Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O evangelho

O EVANGELHO

 “Jesus foi por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas deles, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças entre o povo.”
Mateus 4:23

grego

Evangelho de forma simples significa “boas novas” ou “boas notícias”. Evangelho é a boa notícia, maravilhosa  notícia vinda dos céus, vinda de Deus para a humanidade decaída do primeiro século, vinda de Deus para a humanidade que continua decaída, sofrendo muito no presente século e que continua dando às costas para Deus.

Jesus Cristo, quando esteve aqui presencialmente, fisicamente e este foi o maior fato histórico da humanidade de todos os tempos, a presença do Emanuel, de Deus conosco encarnado entre nós, do Filho Unigênito de Deus Pai, Criador do Universo, presente entre nós, nascendo na Terra sem pecado, crescendo entre nós, se alimentando diariamente dos mesmos alimentos que nós nos alimentamos, entendendo como nós seres humanos se comportamos e como reagimos diante de nossos problemas humanos, quer sejam doenças físicas de sua época ou as doenças emocionais e síndromes psicossomáticas do mundo contemporâneo (Jesus continua curando o coração do homem e suas emoções nos dias de hoje, basta ter um encontro espiritual com Ele), e aí Jesus mostrou que era Deus conosco, Deus Filho, o Unigênito de Deus, curando pelo mesmo poder que Ele tem como Deus Pai, sendo Todo-Poderoso, como Deus Pai o é, conforme a Bíblia nos mostra claramente em textos como: Jesus lhes deu esta resposta: “Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz.” (João 5:19) ou ainda: “Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la.” (João 5:21).

Jesus também diariamente pregava as boas notícias da salvação eterna que somente Ele poderia dar para a humanidade ao cumprir sua missão entre nós, morrendo em nosso lugar, de forma substitutiva, na pior sentença de morte de sua época, que era a crucificação em um madeiro, onde Jesus ali, agonizou por três horas em nosso lugar, levando as culpas do pecado de todos nós, sofrendo para que eu e você, pudéssemos ser livres do pecado e termos acesso direto a Deus Pai.

cross-671379_640

Somente com Jesus Cristo habitando em nossos corações seremos livres do pecado reinante neste mundo. Somente com Jesus Cristo seremos libertos dos desejos carnais que nos levam para longe da presença de Deus em nossas vidas. Somente com Jesus Cristo teremos paz neste mundo em meio às tempestades da vida. Somente com Jesus Cristo teremos a certeza da vida eterna com Deus quando partirmos deste mundo.

Por onde Jesus passava ELE trazia esperança e paz, ele pregava as boas novas do Reino, anunciava Deus para a humanidade e a conexão (que através de sua vida) que permitiria aos seres humanos poderem se religar ao Criador do Universo.

 De vez em quando me lembro de um hino antigo que cantávamos na Igreja Presbiteriana quando era jovem, o Hino da Mocidade Presbiteriana. A estrofe deste hino fala muito ao meu coração, vou relembrá-la:

“Somos jovens num mundo velho
A pregar novos ideais
Do mesmo Evangelho
Que pregaram nossos pais.
O mundo muda, mas Cristo não!
Importa que preguemos a salvação!”

O mundo foi criado por Deus de forma perfeita, mas o mundo abandonou a Deus através da desobediência dos nossos primeiros pais. Vivemos neste mundo velho, este hino fala sobre este mundo perdido e decaído (que vive como se Deus não existisse). O hino fala do evangelho que cremos (o evangelho da Bíblia):- o mesmo evangelho e o evangelho que anunciamos é o evangelho da Bíblia que diz que Jesus Cristo veio para nos salvar através do seu sacrifício em nosso lugar, sem nós nos fazermos merecer por isto, de forma gratuita. Este evangelho chegou até nós pelos primeiros discípulos e apóstolos, que foram testemunhas oculares da presença de Jesus entre nós e que registraram estes fatos históricos nos quatro livros que denominamos como “evangelhos na Bíblia: Mateus, Marcos, Lucas e João e que também chegou até nós, pelos mártires da fé, que morreram para que estas palavras registradas na Bíblia pudessem continuar ecoando no coração da humanidade. E no decorrer dos séculos, Deus levantou homens e mulheres que usados como instrumentos do Criador foram comunicando a Bíblia e o evangelho até podermos ter esta preciosa mensagem, esta boa notícia que Deus nos salva, através do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário.

evangelho-primitivo

Recebemos estas palavras pelos nossos pais que pregaram este evangelho, ou talvez através de amigos, irmãos amados que nos evangelizaram. O importante é que o evangelho chegou até nós nos século XXI.

O mundo muda, mas Cristo não!

Quando Cristo esteve aqui entre nós, não existiam tantas religiões, Ele inclusive confrontou a religião judaica vigente em sua época, confrontando o que Ele pregava com sua própria vida e sabedoria divina, com o que os religiosos e mestres da Lei ensinavam.

Hoje, muitos tentam ser o porta voz de uma religião que leve o homem até Deus.

Somente o evangelho de Jesus Cristo, somente Cristo que morreu e ressuscitou pode te levar até a presença de Deus. Cristo não mudou. Depois que Ele veio, muitos surgiram usando indevidamente a religião em benefício próprio, ou pior deturpando e modificando o sentido de suas palavras originais, modificando os ensinos de Deus em benefício próprio.

evangelho

Cristo continua o mesmo. Cristo continua chamando pessoas perdidas dos quatro cantos da Terra para o Reino de Deus. Cristo continua proclamando vida para quem quiser mudar de vida.

Reflita: Jesus continua proclamando o evangelho da salvação eterna com seu exemplo de vida, com sua morte e ressurreição. Jesus está vivo e deseja morar em seu coração. Jesus está dizendo para você hoje: “EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA”. Ainda é tempo de você poder reescrever sua história de vida e viver na Presença de Deus nesta existência. Entregue sua vida para Jesus! Desfrute de Deus nesta existência e da paz que somente Cristo poderá lhe dar.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *