Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A ética

A ÉTICA

“pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”.
Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês.
Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,
mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,
conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.
Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus. Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.
Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.
1 Pedro 1:16-23

etica_10112017172336

A palavra ética tem origem no termo grego “ethos”, que quer dizer “bom costume” ou “aquele que possui caráter”.  Estamos nos últimos dez anos presenciando uma série de escândalos na política e no governo de nosso país. Líderes que deveriam zelar pela nação, dando o seu exemplo de trabalho e contribuição para o crescimento do país, infelizmente possibilitaram (através do seu comportamento corrupto e má gestão pública, de desvio de dinheiro para fins de enriquecimento pessoal) um estado de caos em todas as áreas para o Brasil. Estes comportamentos quase destruíram uma nação.

O pecado é aquilo que desagrada a Deus, poderemos agradá-lo nesta vida com nosso comportamento adequado ou não agradá-lo. Poderemos estar ligados com Deus (em seus valores, glorificando a Deus com nosso interior, com nosso comportamento, respeitando a Ele e ao nosso semelhante, promovendo a paz e a igualdade entre os homens, o respeito pelos direitos de cada ser humano) ou não estarmos com Deus. Poderemos viver para sua Glória (Glória de Deus), ou para nosso próprio orgulho e “glória passageira” nos valores miseráveis que este mundo oferece, nos valores materiais, no sucesso de uma vida vazia e que não tem tempo para Deus.

 A palavra de Deus nos chama a atenção para as questões da ética cristã que devem ser encaradas por nós, que fomos no passado pecadores e vivíamos nas trevas de uma vida longe de Deus, com muito maior seriedade do que entendermos ética de uma forma comum e humana, ou de seguirmos um código de ética criado por uma religião, ou por uma empresa e organização humana, como deveria ser a ética na vida dos nossos políticos.

codigoeticahumano

O apóstolo Pedro nos exorta para uma nova realidade:- a busca da santidade e de uma vida de temor e respeito aos valores de Deus. E estes valores não são regras escritas em um cartão colocado na mesa de nosso trabalho, ou na geladeira de nossa casa. Estes valores estão escritos na Bíblia Sagrada, o manual da ética de Deus para a vida daqueles que Ele Deus escolher para segui-lo e servi-lo e serão também escritas em nosso interior, em nosso coração, quando entregarmos nossa vida para Deus, através de Jesus Cristo.

eticacrista

 Pedro destaca alguns pontos importantes neste viver ético, neste viver santo e separado deste mundo corrompido pelo pecado e que vive como se Deus não existisse, relembremos estes pontos da ética cristã, sob a ótica do Criador:

  1. Fomos redimidos de nossa maneira vazia de viver (vida sem Deus) pelo sangue de Cristo:- A Bíblia registra que Cristo também é Deus, conhecido antes da fundação do mundo, tendo a mesma essência divina de Deus Pai, cumprindo o papel de Deus Conosco, se encarnando no tempo e no espaço há dois mil anos para que pudéssemos ter relacionamento pessoal com Deus. Sem Cristo (Deus Filho) não existe vida e relacionamento com Deus (Deus Pai).
  2. Nossa purificação não é realizada por um ato que dependa de nós mesmos:- “Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade”, a nossa purificação, a nossa mudança de comportamento no sentido ético de Deus é podermos crer em Jesus, o Filho Unigênito de Deus Conosco e a partir desta crença, desta obediência a Deus, crendo que Jesus morreu em nosso favor, de forma substitutiva em nosso lugar, perdoando todos nossos pecados, sem nós merecermos este fato, nem se fazendo por merecê-lo, então Deus entra em nosso coração, em nosso interior e um milagre acontece, o maior milagre que poderemos experimentar nesta existência, a presença do Espírito Santo de Deus em nossas vidas mortais. Estabelecemos em Cristo uma comunhão diária com o Eterno. Crendo em Cristo, estabelecemos um relacionamento pessoal com Deus. A luz de Deus nasce em nossas vidas.
  3. Fomos regenerados por meio da Palavra de Deus viva e permanente:- Deus nos deixou sua Palavra escrita, a Bíblia Sagrada inspirada por Ele, completa em todos os seus ensinamentos, em seus valores morais, éticos, espirituais que são a verdade para a humanidade decaída e que vive longe da Presença de Deus. Deus permitiu que a verdade Dele para o mundo pudesse ser encarnada no tempo e no espaço e nos visitasse, quando Jesus (“Deus é a nossa salvação“) cumpriu as profecias messiânicas do profeta Isaías e se tornou o Cristo, o Messias Prometido por Deus. Jesus Cristo nos abençoou, nos regenerou, nos mostrou o caminho a seguir. Jesus Cristo é a verdade de Deus para nosso interior. Jesus Cristo transforma o nosso comportamento, quando o seguimos pelo caminho desta existência, promovendo vida em nosso interior e relacionamento pessoal com o Eterno. Somente Jesus Cristo, agindo em nossos corações, agindo em nossa mente e pensamento, poderá nos mostrar o caminho a seguir em cada momento de nossas vidas. Somente a ação de Jesus poderá nos orientar nas melhores decisões e direções a trilhar nesta existência.

cristonosmostraocaminho

Somente Jesus Cristo poderá modificar o seu comportamento pecaminoso, somente Jesus Cristo poderá resgatá-lo da corrupção de uma vida sem a Presença de Deus. Quando estamos com Cristo, caminharemos diariamente na estrada da santificação, na busca contínua pelo comportamento de Cristo, agindo através de nossas vidas, agindo através de nosso comportamento. O modelo de maturidade é Jesus e nossa ética é firmada na Palavra de Deus, em uma vida de seguidor de Cristo, em uma vida de busca pela comunhão com Deus.

jesus-a-palavra-de-deus

Sermos éticos é apresentarmos o comportamento de Cristo através de nossas atitudes.

Reflita: Meu comportamento é ético? Deus mora em meu coração? Vivo neste mundo, mas separado das coisas que desagradam ao Criador? Glorifico a Deus com meu estilo de vida? Ainda é tempo de podermos ser regenerados pelo sangue precioso de Jesus Cristo, ovelha sem manchas, sem defeito, conhecido antes da fundação do mundo (porque Ele é Deus e criou o mundo pelo poder de Sua Palavra (João 1:1)). Desfrute Deus de forma plena em sua vida. Tenha um encontro com o Eterno através de Jesus. Reescreva a história de sua vida com um comportamento ético baseado na Palavra Escrita de Deus (A Bíblia Sagrada), baseado na presença Santa do Espírito de Deus, habitando seu coração quando você entrega sua vida para Jesus Cristo. Tenha paz, seja feliz com Deus!

Pr. Luiz Francisco Contri

 

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *