Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A ressurreição

A RESSURREIÇÃO

“Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive?
Ele não está aqui! Ressuscitou!

Lembrem-se do que ele lhes disse, quando ainda estava com vocês na Galiléia:
‘É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia’ “.
Então se lembraram das suas palavras.
Quando voltaram do sepulcro, elas contaram todas estas coisas aos Onze e a todos os outros.
As que contaram estas coisas aos apóstolos foram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas.
Mas eles não acreditaram nas mulheres; as palavras delas lhes pareciam loucura.
Pedro, todavia, levantou-se e correu ao sepulcro. Abaixando-se, viu as faixas de linho e mais nada; afastou-se, e voltou admirado com o que acontecera.”
Lucas 24:5-12

ressuscitou-jesus

Por mais que tentemos imaginar o impacto daquelas mulheres e homens, do primeiro século, visitando o túmulo de Jesus Cristo, e não o encontrando, ainda assim não conseguiremos reproduzir as emoções em seus corações.

A ressurreição de Jesus Cristo foi algo totalmente fora da normalidade para a população do primeiro século. Apesar daqueles primeiros discípulos de Jesus Cristo terem presenciado o Mestre ressuscitando a Lázaro, que havia morrido há quatro dias, agora a situação aos olhares humanos era totalmente diferente, porque Aquele que havia ressuscitado a Lázaro, havia morrido, e eles tinham presenciado os momentos terríveis, e a angústia, medo, tristeza na alma, recebida quando vivenciaram a morte daquele rabino que eles seguiram tão de perto.

O impacto da ressurreição mudou a percepção e visão de mundo, não apenas daquelas testemunhas oculares que conviveram com Jesus Cristo, mas mudou a história da civilização humana.

tumulovazioluz

Muitas foram as testemunhas que conviveram com Jesus Cristo, seus familiares, os apóstolos, seus discípulos e seguidores diretos, religiosos de sua época, governantes romanos, pessoas do povo, multidão que o seguia bem de perto em busca de milagres, multidão que o buscava para solução dos problemas da vida; testemunhas também que o perseguiram, maltrataram e o crucificaram.

the-power-of-his-resurrection_825_460_80_c1

Testemunhas estas que o amaram e testemunhas também que o negaram.

No momento da crucificação a população da época de Jesus, vivenciou fenômenos sobrenaturais que não seriam comuns acontecerem em Jerusalém. A Bíblia no evangelho de Mateus capítulo 27, 51-53, descreve que: “naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram.Os sepulcros se abriram, e os corpos de muitos santos que tinham morrido foram ressuscitados. E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.

Diante daquele dia terrível, que foi o dia da sua crucificação, e significava a perda total de esperança para aquelas pessoas que o amavam, os céus se manifestaram de diversas formas, o “universo gritou”, “a natureza gritou“, trevas momentâneas aconteceram sobre a terra, a manifestação por terremoto,  o aparecimento de muitos santos que haviam morrido, muitos mortos começaram a aparecer para a população em Jerusalém, depois da ressurreição de Jesus.

O primeiro dia começava na tarde do sábado. O evangelho de Marcos no capítulo 16:1, 2, informa que as mulheres terminaram de comprar as especiarias na tarde anterior, e vieram à sepultura em uma hora que não seriam perturbadas por outros, e chegando lá se depararam com o sepulcro aberto, e duas testemunhas da Glória Celestial, dois varões, dois anjos, estavam lá transmitindo a elas às boas notícias de que Jesus Cristo estava vivo: Ficaram perplexas, sem saber o que fazer. “De repente dois homens com roupas que brilhavam como a luz do sol colocaram-se ao lado delas. Lucas 24:4.

Maior que o impacto dos próprios eventos associados à ressurreição, e as notícias que começaram a circular entre a população daquela época, foi a presença real de Jesus Cristo caminhando na terra por quarenta dias, sendo visto por mais de quinhentas testemunhas oculares (1 Coríntios 15:6).

clouds

Aquele homem que havia sido crucificado, não era um homem comum, como um de nós, mas alguém muito especial (o homem perfeito, um homem sem pecado, Deus conosco) que trouxe esperança, vida e paz para a população carente e perdida de sua época. Alguém que conhecemos pelo relato bíblico das escrituras. Alguém que conhecemos pelo relato dos religiosos, alguém que conhecemos pela divulgação que é feita dele pela mídia no século XXI. 

Alguém tão especial para a humanidade, que a história da mesma, é registrada, e o tempo cronológico é acompanhado, antes e após o seu nascimento. Estamos em 2019, exatamente 2019 anos após o seu nascimento!

Jesus transformou totalmente a história da civilização humana de tal forma que provocou uma série de reações positivas e negativas na sua época em relação à sua pessoa, como continua provocando hoje. Ninguém fica indiferente ao seu nome, à sua pessoa e personalidade, à sua história de salvação. A religião de sua época o desprezou, muitas religiões da época atual, continuam fazendo o mesmo com Ele.

Você pode negá-lo como muitos já o fizeram, você pode desprezá-lo até mesmo religiosamente, como muitas religiões continuam fazendo com seu nome, de forma sútil, de forma religiosa, não entendendo quem Ele é, não entendendo o que Ele fez, até mesmo distorcendo seus ensinamentos, ou diminuindo o seu poder.

Jesus Cristo está vivo, ressuscitou e está à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, somente alguém que tem o mesmo poder e a mesma essência de Deus poderia estar ao seu lado. Nenhum anjo, nenhum humano, nenhuma criatura dos céus, ou desta terra poderia estar tão próximo de Deus, ao lado direito de Deus, do Deus Todo-Poderoso que está nos céus, somente alguém que estivesse em perfeita unidade com Deus e fosse da sua natureza e poder, poderia estar ao seu lado, à sua direita neste lugar. Qualquer outra criatura seria fulminada ao lado do poder de Deus. Somente Jesus poderia estar ao lado de Deus Pai! 

Hoje, você tem a opção de negá-lo ou segui-lo!

crowd

Jesus está vivo, Ele ressuscitou, sua história não é uma lenda, e ele não é mais um herói, mártir, santo, profeta, ou um personagem religioso que apareceu por aqui, falando boas coisas, mas morreu e desapareceu, ou é lembrado de vez em quando. Diariamente milhões de seguidores de Jesus Cristo no mundo todo se movimentam, vivem e se relacionam com Ele de forma pessoal, como se relacionam com alguém desta terra. Pessoas que conversam e têm comunhão com Deus, relacionamento com o Criador do Universo, por meio de Jesus Cristo.

O glorioso dia da ressurreição aconteceu há dois mil anos. O que Jesus prometeu aconteceu. Ele venceu a morte. Ele venceu o inferno. Ele é o Senhor da Vida! A morte não poderia detê-lo! Jesus é o Senhor da História da Humanidade. Ele é o Senhor do Universo! Ele é o Senhor dos céus e da terra! Ele venceu e voltará em esplendor e Glória! Ele é o Senhor da Bíblia, unindo a antiga aliança, o antigo testamento dado por Deus, à nova aliança, ao novo testamento dado por Deus à humanidade, e realizado através do seu derramamento de sangue. Ele deu sua vida para que você pudesse ter vida!

tumuloabertoesquerda

Não fomos suas testemunhas oculares, não presenciamos aqueles acontecimentos, mas pela fé seguimos a Jesus Cristo, e também um dia tivemos uma experiência especial com Jesus Cristo, uma experiência de salvação entrando em nossa vida, entrando em nosso coração. Se você não tiver esta experiência pessoal de salvação com Jesus Cristo, você não verá a Deus, não conhecerá a Deus, não se relacionará com Deus.

Jesus está vivo! Ele ressuscitou! Ele está hoje pronto para entrar em seu coração, pronto para te ajudar na caminhada da vida, concedendo paz e esperança para uma nova vida, para uma vida que faça sentido, para uma vida que caminhe para a vida eterna com Deus.

sunday-in-honor-of-resurrection-large

 Reflita: Jesus está pronto para também se manifestar espiritualmente para você, pronto para revelar sua presença, seu amor, sua paz em seu coração, em sua vida. Jesus está pronto para se manifestar em seu coração, trazendo-lhe perdão, trazendo-lhe esperança de vida, modificando sua concepção e visão do mundo, tirando as mágoas, tristezas, sentimento de culpa, sentimento de perda, sentimentos de melancolia e depressão profunda, permitindo que você também possa ressuscitar nesta existência, enxergando e compreendendo quem é Deus, e o que Ele pode realizar em sua vida, quando de forma sincera, você se entregar em suas mãos.

Viva a alegria da ressurreição!

Viva a alegria de saber que você não está perdido e sozinho neste Universo!

Viva a alegria de uma nova vida acontecendo em sua existência, com significado, com paz e esperança! 

Viva a alegria da vida de Jesus se manifestando em sua vida!

Viva a alegria de se relacionar com Deus!

Viva Jesus!

Feliz Páscoa!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *