Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A circunstância

 A CIRCUNSTÂNCIA

 “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.”
1 Tessalonicenses 5:18

cricunstanciasdavida

 O apóstolo Paulo, em conformidade com os ensinamentos bíblicos dos evangelhos que estavam enraizados em seu coração e totalmente inspirado pelo Espírito Santo de Deus, escreve aos cidadãos de Tessalônica em um tom de ordenança para agradecerem a Deus em todas as circunstâncias.

gratitude-1

Como cristãos reconhecemos a Soberania de Deus em nossas vidas, em todos os momentos que vivenciarmos, quer em momentos bons e agradáveis, quer em momentos ruins e indesejáveis, momentos que passamos e que não esperávamos passar. Não ficaremos questionando Deus sobre o porquê de passarmos por determinado acontecimento, mas seremos gratos sempre ao Criador, todos os dias de nossa existência em qualquer situação vivida.

making-gratitude-part-company-culture

A gratidão diz respeito sobre quem Deus é para nós e não à situações favoráveis ou desfavoráveis que estivermos vivenciando. Caminharemos pela fé no Salvador de nossas almas e seremos gratos primeiramente pela vida que temos através de Jesus Cristo, que morreu de forma substitutiva em nosso lugar, nos concedendo um novo nascimento neste mundo e vida eterna com Deus quando nosso tempo aqui se findar. Depois diariamente agradeceremos a Deus por estarmos vivos e enquanto estivermos vivos sempre há esperança, sempre existirão possibilidades da ação de Deus sobre nossas vidas, mesmo em circunstâncias que aparentemente não entendemos, ou não fazem sentido para nós no momento presente.

Portanto, agradeça sempre! Seja grato a Deus por tudo!

gracadedeusnatal

 Neste relacionamento pessoal que desenvolvemos com Deus, dependeremos Dele em cada dia, seremos submissos à Sua Vontade sobre nós e a todos os acontecimentos que vivenciarmos. Não caminharemos sozinhos, caminharemos sempre na comunhão com o Eterno e na caminhada diária, certamente agradeceremos por estarmos vivos, mesmo que estivermos passando por algum momento de enfermidade, poderemos agradecer a Deus pelo momento de dificuldades e ao mesmo tempo pedirmos o seu socorro e cura.

ar-784x400-orando-pelos-doentes

O Novo Testamento nos ensina sobre estas questões de convivência com o sofrimento e circunstâncias não esperadas:

  1. O evangelho veio até nós pelo sofrimento: o evangelho em sua essência é a história da morte e sofrimento de Jesus Cristo para que nós pudéssemos ter vida. Sem a morte de Cristo não teríamos vida eterna. O sofrimento de Jesus produz vida em nós que cremos em seu sacrifício e poderemos ser gratos ao Criador pela vida que Ele nos proporcionou em uma situação aparentemente não compreendida por milhões de seres humanos que rejeitam Cristo e a Salvação providenciada por Deus. Jesus explicou a sua missão no evangelho de Lucas, entrando numa sinagoga em Nazaré num dia de sábado e lendo o profeta Isaías, dizendo: em Lucas 4:18,19: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”se referindo a Isaías 61 de 1 a 2, onde a escritura registra este mesmo texto. A morte de Cristo nos traz esperança e vida eterna, nos liberta do nosso pecado, restaura a nossa visão para podermos enxergar o Eterno, nos liberta da opressão deste mundo decaído. Então, somos gratos a Deus porque através do sofrimento de Cristo, Deus nos salvou, Deus nos libertou deste mundo e nos religou aos céus.
  2. A experiência da cruz: torna-se necessário a negação do nosso próprio eu, daqueles desejos que tínhamos quando não o conhecíamos. Quando nos encontramos com Cristo (de forma espiritual, tendo um encontro com Ele), estaremos entregando nossas vidas para Ele cuidar, caminharemos vivendo a sua realidade de vida, o seu modelo de fé. Perderemos parte de nossa vida aos olhos humanos, porém Deus nos conduzirá para caminhos abençoadores, outras possibilidades nesta existência que nos trarão sempre sua paz e que certamente, se não estivéssemos com Ele, não experimentaríamos estas bençãos advindas de situações que aparentemente são ruins, mas que um dia farão sentido para nós. Então, somos gratos a Deus, porque através de uma vida de discípulos de Jesus, enfrentaremos diversas situações adversas neste mundo por crermos Nele, mas todas as circunstâncias que vivenciarmos neste sentido, nos permitirão alcançar maturidade espiritual, uma comunhão intensa com o Senhor de nossa vida.
  3. O Senhorio de Cristo e as misericórdias de Deus: em função do nosso chamado, da entrega total e sem reservas de nossa vida para Deus, através de Cristo Jesus, como Senhor de nossas vidas poderemos usufruir do amor, da bondade, das misericórdias de Deus em nosso favor. O livro de Hebreus ensina sobre este fato em Hebreus 4:15-16: “pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade”. Então, somos gratos a Deus sempre, mesmo passando por momentos difíceis e inesperados porque temos a confiança que a misericórdia de Deus será revertida em nosso favor no momento que necessitarmos. Para isto, basta termos uma vida de relacionamento e comunhão com Deus em oração.

oracaomulher

Reflita: Já orei e agradeci a Deus no dia de hoje? Vivo reclamando de tudo e de todos, ou reconheço que Deus está permitindo que eu enfrente a situação que vivencio para me ensinar algo novo? Agradeço a Deus sempre, em qualquer circunstância? Quando seguimos a Cristo (observando à Vontade Soberana de Deus sobre nós), teremos coragem para enfrentarmos os problemas adversos e poderemos usufruir das misericórdias e paz do Senhor, enquanto não recebermos a solução para o que nos perturba. Seja grato sempre, mesmo não entendendo o porquê de estar passando por determinada situação.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *