Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A reflexão

A REFLEXÃO

“Misericórdia, Senhor! Estou em desespero! A tristeza me consome a vista, o vigor e o apetite.
Minha vida é consumida pela angústia, e os meus anos pelo gemido; falta-me a força devido à minha aflição, e os meus ossos se enfraquecem.”
Salmos 31:9,10

 Passamos nesta vida por experiências amargas que marcaram nossa existência.

avidaplena

Davi registra neste salmo o sentimento do seu coração em relação às adversidades, e adversários que maltrataram sua vida, tanto fisicamente, quanto emocionalmente. Diante destes inimigos o salmista clama ao Senhor por socorro, utilizando-se de algumas expressões como “livra-me”, “salva-me”, “guia-me”.

Davi havia entregue sua vida para Deus cuidar, e sabia que poderia confiar totalmente suas petições ao seu Pai Celestial. Davi reconhecia que o Senhor Deus era seu refúgio, castelo forte, cidadela, rocha e fortaleza. No entanto, apesar da total união e dependência com Deus, Davi reconhecia situações em sua vida que estariam fora do seu controle, existiriam adversários que tramavam armadilhas contra ele às escondidas. Como ser humano igual a nós, Davi tinha medo e se refugiava em Deus que era a sua esperança no meio das lutas e tribulações.

Muitas vezes oramos, e pedimos para Deus nos livrar de situações indesejadas, mas como cristãos somos submissos à vontade de Deus, e o Criador nos permite passarmos por algumas circunstâncias difíceis. Situações e circunstâncias inesperadas que nos provocam medo, pavor, angústias, ansiedade, e muitas delas nos levam ao desespero, outras, até provocam tristeza e depressão.

Não somos super-heróis, mesmo em comunhão constante com o Senhor. O sentido pleno do evangelho é entendermos que temos um Salvador, e este é Jesus Cristo, nosso melhor amigo, e também nosso guia até a eternidade. Em Cristo, poderemos ter paz no meio das tempestades da vida, no dia da aflição, e também no dia que ficarmos surpreendidos por algo que não esperávamos acontecer conosco.

Importante pararmos, pensarmos e refletirmos sobre o significado da nossa vida, e também, sobre o que cremos, sobre o estilo de vida que levamos, sobre os sonhos e projetos que pensamos desenvolver.

life

Davi reconhecia Deus na sua agenda diária, e no versículo 14 e 15, deste Salmo 31, ele faz uma declaração de fé que deve ser também a nossa:Mas eu confio em ti, Senhor, e digo: “Tu és o meu Deus”.
O meu futuro está nas tuas mãos; livra-me dos meus inimigos e daqueles que me perseguem.”

 Se algo não está indo bem com você. Se a vida não caminha conforme você sonhou. Se crises e mais crises estão deixando você desesperado: – é tempo de voltar-se para Deus, buscar os recursos espirituais que Ele nos concede, através de uma vida de discípulo do Mestre Jesus Cristo. Viver cada dia na confiança que você não caminha sozinho, mas caminha seguindo ao Salvador, conduzido pelo Espírito Santo que age em seu coração.

Deus também nos permitiu recebermos ajuda médica e psicológica. Nem tudo que vivenciamos é espiritual. Precisamos entender à necessidade premente de estarmos conectados a Deus, mas se no viver diário, nas lutas e pressões extremas que vivenciamos no século XXI, você não estiver bem, lembre-se que Jesus Cristo (que realizou inúmeros milagres), escolheu um médico, Lucas, para caminhar ao seu lado, e ser seu discípulo. A medicina e os recursos da medicina também foram permitidos por Deus para nos ajudar na caminhada da vida. Deus poderá curá-lo de qualquer enfermidade, porém existem situações que as doenças vem em consequência do desgaste natural de nossa existência. Uma pessoa que chegou aos noventa anos de vida, certamente apresentará diversos problemas físicos (surdez, dificuldades para locomoção, etc), e talvez alguns problemas emocionais, decorrentes da sua longa jornada de vida, mesmo sendo uma pessoa que buscou a Deus.

resiliencia

Da mesma forma, todo ser humano, em qualquer idade está sujeito às doenças modernas (físicas, emocionais), decorrentes do desgaste provocado por uma mudança no padrão e estilo de vida da humanidade (alimentação, transporte, modo de trabalho, luta pela sobrevivência, mudança de hábitos em decorrência da tecnologia, advento da internet, uso de redes sociais, uso de aplicativos de mensagem, globalização, crise mundial). Hoje, tudo é exigido para ontem, ou seja, o mundo está cada vez mais acelerado, o que você desenvolvia pelo seu trabalho no passado, em um período de uma semana, hoje, com a tecnologia, talvez você seja exigido para realizar a mesma tarefa, em apenas um dia. Não somos máquinas, e certamente às consequências destas mudanças drásticas no nosso modo de vida, trouxe consigo doenças psicossomáticas, bem como doenças físicas, como tendinite, e outras, que não existiam no começo do século XX. A tecnologia produziu efeitos positivos e negativos no viver diário, e o ser humano não estava preparado para enfrentar todas estas mudanças em tão pouco tempo. Daí a necessidade de compreendermos que precisamos de ajuda, refletirmos sobre nosso relacionamento com Deus, refletirmos também, se precisamos de ajuda médica e psicológica.

o-que-e-saude-emocional-e-como-ela-interfere-no-seu-dia-a-dia

Precisamos parar, refletindo como Davi fez neste salmo e clamarmos pela ajuda de Deus, bem como, buscarmos ajuda médica, quando se fizer necessário.

oracao-causas-impossiveis

Reflita: Estou bem comigo mesmo? Como está a minha vida? O meu estilo de vida tem me possibilitado ser feliz? Se algo está errado, se vivo constantemente lutando, lutando, e algumas vezes percebo que minha força se acabou, então é tempo de reconhecer Deus em minha vida, procurando alicerce espiritual na leitura da Bíblia, crendo em Jesus Cristo, seguindo seus passos, buscando a Deus em oração, e também entender quem sou eu de forma plena, e se for necessário buscar ajuda médica especializada, vivendo esta vida com leveza, com paz interior, com alegria no coração.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *