Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O encontro

O ENCONTRO

Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade.
Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos.
Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali.
Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria.
Todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’ “.

Lucas 19:1-7

zaquel-na-arvore1

Jesus atraia para perto de si uma multidão de pessoas que de alguma forma haviam recebido alguma boa notícia a respeito dos seus encontros e os milagres realizados, bem como a transformação produzida na vida de quem o encontrava.

Na sociedade israelita os publicanos eram as pessoas que cobravam os impostos nas províncias ligadas ao domínio do Império Romano. Eram detestados pelos judeus e muitas vezes envolviam-se em corrupção cobrando das pessoas além do que deveriam. E sofriam um grande repúdio da casta religiosa dos fariseus.

Zaqueu era chefe dos publicanos, possuía baixa estatura. Era considerado um homem rico, mas um homem que não era muito bem visto pelos moradores de Jericó, pois incomodava a população com a cobrança realizada por ele.

Ninguém ficava indiferente a visitação realizada por Jesus, doentes espirituais, doentes físicos, doentes mentais, doentes emocionais, pessoas endemoninhadas eram colocadas pela população por locais onde Ele passava. Pessoas de diversas classes sociais queriam ver o Mestre de perto. A presença de Jesus impactava as pessoas de sua época e todos queriam tocá-lo, encontrá-lo, ouvir o que Ele ensinava.

Zaqueu sabia que em função da sua pequena estatura e da quantidade de pessoas que estavam ao seu redor, não seria possível ver Jesus. Zaqueu impulsionado pelo seu desejo de poder ver Jesus passar, então subiu em uma figueira e lá de cima ele tinha certeza que teria um visão privilegiada.

O que Zaqueu não esperava é que Jesus ao passar pela figueira olharia para cima, pronunciando o seu nome, dando uma ordem para ele descer rapidamente, pois queria estar com ele em sua casa.

A história de Zaqueu não seria mais a mesma, pois Jesus, o Salvador o resgatou no meio da multidão e foi se relacionar pessoalmente com ele em sua casa. Que encontro maravilhoso:- o encontro de Zaqueu com Deus.

multidao

A partir do encontro de Zaqueu com Jesus, vamos extrair algumas preciosas lições e aplicá-las em nossas vidas:

  1. Não importa quem nós somos, nem a gigantesca população do planeta. Deus nos conhece e nos chama pelo nome no meio desta multidão de moradores. Jesus não discriminava pessoas. Ele buscava pecadores e Zaqueu era um deles naquela oportunidade a ser visitado pelo Mestre.
  2. Você pode até não saber como se aproximar de Deus, porém se você manifestar esta intenção de querer conhecê-lo melhor, então Jesus virá ao seu encontro para resgatá-lo das trevas, para resgatá-lo de uma vida vazia e longe de Deus. Manifeste o seu desejo de encontrá-lo, quer pronunciando o nome precioso de Jesus, quer pensando nele em sua mente, quer entregando seu coração para Ele cuidar, a partir de uma oração sincera de entrega da sua vida para Deus.
  3. Quando você tiver um encontro pessoal com Jesus Cristo, tudo ficará diferente, seus pecados serão perdoados imediatamente, a salvação entrará em sua vida, você terá prazer de conviver espiritualmente com Cristo em sua casa. A partir deste encontro pessoal você poderá contar com Jesus como seu melhor amigo, ele transformará gradativamente o seu interior, tudo mudará ao seu redor, você nascerá do Espírito de Deus, uma nova vida começará a existir. Você começará a sonhar e ter prazer de estar na presença de Deus. Você não terá mais medo da morte, pois a morte significará para você a passagem imediata para a vida eterna. A paz de Jesus Cristo que muitos na multidão deste mundo ainda não podem experimentar, estará para sempre habitando sua vida. Você desfrutará de uma vida de confiança em Deus, uma vida de dependência de Deus, podendo experimentar respostas concretas de Deus para suas orações. Uma nova visão de mundo você terá. Zaqueu ao encontrar-se com Jesus resolveu abençoar aos pobres e restituir as pessoas que ele teria extorquido, pagando para elas quatro vezes mais o que ele havia cobrado além do que seria devido.

encontrocomjesus

Reflita: Eu já tive um encontro com Jesus Cristo? Deus te conhece no meio da multidão e quer te abençoar. Jesus morreu pelos seus pecados para você poder ter um encontro espiritual com Ele, renascendo das trevas para uma vida de luz, seguindo seus passos, podendo desfrutar do seu amor, recebendo salvação em sua vida, paz em seu coração e uma nova vida, com novos propósitos e motivações. Com Jesus você descobrirá a aventura de viver na presença de Deus. Deus te abençoe neste encontro com Jesus Cristo.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *