Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A chamada

A CHAMADA

“O Senhor voltou a chamá-lo como nas outras vezes: “Samuel, Samuel! ” Então Samuel disse: “Fala, pois o teu servo está ouvindo”.”
1 Samuel 3:10

ocaminhoolharparatras

 Depois da grande liderança de Moisés sobre o povo de Israel, Deus formalmente chamou outros profetas, pessoas formalmente escolhidas pelo Criador, para proclamar a Sua palavra para aquela nação. Deus estava chamando Samuel, em um tempo que faltavam vozes para proclamar a palavra de Deus, um tempo em que alguém pudesse trazer profeticamente:- a mensagem de Deus para o povo. O episódio bíblico que este capítulo se insere, descreve que o jovem Samuel confundiu por três vezes, a voz de Deus com a voz de Eli. Eli, percebendo que era o próprio Deus que estava falando com Samuel, deu uma orientação para o jovem deitar-se, e nas próximas vezes respondesse para Deus: “Fala, pois o teu servo está ouvindo”.

O contexto descreve este chamado de Deus para que o jovem Samuel pudesse servi-lo.

Vamos extrair algumas lições deste texto para nossas vidas hoje, lições que podemos aplicar para nós, a partir do chamado de Samuel.

Vamos descrever o tempo que vivemos…

O momento presente é um tempo único na história da humanidade, um tempo de muita tecnologia, avanços científicos, mas ao mesmo tempo, um tempo de falta de amor, “desumanidade”, em que lemos notícias horripilantes sobre o estado moral, ético de seres humanos; “desumanos”, que longe da presença de Deus, cometem todo tipo de atrocidade, a depravação humana, como a Bíblia descreve, agora pode ser visualizada diariamente na mídia, e em larga escala.

mundomoderno

Neste tempo de violência e desamor generalizado, comportamentos depravados, percebemos também uma afronta aos valores bíblicos, bem como falta de respeito aos valores cristãos. É um tempo de incertezas, problemas diversos, a que estamos sendo submetidos, crises: moral, ética, espiritual, econômica, etc. Tempo de violência urbana, violência na família, violência contra as mulheres. É um tempo que lutamos para sobreviver. Estamos em constante guerra, uma batalha em que não sabemos o nosso futuro, e o final desta história. Neste tempo de dificuldades, nossos problemas pessoais parecem maiores do que podemos suportar. Normalmente, estamos tão preocupados, e distraídos com nossos problemas que não temos tempo para Deus, não ouvimos a voz de Deus, nos chamando para primeiro acalmar nosso coração, nos dar paz, para depois servirmos a Ele, seguindo a Jesus Cristo.

2001-violencia-torresgemeas

Num primeiro momento, apresentamos este comportamento que Samuel apresentou ao ouvir a voz de Deus, o chamando claramente, mas ele não entendeu que era Deus que o chamava, que tinha um objetivo e propósito específico para sua vida. Deus tem um objetivo e propósito específico para sua vida. Vamos realizar algo para Deus, a partir destas lições destacadas:

Primeira lição : Neste tempo de escassez de boas vozes para proclamar a verdade de Deus, em que estamos tão distraídos com nossos próprios problemas, Deus continua nos chamando para novos desafios, para levarmos Cristo para aqueles que não conhecem, para também realizarmos atividades para que a obra de Deus continue sendo pregada para um mundo tão longe de Deus. Poderemos realizar atividades práticas para Deus, dedicarmos uma parte de nosso tempo para orarmos por pessoas, para trabalharmos na igreja como voluntários, atendendo alguma necessidade específica de manutenção da igreja, poderemos colaborar com ofertas para manutenção da igreja, e também para abençoarmos missionários em terras estrangeiras, enfim, há muita coisa a ser feita, basta você realizar a sua parte, e o que Deus colocar em sua mente e coração para ser feito.

grupo-orando

Segunda lição: Você já sabe que Deus o está chamando, então não tenha dúvidas, faça como Samuel, tome um atitude na direção de Deus. Samuel ao entender que era Deus, o chamando, disse para Deus: “Fala, pois o teu servo está ouvindo”. Poderemos realizar muitas atividades para a Glória de Deus! O mais importante, é nos colocarmos no centro da vontade de Deus. Samuel, humildemente, se colocou em seu lugar, o lugar de “servo”. Ser “servo” é colocar-se nas mãos de Deus, reconhecê-lo como Senhor de sua vida, não apenas religiosamente, mas entender que Deus, que criou os céus e a terra, deseja manter um relacionamento pessoal com você, um relacionamento de Pai para filho, a partir do momento que você, reconhecer Cristo em sua vida, crendo Nele, e no seu sacrifício. A partir deste toque e chamado de Deus em seu coração, você poder fazer algo para que o Reino de Deus se multiplique no coração desta geração perdida, e que vive como se Deus não existisse. Pense nisto: você pode fazer algo, Deus está te chamando, então, tome uma atitude e faça algo para Deus.

agradecereorar

Nesta vida passaremos por lutas o tempo todo. Não existirão momentos de trégua. Se formos esperar ficarmos bem, para ouvindo a voz de Deus, o seguirmos, nunca faremos isto, mas Deus nos chama no meio da tempestade, no meio dos nossos problemas, no meio de nossas enfermidades, no meio das nossas dificuldades pessoais para servi-lo, para fazermos por outros, aquilo que gostaríamos que alguém fizesse por nós. 

Reflita: Você já escutou a voz de Deus te chamando, no íntimo de sua mente? Deus te chama para uma nova vida, uma vida de paz e luz, no meio das tempestades desta existência passageira. Deus te chama para que você possa servi-lo, sendo “servo”, glorificando o seu Nome com sua vida, com seu viver, amando a Ele sobre todas as coisas nesta existência, colaborando com o teu serviço na casa do Senhor, colaborando com os teus recursos financeiros para que o evangelho continue sendo pregado, colaborando com teus dons e talentos, amando pessoas que precisam de uma palavra amiga, e que ouvirão de Jesus, através de você. O que tenho feito para Deus, e para que sua obra se propague para as pessoas que não o conhecem? Realize a vontade de Deus, através do seu viver. Diga para Deus neste dia: “Fala, pois o teu servo está ouvindo”. 

Deus te abençoe a realizar o propósito Dele para seu viver!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *