Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O aflito

O AFLITO

“Pois tu me livraste da morte, os meus olhos, das lágrimas e os meus pés, de tropeçar”
Salmos 116:8

 Este é um salmo de ação de graças escrito por Davi. Ele se recorda de libertações maravilhosas que Deus realizou em seu favor. Isto permite que Davi possa se expressar em gratidão, em louvor a Deus.

O salmo descreve sua aflição diante dos perigos que enfrentava, quase o levando ao desespero, conforme o versículo 3: “As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram.” e o versículo 11: “Em pânico eu disse: “Ninguém merece confiança”.”

o-que-fazer-quando-estou-aflito

 Quando estamos tristes e preocupados (com o que poderá ocorrer conosco), ficamos em alguns casos com nosso coração apertado, aflito, angustiado e se pensarmos apenas no socorro humano (de alguém se importando conosco), poderemos nos decepcionar ou até ficarmos com medo, ou como Davi descreveu: “em pânico”.

O reconhecimento de Deus em nossas vidas, sua Santa Presença nos concede vida, esperança, alegrias inesperadas. Confiando em Deus poderemos dizer como Davi disse:

  1. Tu me livraste da morte; (Proteção de Deus, nos salvando da morte física e da morte eterna);
  2. os meus olhos, das lágrimas; (Deus nos animando, retirando a tristeza e depressão do nosso interior);
  3. os meus pés, de tropeçar. (Deus nos ajudando em comunhão nossa com Ele a vencermos as tentações e os pecados que nos permitem tropeçar, nos afastando da Sua Santa Presença).

Deus ouviu o clamor de Davi, sua oração e ele pode experimentar estes três motivos destacados de gratidão e louvor.

gratidao-1

No versículo 12 o salmista declara: “Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo?”
Davi responde dizendo, nos versículos 13 e 14: “Erguerei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei para com o Senhor os meus votos, na presença de todo o seu povo.

Baseados no exemplo de Davi:- que possamos viver no meio das lutas desta vida confiados no Deus que pode nos socorrer. Que possamos ter um coração grato e em constante retribuição a Deus por tudo o que Ele já fez por nós. Que possamos cumprir os nossos votos e sermos participativos na casa do Senhor.

adoracao

Reflita: Sou grato a Deus por todos os benefícios que Ele me concedeu?  Tenho andado aflito e angustiado, longe da presença de Deus? Hoje, é o dia de eu poder parar e refletindo sobre minha vida, buscar a Deus em oração, agradecê-lo por tudo o que Ele já fez e cumprir meus votos na presença de todo seu povo escolhido.

Pr. Luiz Francisco Contri

 

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *