Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A ansiedade

A ANSIEDADE

“Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.”
Salmos 94:19

 O salmo 94 registra os justos clamando pela justiça de Deus. Muitas vezes desejamos que Deus assuma nossas causas pessoais, realizando a nossa visão de justiça humana que é diferente da justiça divina (a justiça de Deus inclui o perdão, misericórdia e amor). Na época que o texto foi escrito os israelitas haviam recebido ordens de ajudarem os órfãos, as viúvas e também receberem bem os estrangeiros, mas eles percebiam que os ímpios não cumpriam estas ordens.

Estas eram as preocupações dos israelitas que os deixavam chateados e clamando por justiça, ao verem algumas pessoas (ímpios) não abençoando os necessitados e àqueles que vinham de outras nações e precisavam de ajuda.

Vivemos hoje em um tempo de muita agitação e pressões diárias. Se olharmos nosso comportamento com as preocupações deste homem descrito neste salmo, veremos que somos comparativamente mais egoístas e dificilmente ficaríamos tão indignados por causa do que acontece ao nosso redor, quando esta indignação não nos atinge. Nossa mente e preocupação está ligada com nossa própria sobrevivência.

O mundo mudou mas continuamos ansiosos, diariamente passam pela nossa mente um turbilhão de pensamentos que nos preocupam, situações que imaginamos e que nos deixam angustiados e na maior parte das vezes estas preocupações com o futuro não se concretizam e sofremos por antecedência com algo que pensamos que irá acontecer e não acontece.

ansiedade_2

A psicologia chama esta sensação de ansiedade e este desconforto mental está destruindo pessoas. Vivemos imaginando situações ruins, negativas em relação ao nosso futuro. Criamos cenários fantasiosos. Temos uma percepção errada da realidade e sofremos com algumas circunstâncias imaginárias que não temos controle sobre elas.

Muitas pessoas acabam desenvolvendo distúrbios que são identificados como “transtornos de ansiedade” e são: Síndrome do Pânico, Fobia Específica, Fobia Social, Estresse Pós-Traumático, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Distúrbio de Ansiedade Generalizada e aí nestas situações de descontrole emocional, onde uma doença psicossomática já se desenvolveu, deverão procurar ajuda médica especializada.

crise-de-ansiedade-769x457

A Bíblia registra no Salmo 94:19 que quando o salmista se encontrava neste estado de ansiedade ele buscava em Deus o consolo para aliviar a sua alma. Jesus também nos alertou no evangelho de Mateus 6:33,34:  “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”.

Quando desenvolvemos uma vida espiritual com Deus, encontraremos nos exemplos de nosso passado, nas respostas de orações que recebemos a certeza que Deus nos ama e responde às questões que nos preocupam.

Jesus nos ensinou quando estivermos com estas preocupações aflorando nossa mente (com este medo do futuro incerto, de algo desconhecido que poderá ou não acontecer) para buscá-lo. Poderemos encontrá-lo na comunhão diária com sua Palavra, na entrega dos nossos anseios e circunstâncias que nos atemorizam, orando e entregando para Deus cuidar.

luta-continua

Mais importante do que termos todas as respostas que precisamos hoje é termos quietude e paz em nossos corações e desta forma, com uma mente equilibrada, poderemos ter condições de trabalhar, lutar pelos nossos ideais, sabendo que não estamos sozinhos nesta batalha diária.

 De forma prática, se algo preocupa teu coração faça uma oração, coloque teu pedido para Deus, dizendo para o Criador “Deus Todo-Poderoso te agradeço pela minha vida, entrego para o Senhor me ajudar: esta situação que está me incomodando, te agradeço em nome de Jesus, Amém.

orandoapalavra011-e1446364011734

Deus espera que você tenha um relacionamento pessoal com Ele. Vivendo com Deus, você poderá desfrutar desta comunhão diária e receber a paz em seu coração.

Reflita: O que incomoda o meu pensamento? Como está minha vida? Descanso minha mente em Deus? Que você possa descansar sua mente em Deus. Se sua ansiedade já está fora de controle e se tornou em uma doença, não tenha medo de buscar ajuda médica especializada. Buscando a Deus em comunhão diária teremos paz com Deus, viveremos na segurança do Senhor, acalmaremos nosso coração no meio da tempestade.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *