Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O convite

O CONVITE

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Mateus 11:28-30

jesus_hand02

 Como é bom, quando alguma pessoa te convida para você poder estar com ela:- em um simples cafezinho, ou, para uma refeição. Um encontro pessoal, íntimo, em que uma conversa sincera possa ser compartilhada. A sensação percebida por nós nesta aproximação é que somos amados, importantes para aquele que nos convidou. Maior valor será a própria amizade, da pessoa que está se aproximando de nós, do que o que será oferecido a nós no dia do encontro.

cafeemfamilia

Jesus deseja ser seu melhor amigo, Ele está te convidando para você poder segui-lo. Jesus deseja acalmar seu coração aflito, lhe dar descanso, paz real em sua vida, salvação eterna.

Jesus um dia encontrou-se com algumas pessoas, e fez um convite para elas, assim se encontrou com seus primeiros discípulos, os convidando para “segui-lo”. Certamente, aqueles primeiros discípulos estavam cansados das dificuldades que viviam naquelas aldeias do primeiro século para sobreviver. E, interessante que Jesus se aproximou de pessoas com profissões diferentes, com estilos de vida diversos para o seguirem, para irem em sua direção.

O chamado de Jesus para o seguirmos continua válido neste tempo presente. Jesus continua chamando pessoas de diversos níveis sociais, de diversos níveis culturais, pessoas de diferentes culturas, de diferentes países, de diferentes idades. Jesus continua chamando, Ele deseja se aproximar de nós, Jesus continua nos chamando no meio da multidão, no meio de pessoas que vivem como se Deus não existisse. O convite de Jesus é bíblico, o convite de Jesus é real.

Na passagem que destacamos, podemos perceber que Jesus não discrimina ninguém, Ele chama “todos” os que estão cansados e sobrecarregadosVivemos uma época em que percebemos claramente em nós, um cansaço, e um peso sobre nossa vida, que parece maior do que podemos suportar. Jesus, então, se aproxima de nós, e nos diz:- “venham a mim”.

jesus

Muitos de nós, já experimentamos o convite principal de Jesus, o convite para nossa salvação, e, portanto, temos esta data marcante em nossa memória, pois a partir daquele momento, passamos a entender quem era Jesus, e o que significava seguir a Jesus Cristo. Já tomamos sobre nós o “jugo” de Jesus Cristo. Já carregamos a nossa cruz, pelo simples fato de sermos cristãos, de seguirmos ao Mestre Jesus. Porém, mesmo conhecendo a Cristo, vivendo uma vida de discípulo, de seguidor do Mestre, enfrentaremos nesta vida:- situações difíceis, situações de aflições, situações em que seremos provados, e que precisaremos estar bem próximos desta comunhão real com Deus, por meio de Jesus Cristo.

Jesus conhece o teu coração, sabe do teu desgaste físico, emocional, espiritual, sabe até onde você pode suportar as situações delicadas, difíceis que tem suportado. E, então, Ele continua de forma amorosa, dizendo para você:- “aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.”

Quando as lutas desta terra forem maiores do que você possa suportar, lembre-se sempre que Jesus, através da sua Palavra escrita, a Bíblia, se apresenta a você nos evangelhos, com seu exemplo de vida, com seu estilo de vida e superação. Jesus nos ensina a sermos mansos e humildes de coração. A melhor resposta em situações de conflito, de negociação, de dúvidas, de incertezas, de decisão nesta terra, é podermos ser como Jesus se apresenta:- manso e humilde de coração.

humildemansopaciente

Ser manso é poder vivenciar em sua vida, em seu coração, a paz de uma comunhão real com Deus, uma comunhão intensa, diária, em que você está seguro, confiante na ação de Deus sobre sua vida, daí você poder permanecer com sua mente, com seu coração tranquilo, e em paz, mesmo no meio de uma batalha, mesmo no meio de uma situação de confronto, em que seu inimigo deseja lhe destruir, mas se você estiver em Cristo, seu coração estará firme nas promessas de Deus. Você poderá exercer um comportamento paciente, porque sua confiança está depositada em Cristo. Por mais que seja tentado a pecar pela outra parte confrontante, por mais que seja confrontado para se exaltar, ainda assim, Jesus que será muito maior em seu coração, estará conduzindo você neste momento de pressão.

Ser humilde, é poder ter um coração que glorifique a Deus, é poder viver esta existência na certeza da missão e propósito que você tem que cumprir perante Deus. Jesus sabia daquilo que Ele deveria cumprir para glorificar ao Pai, então, Ele diariamente buscava força dos céus, indo para lugares seguros, secretos, orava ao Pai, mantinha seu coração, como homem que também era aqui na terra, na dependência de um relacionamento profundo de estar ligado ao Criador.

O tempo presente exige que os seres humanos sejam pró-ativos, se antecipem, façam suas atividades com qualidade em menos tempo, mas também exige que os seres humanos saibam negociar, saibam ser vitoriosos numa situação de confronto, e até mesmo saibam utilizar de ferramentas de persuasão, para poder se impor, vencendo uma negociação.

reuniaoempresa

Se olharmos para o estilo de vida de Jesus, poderemos pensar que Jesus por ser manso e humilde de coração, que Ele era ingênuo, que Ele não era astuto, que Ele não lutava, que Ele não era conhecedor das situações que enfrentaria, que Ele suportaria a afronta por querer que seus seguidores fossem pacatos, mas se olharmos atentamente para os milagres de Jesus, para as situações de confronto também em que ele se relacionou, se envolveu com pessoas, veremos um Jesus ativo, vivo, negociador, que era pró-ativo, sabia que seu tempo aqui na terra era limitado, e portanto, tinha pressa em cumprir seu papel, sua missão por onde passava, sabia enfrentar seus oponentes, com respostas sábias, estava sempre preparado para confrontar o inimigo, e enfrentar as situações difíceis, dando seu exemplo pessoal com firmeza, com determinação, deixando sua marca de vida, seu estilo de vida por onde passava. Ninguém ficava indiferente quando era abordado por Jesus, quando era confrontado pelo Mestre, quando se encontrava pessoalmente com Ele.

jesus-teaching

Jesus nos deu seu exemplo de vida, nos ensinou em detalhes, basta apenas querermos estudar seu estilo de vida, aprender dele, com suas experiências de vida aqui na terra, que são muito ricas.

Podemos observar nos milagres realizados na terra, que Jesus realizou vários milagres, com a participação das pessoas que estavam ao seu redor.  Hoje, podemos fazer o mesmo, o milagre é possível para nós cristãos que seguimos a Jesus, não pelo poder que não temos, porque somos pecadores, mas podemos exercer o amor de Deus sobre as pessoas, como Cristo fez, e este é o maior milagre que poderemos exercer aqui na terra, compartilharmos a vida de Cristo para aqueles que estão cansados e sobrecarregados. Poderemos também orar pelos necessitados, pelos que estão tristes, doentes, desesperados, e Deus exercer Sua Soberana Vontade sobre as vidas que forem objeto da nossa oração, dentre muitas possibilidades, de tendo Cristo em nós, sermos cristãos que impactem este mundo em decadência.

seguir-jesus-mt-162126-12-638

Reflita: São muitas as possibilidades de, vivendo a vida de Cristo, podermos segui-lo, podermos também ser abençoados pelo Mestre, quando estivermos cansados no caminho. Poderemos também compartilhar deste amor maravilhoso de Cristo para aqueles que, desesperados, não sabem mais a quem buscar ajuda. Aceite o convite para seguir a Cristo, se você ainda não o fez. Se aproxime de Jesus, aprenda da sua vida nos evangelhos, aprenda do seu estilo de vida, compartilhe o amor de Cristo para aqueles que estão cansados e sobrecarregados. Incentive que outras pessoas possam conhecer a Jesus, como você hoje conhece. Que Deus nos ajude a termos o alívio dos céus, para nosso cansaço em um mundo de muitos desafios. Que a chama do evangelho em nossas vidas, possa frutificar no coração dos perdidos.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *