Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O acontecimento

O ACONTECIMENTO

“Quando vocês estiverem sofrendo e todas essas coisas tiverem acontecido com vocês, então, em dias futuros, vocês voltarão para o Senhor, o seu Deus, e lhe obedecerão. Pois o Senhor, o seu Deus, é Deus misericordioso; ele não os abandonará, nem os destruirá nem se esquecerá da aliança que com juramento fez com os seus antepassados.”
Deuteronômio 4:30,31

angustiahomem

Nossa vida é construída, por momentos corriqueiros, a que chamamos de cotidiano, onde um dia vai e outro vem, num ciclo continuo. De vez em quando somos surpreendidos por momentos desejáveis, esperados, momentos especiais que nos trazem felicidade momentânea e uma sensação de bem estar, em outros dias a realidade da vida, a dureza que nos é imposta, nos trazem sofrimento, angústias, preocupações. Normalmente, quando tudo está correndo bem em nossas vidas, temos dificuldades de pensar em Deus de forma espontânea. Acontecimentos inesperados, que nos trazem alguma preocupação, são permitidos por Deus como algo pedagógico,  possibilitando a nós se voltarmos para o Criador e desejarmos obedecer a sua Palavra.

As descrições bíblicas sobre o povo israelita nos apontam para um povo inconstante, diante da realidade de um Deus tão presente em seus caminhos. Apesar dos cuidados de Deus e do seu grande líder Moisés, em algumas oportunidades, o povo se desviava das orientações concedidas pela lei mosaica e trilhava caminhos que desagradavam a Deus.

Em nosso dia a dia, apesar de desejarmos seguir os caminhos de Deus, muitas vezes temos em nosso próprio ser a possibilidade de pecarmos e estarmos fazendo coisas que desagradam ao Criador. Deus espera que tomemos uma decisão definitiva em sua direção. E, em muitos casos, particularmente em nossa vida pessoal nos comportamos como o povo israelita, com esta inconstância, desprezando Deus e seus ensinamentos quando a nossa vida vai bem. Outras situações, nossa própria personalidade, aquilo que somos em essência, nosso “eu” continua vivo e mesmo crendo em Deus, por intermédio da Graça Salvadora de Jesus Cristo, ainda assim, somos impulsivos, ansiosos, muitos vezes precipitados, nervosos, com um temperamento que precisa ser transformado.

Deus conhece o nosso interior e sempre há esperança de transformação quando humildemente aceitamos os acontecimentos e sofrimentos que poderemos vir a passar nesta existência. Nem tudo que aparentemente é ruim ao nosso olhar humano, e que no momento presente nos tire da nossa zona de conforto e bem estar, será algo que não seja bom lá na frente. Existem propósitos e permissão de Deus em situações inesperadas e indesejadas para nós.

3911501 - despair

O importante é a partir desta orientação bíblica, fornecida por Moisés ao povo israelita, entendamos que o sofrimento é possível por um acontecimento que estamos enfrentando, conforme o alerta dada para aquele povo: “Quando vocês estiverem sofrendo e todas essas coisas tiverem acontecido com vocês, então, em dias futuros, vocês voltarão para o Senhor, o seu Deus, e lhe obedecerão”

Vida cristã é vida de enfrentamento e convivência com todo tipo de circunstâncias  Enfrentamento de situações diversas (normais, boas ou ruins).

 Quando um acontecimento lhe proporcionar “sofrimento” reflita neste texto, preciso intensificar minha comunhão com Deus, preciso sinceramente fazer uma análise espiritual de minha vida e ver se estou realmente andando nos caminhos traçados por Deus para minha existência, ou se continuo andando nos caminhos de uma vida sozinha e que não deseja se entregar para o Criador. Moisés informa que o “sofrimento” pode ser algo pedagógico e fazer o povo obedecer a Deus.

 Deus é um Deus misericordioso que não nos olha segundo os nossos defeitos e sempre existe esperança de renovação de vida para aqueles que desejam seguir a Cristo, para aqueles que desejam mudança de vida.

Não espere chegar o dia do sofrimento para tomar uma decisão na direção de Deus. Não espere ser incentivado para buscar soluções espirituais, somente a partir de situações ruins em sua vida. Deus te ama e espera que você o busque, obedecendo sua Palavra, a Bíblia Sagrada, tendo prazer em estar em comunhão diária, mesmo quando as situações de sua vida estiverem dentro de uma normalidade.

luta-continua

Porém, se hoje você está vivendo um acontecimento indesejado, sofrendo angústias e preocupações desnecessárias, então, acalme seu coração, busque a Deus. Sempre há esperança, paz e renovação de vida quando entregamos nosso interior para Deus cuidar.

Reflita: Vivo oscilando entre dois mundos: o material e o espiritual. Já pensei em entregar minha vida para Deus cuidar, mas ainda não tomei esta decisão por medo do que as pessoas venham a pensar sobre minha pessoa. Não olhe para o mundo, não se preocupe com o que os outros irão pensar de você. Pense que Deus abençoa aqueles que fazem uma aliança eterna com Ele, através de Jesus Cristo. Pense que no dia do sofrimento, somente Deus poderá te ajudar. Pense que no dia de uma acontecimento indesejado, o melhor amigo será sempre Jesus.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *