Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O diagnóstico

O DIAGNÓSTICO

“A minha mão o susterá, e o meu braço o fará forte.”
Salmos 89:21

2414-2-o-que-e-radiologia-blog-af

Nesta vida, em algum momento, receberemos um diagnóstico médico. Lendo recentemente uma publicação médica, encontrei a seguinte definição para diagnóstico: Diagnóstico é a palavra da área da medicina que significa a qualificação de um médico em relação a uma doença ou condição física ou mental com base nos sintomas observados. O diagnóstico deve ter em conta não apenas os sintomas, mas também o histórico médico do doente.”

Quando ficamos doentes recebemos em nosso corpo algum aviso, algum sintoma que algo não está bem. Pode ser uma dor, pode ser um mal estar, enfim nos sentimos diferentes, e aquela sensação de mal estar nos fará procurar ajuda médica especializada.

Somos humanos e ainda bem que Deus na sua criação, nos fez seres inteligentes e que também percebam estas sensações de mal estar, e a dor. Neste sentido, a dor pode ser uma bênção em nossa vida, um aviso claro que algo não está bem, e aí iremos buscar socorro médico.

crise-de-ansiedade-769x457

Nestes momentos que antecedem um diagnóstico médico, em que faremos diversos exames solicitados pelos médicos especialistas, cada um de nós reagirá de uma forma. Quando confiamos em Deus, quando temos este relacionamento pessoal com Deus, como descrito neste salmo 89, poderemos experimentar a esperança de Deus em nosso favor, não importa a circunstância. O salmo relata a intervenção do Senhor na vida de Davi e os detalhes deste pacto, desta aliança com o rei (versículo 19).

“Numa visão falaste um dia, e aos teus fiéis disseste: “Cobri de forças um guerreiro, exaltei um homem escolhido dentre o povo.” Salmos 89:19

Este salmo proclama a Graça Imutável de Deus, merecedora de nossos louvores, e a fidelidade de Deus para conosco. Quando compreendemos quem é Deus em nossa vida, mesmo passando por uma enfermidade, por algo que afetará nosso corpo físico e seu perfeito funcionamento, mas que também transformará nosso emocional, ocasionando sensações de ansiedade, medo pelo que virá, ainda assim estamos cientes que apesar da dor, do sofrimento, e das dificuldades que a enfermidade nos impõe, temos a certeza que nosso Bondoso Deus e Pai estará presente em cada minuto deste novo tempo de incertezas, dificuldades físicas e emocionais, bem como mudanças na nossa rotina de vida, advindas de uma enfermidade.

Você é uma pessoa escolhida por Deus, um guerreiro, uma guerreira nesta luta pela vida. Deus prometeu a Davi, cobri-lo de forças. Chamou a Davi de guerreiro. Estas promessas de Deus, continuam válidas para a vida de seus escolhidos, daqueles que creem em Jesus Cristo, e o seguem. Daqueles que se entregam nas mãos de Deus, e confiam Nele.

 A presença de Deus, a bênção de fazermos parte da família de Deus, de sermos acolhidos como Filhos de Deus, quando cremos em Jesus Cristo, nos fará avançar por estes momentos de enfermidades com nossas mãos seguras na mãos de Deus, que nos susterá, que nos amparará nos momentos delicados de saúde, em que nos sentirmos fragilizados, impotentes com a situação, e totalmente dependentes da ação de Deus, da Bondade de Deus, em nosso favor, nos curando, nos ajudando também, nos tratamentos médicos especializados, nos dando fé, coragem, ânimo e motivação para prosseguir na jornada da vida.

pensativa

O versículo 21, em destaque nos informa que Deus não apenas nos sustém, mas também Ele nos fará forte, Ele poderá restituir a nossa energia física, emocional, nosso bem estar, nos curar, nos dar condições e oportunidades de voltarmos a ter a saúde que tínhamos, antes de recebermos o diagnóstico médico.

Certamente do ponto de vista da medicina, você receberá um diagnóstico médico especializado, que se feito antecipadamente, poderá diminuir as sequelas causadas pela doença, facilitar o tratamento e aumentar a probabilidade de sobrevivência (no caso de doenças graves).

elodeamorperfeito

Na visão cristã, quando uma doença surge em sua vida, você estará conectado com Deus, podendo enfrentar o vale que a enfermidade lhe causar, amparado pelo próprio Deus, sustentado pelo autor da vida, por quem poderá lhe dar uma nova oportunidade de restauração de saúde, e esperança para prosseguir.

Reflita: Não fique preocupado com o diagnóstico que recebeu. Faça os procedimentos médicos que lhe forem solicitados. A medicina foi dada por Deus para nos ajudar na caminhada da vida. Os médicos, o tratamento especializado a que será submetido, e os remédios serão bênção na sua vida. Busque a Deus. Ore, converse com Ele em seu quarto, em seu leito hospitalar. Pense em Deus. Ele está sempre pronto para te acolher, em qualquer momento de sua vida. Que a paz de Jesus Cristo te visite nestes momentos de enfrentamento e convivência com a doença. Que a Sua Graça Imutável, Salvadora, que nos cura interiormente de nossa maior doença, o pecado que nos contamina, e nos afasta da presença de Deus, possa alcançá-lo. Que Deus restaure sua saúde e que você possa continuar buscando a Deus em todos os momentos de sua existência.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *