Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O cordeiro

O CORDEIRO

“No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” João 1:29

o-cordeiro-de-deus-que-tira-o-pecado-do-mundo

Desde o primeiro pecado, a desobediência ao Criador trouxe o derramamento de sangue. Quando Adão e Eva pecaram, Deus matou animais para “cobrir” sua vergonha (Gênesis 3:21). Na época dos patriarcas eram realizados sacrifícios de animais pelo pecado (Jó 1:5; 42:8). Deus apresentou a lei para Moisés e desta forma os israelitas, obedecendo a lei, realizavam sacrifícios de animais que incluíam o derramamento de sangue (Levítico 6:30). Estes sacrifícios foram permitidos por Deus, porém o livro de Hebreus 10:8, informa: “Sacrifícios, ofertas, holocaustos e ofertas pelo pecado não quiseste, nem deles te agradaste“, faz uma referência ao Antigo Testamento ao Salmo 40:6.

Com a vinda de Jesus Cristo, Deus aboliu os sacrifícios realizados durante a lei e nos informa: “Então acrescentou: “Aqui estou; vim para fazer a tua vontade”. Ele cancela o primeiro para estabelecer o segundo.
Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.” Hebreus 10:9,10.

Através da Nova Aliança proposta por Deus, pelo sacrifício único, perfeito e eficaz de Jesus Cristo (que não se repete, foi realizado historicamente no tempo e no espaço aqui na Terra),  obteremos perdão de pecados: “Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seus corações e as escreverei em suas mentes”; e acrescenta: “Dos seus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais”.Hebreus 10:16,17

João Batista ao ver Jesus Cristo se aproximando disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”.

Cristo é o Cordeiro anunciado por Deus para a humanidade. O título “O Cordeiro de Deus” concedido para Jesus refere-se ao seu sacrifício voluntário e substitutivo realizado em nosso favor (de forma gratuita, sem merecermos este sacrifício ou realizarmos algo para o merecer) para propiciar perdão pelos nossos pecados. Pelo sofrimento e morte de Jesus, nós que anteriormente éramos merecedores da ira e morte dada por Deus a toda a humanidade, crendo em Cristo e neste sacrifício realizado em nosso favor, obteremos a segurança da vida eterna com Deus.

jesus-e-o-cordeiro-pascal

No seu nascimento o evangelho de Lucas registrou qual era a missão de Jesus Cristo: “Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.” Lucas 2:11

O apóstolo Paulo testemunha também de Jesus Cristo, como nosso Salvador, como nosso Redentor: “Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,
pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus”Romanos 3:21-24.

 O objetivo da Redenção de Cristo é o mundo. Jesus Cristo no evangelho de João 4;41,42, foi reconhecido como o Salvador do mundo: “E por causa da sua palavra, muitos outros creram. E disseram à mulher: “Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo“.

Jesus após cumprir sua gloriosa missão entre nós, se despediu dos onze apóstolos e lhes disse: “Os onze discípulos foram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes indicara. Quando o viram o adoraram; mas alguns duvidaram. Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Mateus 28:16-20

Jesus cumpriu sua missão e nos oferece sua maravilhosa Graça (favor imerecido) para que crendo Nele, possamos viver em comunhão com Deus. Jesus também nos promete estar conosco até o fim dos tempos.

Reflita: Este mundo é um território passageiro, inóspito e totalmente desconhecido. Um dia todos nós partiremos daqui. Deus, através do sacrifício de Cristo em nosso favor, nos oferece vida nesta existência e vida eterna com Deus quando nosso tempo se findar. Jesus promete estar conosco até o fim dos tempos. Creia em Cristo. Creia no Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Receba vida plena nesta existência e eterna com Deus.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *