Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O sacrifício

O SACRÍFICIO

“Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria.”
Salmos 51:16

Precisamos entender o significado dos versículos bíblicos, não isoladamente, mas dentro de um contexto maior (cultural, histórico, geográfico, linguístico (línguas originais aramaico, hebraico e grego), bem como a própria Bíblia, o que ela nos apresenta e no seu todo, ela não se contradiz. Lendo, isoladamente, este versículo poderemos, erroneamente, entender que Deus não receberia adoração por meio de holocaustos. Porém, no Antigo Testamento é apresentado, claramente, o sistema sacrificial, dado por Deus a Moisés, que prescrevia a morte de animais para propiciação de pecados (morte de um animal que era sacrificado para obter o perdão de Deus) de um israelita quando este se afastava do Criador.

sacrificio-de-louvores5

O salmista Davi, no Salmo 51:16, está na realidade nos alertando para a importância da integridade do nosso coração em buscar a Deus e obedecer sua Palavra, fugindo das tentações, evitando o pecado. No Antigo Testamento, o pecado cometido era perdoado por Deus, através do sacrifício de um animal, prescrito na lei mosaica, e este ato era aceito por Deus, como oferta pelo perdão cometido por alguém.

Davi quando diz que Deus não se agrada de holocaustos está enfatizando o fato que a sinceridade e a obediência a Bíblia (Palavra de Deus) são condições necessárias para podermos agradar a Deus, glorificar a Deus. Neste sentido é melhor obedecer e agradar a Deus do que oferecer sacrifícios de forma irresponsável, pecando voluntariamente, ou, não se preocupando em fugir do pecado e do que desagrada ao Criador.

Outro texto esclarecedor é 1 Samuel 15:22: “porém, respondeu: “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.”.

No Novo Testamento, Deus enviou Jesus Cristo para morrer uma única vez pela humanidade, se fazendo ovelha e sacrifício perfeito, como ovelha sem mácula, sacrificando-se pelo pecado de todos os homens, para que por esta Graça (este favor imerecido) possamos receber a salvação em Cristo Jesus e a vida eterna com Deus.

animation11

Desta forma, a partir da vinda de Jesus Cristo, não precisamos realizar nenhuma oferta, sacrifício para agradar a Deus e obtermos perdão Dele. Jesus Cristo é a dádiva de Deus para perdoar a humanidade decaída e que vive longe do Criador pelo pecado de nossos primeiros pais (Adão e Eva).

Nossa salvação depende de Deus e não de nós, ou do que possamos fazer para alcançá-la.

O que Deus espera de nós hoje?

Que possamos, com um coração quebrantado e sincero, reconhecermos que por mais que nos esforcemos, não seremos salvos pela nossas próprias obras de justiça, não seremos salvos pelo que realizarmos para Deus. A nossa salvação depende de crermos neste sacrifício de Jesus Cristo em nosso favor. A nossa fé é apresentada a Deus sem precisarmos oferecer nada para Ele em troca, a nossa fé é uma fé de mãos vazias“. Esta é a fé que Deus espera de nós, Ele não quer receber nenhum sacrifício nosso, nenhuma ação nossa para obtermos a salvação.

Parece fácil, mas a Bíblia nos informa que muitos não receberão a Cristo de forma simples e sincera em seu coração. Muitas pessoas não entenderão a mensagem de salvação e acharão que devem fazer algo para obter a sua própria salvação. Quando uma pessoa tenta realizar a sua própria salvação (se fazendo por merecê-la), certamente, está desprezando o sacrifício perfeito, histórico e único (que não se repete, já está consumado) de Cristo morrendo em seu favor, derramando seu precioso sangue em seu favor.

jesus_crucificado

Não despreze a salvação de Jesus Cristo em seu favor. Creia em Jesus Cristo e não diga “não” para seu sacrifício e morte, realizada em seu favor.

Não tente fazer nada para obter sua salvação, apenas creia em seu sacrifício em seu lugar.

Somos salvos unicamente por Cristo morrer em nosso favor quando nós ainda nem existíamos neste mundo. Precisamos apenas reconhecer Jesus Cristo em nossas vidas, crendo nele.

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;
não por obras, para que ninguém se glorie.”
Efésios 2:8,9

Graça significa favor imerecido. Jesus Cristo é o favor (que não merecemos) pelo amor de Deus em nossa direção:- crendo em Jesus estamos salvos e ligados com Deus para sempre.

deusejesus

Se rejeitarmos a salvação de Jesus Cristo estaremos automaticamente condenados por Deus.

Se crermos em Cristo, certamente desejaremos segui-lo, realizarmos a vontade de Deus, seremos transformados pela ação de Deus em nossa vida, em nosso comportamento, mas ainda assim continuaremos sendo pecadores, dependendo, dia após dia, de Deus para vencermos as tentações. Nos arrependendo daquilo que desagrada a Deus e procurando glorificar a Deus com nossas vidas.

Por sermos salvos gratuitamente por Deus:- desejaremos agradá-lo, seremos submissos a Ele, libertos dos nossos pecados (pelo perdão de Deus por meio de Cristo), livres da culpa do pecado nos aproximaremos de Deus, receberemos paz em nossos corações, vida plena nesta existência e eterna com Deus quando deixarmos este mundo.

Reflita: Seja livre da consciência da culpa do pecado. Seja livre de preceitos humanos, ensinos religiosos que te sufocam, escravizam, o obrigando a realizar atividades, apresentar relatórios, participar de eventos, realizar boas obras para você “contribuir” para sua própria salvação. A Bíblia propõe que a nossa salvação é concedida gratuitamente, única e exclusivamente por Jesus Cristo que morreu em nosso favor (sem fazermos nada para merecê-la). Nenhuma religião, nenhum homem, nenhuma mulher deste planeta poderá te aproximar do Criador, apenas Jesus Cristo que morreu em seu favor, mais ninguém. Hoje é o dia de sua salvação, receba Cristo, Deus está te chamando para uma nova vida, a chama da salvação está tocando em seu coração, um novo nascimento diferente de tudo o que você experimentou. Pense nisto: sua salvação depende de Deus e não de você. Deus está chamando para sua salvação:- dada pelo sacrifício substitutivo de Jesus Cristo em seu lugar.

Deus te abençoe em Cristo Jesus.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *