Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A voz

A VOZ

“Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador;
pois ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pastoreio, o rebanho que ele conduz. Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como em Meribá, como aquele dia em Massá, no deserto”
Salmos 95:6-8

coracao-endurecido

Deus deseja transformar o nosso coração de pedra para um coração sensível a voz da Palavra de Deus.

Este salmo descreve o verdadeiro sacrifício que Deus aceita. É um salmo de ações de graças, conclamando o povo israelita em adorar o verdadeiro, grande e único Deus. O verso 2 e 3, nos remete para este momento de louvor: “Vamos à presença dele com ações de graças; vamos aclamá-lo com cânticos de louvor.
Pois o Senhor é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses.”  A expressão “acima de todos os deuses” proclama ao mundo, quem é o “nosso Deus”. Ele é o Deus Eterno, Soberano, Todo-Poderoso, que reina e é o “Criador” de todo este universo, em oposição aos deuses pagãos, aos ídolos de “barro, pedra, gesso, madeira, etc”,  utilizados por diversas religiões, que desagradam profundamente ao Deus invisível, e são condenados por Ele na Bíblia.

 No livro de Êxodo, quando Deus entregou os dez mandamentos, a lei à Moisés, percebemos claramente como o Deus da Bíblia, o Deus Criador do Universo, orienta o povo de Israel para não construírem deuses para si, conforme: “E Deus falou todas estas palavras: “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. “Não terás outros deuses além de mim.Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos.” Êxodo 20:1-6.

Image processed by CodeCarvings Piczard ### FREE Community Edition ### on 2017-12-20 21:27:41Z | http://piczard.com | http://codecarvings.com

Temos um Deus pessoal que ordena exclusividade ao seu povo escolhido. Perceba não é uma opção, mas Ele nos orienta de forma obrigatória a não representarmos ninguém da terra (nenhuma pessoa boa que viveu em algum momento na história da humanidade, (nenhuma imagem, nenhuma representação de qualquer coisa na terra), nem anjos (nem qualquer coisa no céu), ou, embaixo das águas). Ele diz “nenhuma imagem“. É bem clara sua Palavra. É bem clara sua ordem. Ele diz que castiga os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que o desprezam.

E, além de não representar alguém no lugar do Criador, Deus também ordena na Bíblia: “Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto”.

Deus deseja que não nos prostremos diante de qualquer ídolo, qualquer imagem criada por algum artesão, ou escultor aqui da terra. A adoração é devida somente a Ele, e mais ninguém!  Através da vinda de Jesus Cristo, crendo no seu sacrifício substitutivo por nós, temos a possibilidade concreta de sermos conectados ao Deus que continua com sua voz, chamando o seu povo escolhido pela sua palavra escrita (a Bíblia Sagrada),  chamando pelas boas novas do evangelho nos quatro cantos do planeta. O povo que faz parte desta Nova Aliança realizada pelo sangue de Jesus Cristo.

cruz-exercito1

O momento mais importante do Culto que prestamos a Deus é escutarmos a Palavra de Deus, com fé e obediência. Ouviremos a voz de Deus, quando prestarmos atenção nas orientações da Bíblia, quando participarmos de um Culto de Celebração Semanal e poderemos ouvir a voz de Deus, ministrada por intermédio de um pregador, fiel no estudo, no exame, na interpretação e na exposição das santas escrituras. A voz de Deus, através da Bíblia nos traz conforto espiritual, exortação para vivermos uma vida santa e vencermos às tentações diárias. Através da Bíblia, recordaremos as promessas cumpridas por Deus à humanidade no passado, receberemos paz interior aos nossos corações, direção e orientação para a vida, conexão e comunhão com o Eterno. Estaremos vivendo pela fé, crendo na vontade de Deus para nós que é expressa de forma clara pela Bíblia.

ler-a-biblia-orar

 Na história de Israel, Meribá significa “contenda” e dia de Massa, o dia da tentação. O povo de Israel, em vez adorar somente a Deus, que os socorreu em muitas circunstâncias passadas, adoravam outros deuses. De vez em quando, se afastavam de Deus, provavam ao Criador, duvidando do seu poder e da sua atuação em suas vidas.

Hoje, a salvação através de Jesus Cristo, continua sendo proclamada. Jesus nos disse nos evangelhos que suas ovelhas, ouviriam a sua voz e o seguiriam: “mas vocês não creem, porque não são minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.
Eu e o Pai somos um”.

domingo-do-bom-pastor-o-exodo-experiencia-fundamental-da-vocacao

Poderemos reagir como o povo de Israel reagiu no passado, darmos muitas vezes às costas para Deus, desprezarmos a Bíblia, e seus ensinamentos, desprezarmos a salvação que Deus nos proporcionou, através de Jesus. O texto do Salmo 95 exorta para não endurecermos nosso coração. Se você ouviu a voz de Deus, através da Bíblia, não espere para depois, para amanhã para seguir a Jesus Cristo, porque poderá não haver amanhã. Não espere sua situação piorar ainda mais para pensar em se decidir pelo Deus da Bíblia. Deus te abraça como Pai, ainda hoje. 

post-11-05-1

Reflita: Você ouviu a voz de Deus. Deus te chama para uma transformação diária, para um novo nascimento por meio de Jesus Cristo. Deus te diz para você não se prostrar, não adorar ninguém, além Dele, nenhuma imagem de escultura, nenhuma representação (na terra, nos céus, ou debaixo da terra). Este é o Deus invisível da Bíblia, que te chama com seu amor, e Sua voz para uma nova realidade de vida. Deus quer renovar seu interior, limpar seu coração, purificar sua vida, e te dar um novo significado para esta existência. Creia pela fé em Deus, leia sua Palavra escrita, preste adoração através de um Culto Semanal, em uma igreja que tenha a Bíblia, como única regra de fé e prática cristã. Experimente e desfrute de momentos de oração, comunhão e interação com o Deus da Bíblia, o Deus pessoal que te recebe com Seu amor. O Deus que te abençoará!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *