Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O cego

O CEGO

“Ao passar, Jesus viu um cego de nascença.”
João 9:1

apresencadejesus

De acordo com o Evangelho de João, Jesus passou ao lado de um homem que era cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: Mestre, quem pecou para que este homem nascesse cego, ele ou seus pais? Nem ele pecou nem seus pais.

 Interessante que os discípulos que caminhavam ao lado de Jesus, eram tão humanos como nós, apesar de estarem diariamente na presença de Jesus, convivendo com Jesus, mas ainda assim, a natureza pecaminosa daqueles primeiros seguidores do Mestre Jesus, falava mais alto, e ao passarem ao lado daquele pobre cego, eles não tiveram nenhuma reação de compaixão, ou, mesmo pedirem para Jesus curar o cego.

Simplesmente eles estavam preocupados com pensamentos teológicos e queriam saber quem era o culpado para que aquele homem estivesse naquela triste situação de cegueira física, desde o seu nascimento.

Faltava amor para os discípulos, faltava compaixão, faltava misericórdia. Jesus foi ao encontro daquele cego, com muita compaixão, com muito amor, de uma forma diferente após responder a indagação dos discípulos, dizendo para eles: “que nem o cego havia pecado, nem seus pais, mas que a obra de Deus estaria sendo manifestada na vida daquele homem”.

Em seguida, a passagem bíblica descreve a narrativa: “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”. Tendo dito isso, ele cuspiu no chão, misturou terra com saliva e aplicou-a aos olhos do homem.
Então lhe disse: “Vá lavar-se no tanque de Siloé” (que significa Enviado ). O homem foi, lavou-se e voltou vendo.” (João 9:5-7).

o-cego-de-betsaida-742x360

Jesus ao passar pelo cego, demonstrou a sua compaixão, o interesse dele por pessoas, a importância de todas as pessoas para o reino de Deus. Jesus não discriminava pessoas. Naquela época, aquele cego seria desprezado pela sociedade, pela sua situação, que possibilitava múltiplas interpretações na teologia doentia, enraizada em uma religiosidade sem sentido, praticada por pessoas que estavam longe de Deus.

Jesus ao passar está vendo você hoje…

Jesus está passando nos canais de televisão… Jesus está passando em diferentes lugares, em diferentes religiões… Jesus está passando nas suas concepções religiosas, naquilo que você acredita, ou não acredita sobre Deus… Jesus está passando na sua consciência, na sua mente, fazendo você refletir sobre suas crenças, fazendo você refletir sobre seu estilo de vida, fazendo você refletir sobre sua vida que nada dá certo, fazendo você refletir sobre sua vida que apesar de todos os seus esforços pessoais para encontrar Deus, e receber respostas Dele, na prática, você só encontrou uma religião vazia que não pode te responder. Jesus continua te chamando, como ele chamou aquele cego de nascença, e o curou. Jesus deseja curar você da sua cegueira espiritual, escute a voz do Espirito Santo de Deus, falando ao seu coração.

jesus_hand02

Jesus está estendendo sua mão para você e lhe dizendo: venha, caminhe ao meu lado…

 O importante é entendê-lo neste momento que Ele está passando em sua direção. O seu amor é real, Ele deu sua vida para você. Ele te escolheu, pensou em você, pensou em seus pecados, quando estava morrendo naquela horrenda cruz por sua vida, mas Ele ressuscitou, está vivo, e hoje fala ao seu coração.

belezaestresses

Duas reações serão possíveis para você neste momento:

  1. A reação dos discípulos que ao verem o cego de nascença, tinham outras preocupações. Talvez você até creia em Jesus, mas está afundado em tantas preocupações deste mundo, que não se preocupará em remover a cegueira de alguém, em permitir que Jesus realize um milagre, e talvez a cegueira seja a sua própria cegueira, em estar ligado a rituais, religiões, até realizar algumas preces, mas não ter o milagre de Jesus ter renascido em seu próprio coração;
  2. A reação do cego de nascença, que ao escutar Jesus cuspindo no chão, misturando sua saliva com um pouco de terra, e depois ao sentir Jesus tocando em seus olhos, ouvindo a voz do Mestre pedindo para que fosse ao tanque de Siloé e se lavasse, ele obedeceu a voz de Jesus, e quando abriu seus olhos, pode contemplar aquela água cristalina, pode ver a beleza da natureza que estava ao seu redor, pode enxergar a vida com a luz que Jesus permitiu brilhar em seus olhos, e brilhar em seu coração.

Reflita: Que você possa neste dia ao ouvir a voz de Jesus, lhe dizendo que “Ele é a luz do mundo”, que você possa abrir a porta do seu coração para sua voz, que você possa entender, como aquele cego de nascença entendeu, que somente Jesus Cristo pode tirar a cegueira dos seus olhos, abrir seus olhos para você poder contemplar este mundo, além dos seus preconceitos religiosos, além da vida vazia que você vive, além do pecado que o escraviza a viver sem tempo para Deus. Que Jesus Cristo te ilumine e dê a direção para sua vida. Que Jesus Cristo realize um milagre em sua vida, abrindo-lhe os olhos da fé para Ele. Que Jesus Cristo te chame para um novo nascimento, para uma vida de relacionamento pessoal com Ele, e somente Ele pode te curar de uma vida fútil e longe da presença de Deus. Permita Deus em sua vida, se entregue verdadeiramente para Cristo, como aquele cego permitiu o grande milagre. Seja feliz nesta existência, desfrutando Deus em sua vida, desfrutando a paz de Jesus, desfrutando a consolação do Espírito Santo.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *