Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O pensamento

O PENSAMENTO

“Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.”
Colossenses 3:2

Neste tempo de muita correria, torna-se um desafio para o cristão pensar nas coisas do alto, porque na prática ele é pressionado pelas coisas terrenas. Muitas são as situações diárias que nos afastam deste propósito celestial. Difícil colocarmos nosso pensamento focado em Deus. Acordamos pela manhã, e já estamos atrasados. Por mais que nos programemos para pensarmos em Deus, a terra, com suas diferentes circunstâncias, nos chamarão primeiro para ficarmos no raso, cuidando desta existência, e do que é concreto, tangível ao nosso redor.

2018-04-26-rede-1080x675

lista-de-problemas

Tem pessoas que passarão por esta existência e nunca terão tempo para pensar em Deus, ou, nas coisas do alto. Talvez, não haverá tempo para isto no futuro.

deusprioridade

A resposta de como poderemos lidar com esta dualidade entre o eterno (coisas do alto) e o circunstancial (terreno, passageiro), está na compreensão do contexto deste capítulo, quando o apóstolo Paulo menciona, na sequência, no verso 3, deste capítulo 3: – “Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.” No capítulo 6 do livro de Romanos, Paulo descreve esta visão do que acontece conosco, quando cremos em Cristo, quando estamos “em Cristo”, tomamos uma atitude ativa de morrermos para o pecado, para as coisas deste mundo que desagradam nosso Deus, e passaremos a viver pela fé, na visão futura da Glória de Deus.

Quando estamos com Cristo, não somos mais escravos do pecado, lutaremos diariamente, “dizendo não”, para as tentações que sobrevierem, conforme Paulo nos diz em Romanos 6:6:- “Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado;”.  A consequência natural de vivermos com Cristo, é procurarmos em cada dia nos aperfeiçoarmos para sermos mais parecidos com o modelo de santidade que Cristo é. Santificação é um processo que começa no dia que compreendemos o que Jesus fez por nós, e nos levará a amarmos Cristo, amarmos a Deus, sobre todas as outras coisas que são passageiras deste mundo. Desejaremos buscar as coisas do alto, pensarmos em Deus, e caminharemos nesta direção, nos aprimorando.

O estar em Cristo, representará para nós um alvo bem definido para o futuro. O estar em Cristo, representa uma aliança eterna com nosso Criador; reagiremos da mesma forma quando desejamos estar com a pessoa amada, em um casamento, em nossa vida humana, terrena. Desejaremos estar com Ele, diariamente, nos ajudando na caminhada. Sabendo o que Ele fez por nós, o amaremos. O apóstolo Paulo, menciona este alvo em Romanos 6:22: “Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.”

Vivendo em Cristo, o nosso alvo é a vida eterna, e não esta que é passageira, um sopro. Precisamos desta vida, para crescermos em santidade, buscando o alvo que está na outra que virá.

Só pensaremos em Deus, aqui na terra, em meio a confusão dos problemas do dia a dia, se realmente o amarmos de coração, de verdade.

vivendo_com_um_coração_grato

Quando você ama alguém de verdade, você pode estar passando por diversas situações de problemas diários, que você certamente achará tempo para pensar na pessoa amada. É assim o noivo que apaixonado por sua noiva, está trabalhando muito para poder comprar sua casa, comprar os móveis, eletrodomésticos para que o tão sonhado casamento possa ser concretizado. Ele luta, desesperadamente, porque almeja chegar no dia do casamento, deseja que seu casamento seja bem sucedido. Da mesma forma sua noiva, estará preocupada com os preparativos para o dia do casamento, para a festa, colaborando com seu futuro marido para que tudo possa acontecer conforme o planejado.

casalseamando

Em meio à correria deste casal que luta, com muitos problemas, para poder ter um casamento bem sucedido, certamente eles trabalham muito, intensamente, mas porque se amam, encontrarão tempo, de pensarem um no outro, diariamente. Marcarão diversos encontros antes do casamento. Os problemas existirão, serão reais, concretos, os pressionarão, serão como um teste para o casamento que virá depois, porém como existe um amor recíproco, eles desejarão se encontrar. O encontro existirá. O encontro manterá o relacionamento vivo.

O segredo para o desafio de vivermos uma vida cristã sadia, buscando a Deus diariamente, é, entendendo o que Ele fez por nós, o amarmos verdadeiramente. Se o amarmos, compreendendo o que Ele fez por nós, e estivermos unidos com Ele em nosso coração, nada deste mundo nos tirará do foco, nada deste mundo poderá tirar a nossa concentração da Presença de Deus. Encontraremos tempo, no meio da tempestade para orarmos, lermos a Bíblia, irmos para a Igreja, evangelizarmos, buscarmos a Deus.

gracadedeusholinessa

Reflita: Somente quem ama deseja estar do lado da pessoa amada. Eu amo meu Senhor Jesus de verdade? Eu priorizo Deus em minha existência terrena? Eu tenho prazer de estar em Sua Presença diariamente? Viva a sua vida amando a Deus, pensando em Deus, você perceberá que encontrará tempo para fazer tudo aquilo que é momentâneo, circunstancial, passageiro, mas o propósito do seu coração estará focado na eternidade. Você caminhará com Deus, e tudo aquilo que te perturba, será vencido por você, sob os cuidados Dele.

Pr. Luiz Francisco Contri

 

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *