Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A exaltação

A EXALTAÇÃO

“Exaltem o Senhor, o nosso Deus, prostrem-se diante do estrado dos seus pés. Ele é santo!”
Salmos 99:5

180073807-coral

Nesta vida enfrentaremos batalhas difíceis e desestabilizadoras. Alguns de nós poderão estar passando por situações de crise conjugal, problemas de relacionamento na família, outros poderão estar se sentindo sem esperança pela crise mundial, pela falta de empregos, ou pela falta de oportunidades de trabalho, pelas dificuldades da falta de recursos financeiros para sobreviver, alguns ainda estarão com sua saúde física, ou emocional fragilizada, muitos são os problemas possíveis que enfrentaremos. Problemas que nos farão nos sentir perdidos, sem saber qual rumo a seguir. Problemas que farão nos sentir injustiçados, incompreendidos. Problemas que provocarão medo, tristeza, ou até depressão. Problemas que farão nos sentir sem energia física, sem equilíbrio emocional. Problemas que tiram a nossa alegria de viver. Porém, os problemas sempre existirão, fazem parte da nossa existência passageira por este mundo. De uma forma, ou de outra, teremos que conviver com os problemas até o último segundo de nossas vidas. Situações inesperadas que farão nos sentir perdidos, sem saber como proceder, sem saber como enfrentar aquela circunstância de dificuldade não programada. 

desabafos-problemas-vida-20-696x360

Assim é a vida, uma batalha muito difícil de ser enfrentada, quando tentamos vivê-la com nossa própria capacidade humana, sem confiarmos em Deus. Porém, temos a possibilidade de também vivê-la, entregando nossa vida para Deus cuidar, confiando pela fé neste Deus Todo-Poderoso que conduziu o povo de Israel pelas mais diversas situações de dificuldades, e está pronto para conduzir a tua vida neste tempo de tanta crise, desesperança, confusão, insegurança e medo.

inimigosbatalha

Deus te convida hoje para viver com Ele. Deus te convida hoje para adorá-lo numa Igreja genuinamente cristã, que tenha a Bíblia como única regra de fé e prática. Deus espera o teu louvor e adoração!

A Bíblia neste salmo registra a dimensão e grandeza do Deus que governa de forma soberana este mundo. Um Deus que reina. Um Deus que criou o Universo e é exaltado acima de todas as nações. Um Deus que nos orientou a não chamá-lo pelo seu próprio nome, quando disse a Moisés qual seria o seu nome, Ele orientou  Moisés, da seguinte forma:

“Moisés perguntou: “Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele? ’ Que lhes direi? “
Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”.
Disse também Deus a Moisés: “Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.”
Êxodo 3:13-15

Este salmo no versículo 3, registra uma visão do nome de Deus, dizendo: “Seja louvado o teu grande e temível nome, que é santo.”, bem como a adoração e exaltação requerida por Deus para nós humanos suas criaturas.

Estamos diante de um Deus Todo-Poderoso, Eterno, Santo e perfeito que nos criou para sua Glória. Um Deus que criou o ser humano para o adorar, para o louvar, para poder ser exaltado pela sua criação. Um Deus que tem ciúmes da sua criação e a criou para o seu louvor!

niversario

Nesta vida estamos tão envolvidos com nossos próprios problemas, ou os problemas dos outros que nos rodeiam, que achamos que a finalidade principal para a qual Deus nos chamou é salvarmos nós mesmos, ou as pessoas que estão ao nosso redor. Mas a intenção de Deus é que realizemos esta tarefa secundária de olharmos para os seres humanos (nós e os outros), não para que resolvemos estes problemas da vida, mas para levarmos todos a adorarem a Ele próprio.

Portanto, o objetivo é a Glória de Deus, e não a solução dos problemas humanos. A prioridade é o culto a Deus e não a busca pela solução dos problemas de sobrevivência nesta terra, ou a nossa própria felicidade neste planeta. O propósito do culto a Deus não é o bem estar de nós humanos, nem a nossa própria glória humana, nem a solução de nossos problemas passageiros, a finalidade principal é a Adoração ao Criador do Universo e da Vida!

group_prayer

Têm pessoas que viverão a vida inteira envolvidas pelos seus problemas, vivendo sua realidade, vivendo seu egocentrismo, vivendo seu egoísmo, vivendo para si e para o aqui e agora, e nunca terão tempo para Deus, pessoas que nunca reservarão tempo para Deus, nem tão pouco compreenderão que Deus as convida para que Ele seja cultuado e adorado em uma Igreja.

O profeta Isaías em seu capítulo 48, versículos de 9 a 11 registra a paixão de Deus por sua própria Glória: “Por amor do meu próprio nome eu adio a minha ira; por amor de meu louvor eu a contive, para que você não fosse eliminado. Veja, eu refinei você, embora não como prata; eu o provei na fornalha da aflição.
Por amor de mim mesmo, por amor de mim mesmo, eu faço isso. Como posso permitir que eu mesmo seja difamado? Não darei minha glória a um outro.”

Deus nos prova na fornalha da aflição, e muitas vezes até permite que passemos por muitos problemas e tribulações para nós lembrarmos que Ele existe, que Ele é grande e está sempre pronto a conter a sua ira sobre nós, a nos perdoar, a nos amar, para que não sejamos eliminados. Somos atraídos por Ele para a sua Própria Glória pelo amor ou, eventualmente pela dor. Somos escolhidos por Ele para o seu Louvor. Somos salvos por Jesus para estarmos em Sua Presença e o Glorificarmos!

42741-crying-woman-2-1200-1200w-tn

Somos refinados e Deus permite e faz isto, para que possamos dar Glórias para Ele, para que possamos exaltá-lo. Deus nos prova para podermos ser atraídos para a Sua Santa Presença. Se tudo está bem em nossa vida, dificilmente por nós mesmos, seremos atraídos para frequentarmos uma Igreja, para pensarmos em adorar a Deus. Mas Deus nos prova na fornalha da aflição, e nos atrai para Ele, nos atrai para a cruz, para nos aproximarmos Dele e o Glorificarmos. Se buscarmos a presença de Deus, a Bíblia nos promete que todas as outras coisas serão acrescentadas.

calledofgodglory

Jesus nos disse, no evangelho de Mateus 6:33,34: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”

Os problemas sempre existirão.Se pensarmos em primeiro resolvermos nossos problemas para depois irmos na Igreja cultuar, adorar e exaltar a Deus, nunca iremos para a Igreja.

Porém, a motivação para frequentarmos a Igreja deve ser Deus, a Glória de Deus e não a solução dos nossos problemas. Se glorificarmos a Deus, se pensarmos em adorar a Deus, Deus estará cuidando de nós. Percebe a Bíblia não fala que tudo será resolvido, mas que Deus estará acrescentando coisas em nossa vida, segundo a Sua Vontade.

depositphotos_91307952-stock-photo-happy-diversity-people

Algumas religiões imaginam um futuro de bem estar, de alegria, um mundo perfeito para o bem estar do homem e sua felicidade humana, mas Deus criou um novo mundo santo, onde o pecado não habitou (novos céus e nova terra) para a Sua Glória! O Deus da Bíblia nos diz que jamais lembraremos dos nossos problemas deste tempo, pois Deus criará “novos céus” e “nova terra“, jamais nos lembraremos do passado, do pecado e do que sofremos aqui.

Um bom exemplo, para entendermos o que Deus fará é quando construímos nesta existência, a casa dos nossos sonhos, uma nova casa que não existia, e que fomos nós que a projetamos, a construímos como imaginávamos. Deus não nos dará uma casa pronta, que foi feita manutenção, que foi reformada, adaptada, transformada ou modificada. Deus não estará reformando este mundo para nosso bem estar. Deus está preparando um novo lugar para seus escolhidos estarem para sempre o Adorando!

Deus diz que criará novos céus e nova terra, portanto nossa habitação com Deus, não será nesta terra modificada, transformada, mas em numa nova terra e em novos céus, onde estaremos para sempre Glorificando a Deus, conforme o profeta Isaías nos disse, em Isaías 65:17: “Pois vejam! Criarei novos céus e nova terra, e as coisas passadas não serão lembradas. Jamais virão à mente!

Quando este mundo terminar, a exaltação a Glória de Deus permanecerá, pois todas as nações, toda tribo, povos e línguas exaltarão, adorarão e dobrarão seus joelhos perante o cordeiro de Deus, Jesus Cristo, um nome que está acima de todos os nomes, conforme Filipenses 2:9-11:  “Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

image-for-cr

Reflita: Como estou vivendo hoje: vivo mergulhado em meus problemas e não tenho tempo de adorar a Deus em uma Igreja? Qual a motivação que me leva para a Igreja? A motivação que Deus espera que você tenha para ir à uma Igreja é a Glória de Deus, a Sua Exaltação, o Seu Louvor e não o seu bem estar humano. Pense nisto. Glorifique a Deus na Igreja. Glorifique a Deus com sua vida. Exalte ao Senhor!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *