Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A porta

A PORTA

“Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.”
João 10:9

portaparacristo

 No evangelho de João, Jesus Cristo deixa bem claro para todos que Ele, e apenas Ele é a porta da salvação.  Não será uma religião da terra. Não serão preceitos religiosos. Não será nosso bom comportamento, e tão pouco nossas próprias obras de justiça humana que nos salvarão. Não será aquilo que praticamos e cumprimos para alguma organização religiosa deste planeta, nem relatórios estatísticos do que realizarmos que poderão mudar o coração de Deus, em nosso favor, em nossa direção. Não será alguém deste mundo que poderá nos conduzir até a presença de Deus. Apenas, Jesus Cristo, que cumprindo a missão do Pai Celestial, veio até nós, esvaziou-se de toda a Sua Glória Celestial, pode mudar a história de nossa vida.

o-sucesso-de-jesus

Sem Jesus, e sem reconhecermos Ele, como nosso Salvador pessoal, em nossa história de vida, estaremos perdidos para todo o sempre. A Bíblia é muito clara nesta questão de nossa salvação pessoal, quando o evangelho de João, capítulo 3, versos 17, 18 nos diz: “Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.”

 O apóstolo Paulo, no livro de Efésios, reforça o conceito da salvação pela Graça, pelo favor imerecido de Deus para conosco, através da morte sacrificial de Jesus por nossos pecados, quando diz, em Efésios capitulo 2, versos 8, 9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;”

The Nail scared hands of Jesus

Jesus é a nossa salvação. Esta salvação não vem de nós mesmos, do nosso próprio esforço para alcançá-la. Não vem de nossas próprias obras, justamente para não ficarmos nos gloriando, naquilo que fazemos para Deus. Justamente para não ficarmos exibindo para homens, em uma reunião religiosa que fizemos isto, ou fizemos aquilo para Deus. Esta comparação humana do que fizemos para uma obra religiosa, certamente não vem de Deus, certamente, encherá nosso ego, dizendo para nossa mente, que estamos bem, que cumprimos a meta imposta pela religião, mas de forma alguma poderá nos salvar. Muitos, vivem esta existência, seguindo falsos preceitos religiosos, cumprindo rituais, realizando atividades impostas por suas crenças, que de forma alguma poderão lhes salvar, ou tão pouco, mudar a essência de quem eles são interiormente.

 Quando cremos que nossa salvação depende de algum esforço próprio nesse sentido, estamos, automaticamente, desprezando o sacrifício perfeito, substitutivo de Jesus Cristo, que deu sua vida para que pudéssemos nascer neste mundo para Deus, nascer espiritualmente, nos convertermos para Deus, não pela pressão do medo, e da culpa imposta por uma religião, por uma instituição humana criada por homens na terra, mas para que pudéssemos nascer pelo próprio Espírito Santo de Deus, que agirá em nosso coração, que transformará a nossa mente, a nossa essência interior.

Quando cremos em Jesus e no que Ele fez por nós, nascemos do alto, nascemos do Espírito de Deus, teremos a certeza da presença de Deus em nós, que nos livra das penas da condenação Eterna, nos une com Deus para todo o sempre.

Muitas são as portas que se abrem, e se fecham para nós nesta existência temporal. Podemos até ter entrado por uma porta, e estarmos muitos anos naquele caminho aberto por aquela porta, crendo que é o caminho do bem, o caminho de nossa vida, o caminho pelo qual nossa família trilhou, e que devemos continuar trilhando para sermos bem sucedidos em nossa vida.

portaabertaescolhas

Jesus Cristo, o próprio Deus Conosco, veio até nós presencialmente há dois mil anos, para confrontar não apenas as crenças e religiões vigentes em sua época aqui, veio para confrontar as portas pelas quais entramos nesta existência, veio para mostrar para todos os povos, em todas as épocas que Ele, e apenas Ele, poderia ser a porta de Deus para a salvação eterna da humanidade.

Somente Jesus Cristo, que é a água viva de Deus para nós, poderá saciar nossa sede espiritual, possibilitará desfrutarmos de pastagens verdejantes, alimentará nossa alma, nos unirá ao Criador.

agua-arvore

Cristo, veio para se cumprir as profecias messiânicas, escritas, aproximadamente, 754 anos antes de sua vinda pelo profeta Isaías. Jesus veio para poder religar o homem pecador, que por si só não pode se chegar até Deus, ou, pelo esforço próprio de sua crença, ou religião humana.

portassss

 A vida de Jesus, descrita nos evangelhos, mostra claramente esta confrontação, entre o que as pessoas praticavam em uma vida religiosa, e a vida verdadeira que somente Ele poderia oferecer, uma vida alicerçada em Deus, que não fosse oriunda apenas de rituais, preceitos religiosos, preceitos morais, preceitos de bom comportamento humano, preceitos éticos, como Jesus, em um dos seus testemunhos aqui na Terra, conversou com um líder religioso, membro do Sinédrio, mestre da lei mosaica, conhecedor da religião de sua época, chamado Nicodemos.

Nicodemos estava preocupado com o que os homens iriam pensar dele, e por isto, foi escondido à noite, se encontrar com Jesus. Não fique preocupado, com que as pessoas ao seu redor irão pensar de você. É sua vida que está em questão. O seu futuro espiritual é que contará. Onde você viverá a eternidade? 

Jesus falou explicitamente para Nicodemos, mestre da religião, que se ele não nascesse de novo, não poderia conhecer a Deus, em João 3:3-7: Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. Perguntou Nicodemos: “Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! “Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.”

nascer-sol

Jesus continua nos dizendo hoje, que Ele é a porta da salvação. Jesus continua falando para nós, como falou para o religioso Nicodemos, que quem não nascer de novo, não poderá ver o Reino de Deus.

Sigo apenas uma religião, e os preceitos religiosos, morais, e éticos da mesma? Penso que minha salvação, depende de minhas boas obras, daqueles relatórios humanos que entrego para agradar aos líderes da religião que sigo? Já experimentei o Novo Nascimento que somente Jesus Cristo poderá me dar? Já nasci de novo para Deus, crendo no sacrifício substitutivo de Jesus, em meu favor?

gloria

Reflita:  Jesus continua dizendo para você hoje: que Ele é a porta, e que você precisa nascer de novo, se desejar ver o Reino de Deus. Nasça para Cristo, nasça para Deus. Creia em Jesus nesta existência. Creia que seu sacrifício na cruz é eficaz, suficiente para te salvar, para perdoar os seus pecados. O sangue de Jesus foi derramado em seu favor, para você poder estar livre na presença de Deus, com paz em seu coração, com alegria verdadeira em sua vida, com a certeza de poder caminhar a estrada desta existência, desfrutando da presença do Espírito Santo de Deus. Que a voz de Jesus possa ser ouvida pelo seu coração, que você possa se decidir por Cristo, que você possa nascer para Deus, por meio de Jesus. Amém.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *