Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O oprimido

O OPRIMIDO

“Todos os dias do oprimido são infelizes, mas o coração bem disposto está sempre em festa.”
Provérbios 15:15

images

O livro de Provérbios descreve dois tipos de pessoas: o “oprimido e o “bem disposto“. Cada uma destas pessoas vivem de forma diferente, tem visões diferentes do mundo e todos os dias recebem em si mesmas o resultado:- “negativo” ou “positivo” pelo tipo de vida que elas escolheram viver.

image-20150324-17675-1phjlq4

O “oprimido” espera um dia ter dinheiro para ser feliz, espera ter um novo relacionamento amoroso para ser feliz, espera ter um novo emprego para ser feliz, espera quitar suas dívidas para ser feliz, espera um dia quando “tiver tempopensar em Deus, espera um dia ter saúde para ser feliz. O “oprimido” não compreende porque sendo tão religioso sua vida não muda, não melhora. O “oprimido” vive infeliz, não consegue ser feliz, todos os seus dias são infelizes, porque ele não compreende que sua felicidade não virá do dinheiro que pagará suas dívidas, sua alegria não virá da saúde que poderá ser restaurada, sua alegria não virá quando seus problemas financeiros acabarem, sua alegria não virá da religião que sua família segue de pai para filho. O “oprimido” não consegue entender sua situação, o porque passa por tanta dificuldade, tanta tristeza, o “oprimido” não compreende porque sua vida nada dá certo. O oprimido vive na dinâmica de uma vida “apagando incêndios”, todo dia tem um problema diferente e novo para pensar, quando uma situação “ruim” acaba,  ele pensa que irá desfrutar de um pouco de paz, mas então, outra situação “ruim” aparece. Assim, é o dia a dia do “oprimido”, vive confiando em sua própria capacidade humana, até acredita em Deus, tenta seguir alguma religião, mas não consegue ser feliz, vive “patinando”, porque não entregou sua vida para o Deus invisível cuidar, não entregou sua vida para o Deus da Bíblia o abençoar.

 O “bem disposto” está sempre alegre, nada lhe atemoriza, acorda sempre animado, todos os dias seu coração está em festa, desfruta do banquete da alegria. Esta sensação de felicidade, bem estar e ânimo do “bem disposto” não depende da sua situação financeira, não depende do dinheiro que possui ou não possui, não depende da saúde que tem ou não tem, não depende do emprego que tem ou não tem, não depende de estar casado ou estar solteiro, não depende de nenhum relacionamento humano próximo a ele, não depende de nenhum recurso material, emocional ou qualquer situação de bem estar que esta vida possa lhe proporcionar.

O “bem disposto” é uma pessoa diferenciada, sempre feliz, alegre, não vive sua vida pelas circunstâncias “boas” ou “ruins” ao seu redor, vive sua vida na alegria de uma única pessoa que o faz muito feliz, uma pessoa que o transforma dia após dia, uma pessoa que caminha ao seu lado, uma pessoa que não o deixa sozinho enfrentar as dificuldades da vida, e esta pessoa que muda o seu interior e o faz muito feliz é Jesus Cristo.

Jesus Cristo é a pessoa que transformou a vida de alguém que era “oprimido“, alguém que era muito infeliz, alguém que vivia preso em seus problemas, em suas dificuldades, alguém que a vida tinha perdido o sabor, alguém que a vida tinha perdido o sentido, em alguém “bem disposto”, alguém que caminha dia após dia feliz, muito feliz porque tem Deus habitando em seu coração, não caminha sozinho, caminha na alegria de ter Jesus Cristo ao seu lado. O “bem disposto” é uma pessoa abençoada e abençoadora vivendo a vida na sua simplicidade, desfrutando das alegrias que Deus concede para seu coração.

O “bem disposto” é feliz hoje. O “oprimido” espera um dia ser feliz.

carater

Reflita: Que tipo de vida tenho vivido: a do “oprimido”, ou, a do “bem disposto”? Espero um dia ser feliz ou sou feliz hoje? Jesus Cristo pode transformar sua vida de problemas diversos, “opressão” e tristezas constantes, em uma vida de alegrias, paz no coração, ânimo e “disposição permanente. A vida é uma festa, um milagre de Deus para nós, viva sua vida dependendo de Deus, crendo em Jesus, caminhando com Jesus Cristo que te fará muito feliz hoje e para todo o sempre!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *