dias e confrontar com o texto do profeta Isaías.

homem-de-negocios

Como é o nosso tempo atual?

  • bombardeio diário de milhões de informações:- internet, aplicativos, redes sociais;
  • materialismo extremo e negação dos valores espirituais:- ser humano vivendo como se Deus não existisse;
  • estruturas sociais em constantes modificações:- todos os dias a estrutura relativamente estável que vivíamos no século XX está sendo questionada (família, trabalho, relações sociais, etc);
  • violência exacerbada:- a vida humana não tem mais valor e todo tipo de violência contra a vida persiste diariamente, apesar do endurecimento das leis, ainda assim nada inibe a ação do instinto violento presente no ser que se diz “humano”;
  • novas doenças emocionais:– em função da pressão intensa e cobrança à que somos submetidos neste tempo de muita confusão, cada vez mais surgem síndromes psicológicas, falta de vontade de viver e transtornos de ansiedade que perturbam a vida das pessoas (SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado, TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada, TOC -Transtorno Obsessivo Compulsivo, depressão e melancolia, dentre as mais difundidas na mídia).

05144738-576516-5101

Olhando para o tempo do profeta Isaías e para o nosso tempo agitado e confuso, vemos que existe um ponto em comum: quando o ser humano se afasta de Deus e confia apenas em seu próprio braço, certamente ficará à deriva de suas próprias decisões e sujeito a todo tipo de depravação humana e falta de valores. Fica evidente em nosso século XXI a realidade de um ser humano que por si só não respeita valores, confronta os modelos pré-estabelecidos do passado e que funcionavam perfeitamente (família, trabalho, leis, etc) e deseja programar um novo modelo de vida, de “liberdade”, mas que na prática não poderá ser alcançado porque sua natureza pecaminosa e corrupta o levará para caminhos vazios e longe da sonhada felicidade.

 O profeta Isaías deu a receita para resolver esta visão da humanidade decaída e longe de Deus: no arrependimento e no descanso está a salvação de vocês.

Se fizermos uma pesquisa de rua e perguntarmos para as pessoas: você está disposto a se arrepender?

Com certeza a maioria das pessoas complementariam a pergunta e diriam: se arrepender do quê?

Por si só, o ser humano não acha que é culpado pela sua própria situação, nem pelo que ele vê ao seu redor.

Esta questão do arrependimento dito pelo profeta Isaías é uma questão que envolve o nosso interior, a nossa essência, aquilo que somos, nossa vida espiritual. Estamos nesta situação degradante por uma simples razão: porque a semente do pecado está pulsando no coração da humanidade, a semente da desobediência a Deus Criador deste Universo. Por si só, o ser humano negará a Deus e sozinho não será capaz de alcançá-lo.

Jesus veio até nós para podermos reconhecer a Deus em nossas vidas, crendo no seu sacrifício no madeiro em nosso favor, nos arrependendo da vida que levávamos antes de conhecer a salvação dada por Deus para nós.

Quando entregamos o nosso interior para Deus cuidar, tudo mudará em nossa existência. Teremos uma nova visão de mundo. Um novo tempo começará a existir para nós, desfrutando de paz real em nosso coração (uma paz não conquistada por eventos ou rituais religiosos, uma paz alcançada pela presença do Espírito Santo de Deus agindo em nosso coração).

oracao-e1474315823378

O profeta Isaías também menciona a questão da confiança em Deus. Quando entregamos nosso coração para Jesus e começamos segui-lo, passamos a depender de Deus para tomarmos as nossas decisões. Viveremos cada dia na dependência do Criador e não de nossas próprias capacidades ou na confiança pelo “Egito”.

O povo de Israel depositou sua confiança no Egito, porque este era um país rico. Hoje, temos muitos locais em nossa vida, que colocamos como nosso “Egito”, nosso lugar seguro em quem poderemos confiar.

Talvez você deposite sua confiança no dinheiro e no seu sucesso financeiro. Talvez você deposite sua confiança numa pessoa e neste grande amor, neste relacionamento que lhe dará estabilidade emocional. Talvez você deposite sua confiança numa carreira universitária e profissional de muito esforço e empenho seu e com resultados garantidos.

Interessante que apesar de ter passado muito tempo da época do profeta Isaías, o ser humano continua o mesmo, querendo resolver sua vida sem considerar Deus em seus caminhos.

Isaías deu a solução para o povo de Israel e reforçou no final do versículo 15 “mas eles não quiseram, Deus continua dizendo para nós, através da Bíblia hoje: deposite sua confiança em Deus. Somente em Deus poderemos ser restaurados e alcançar o nosso vigor, a energia necessária para viver, a paz em nosso interior, a confiança em podermos se relacionar com um Deus pessoal e vencermos as dificuldades desta existência passageira.

Reflita: Em quem tenho depositado minha esperança? Meu coração está hoje aflito e pesado? Estou cansado deste estilo de vida que venho experimentando? Deus está dizendo para você hoje:- arrependa-se de seu estilo de vida, busque a mim, conheça a minha Palavra: a Bíblia, reconheça o sacrifício de Jesus feito especialmente para você e tenha paz, felicidades concretas nesta vida e a vida eterna com Deus.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *