Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O sentido

O SENTIDO

“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.”
Efésios 2:10

Quando era criança, conversei um dia com meu bisavô materno, que disse que quando morresse, para colocarem em seu túmulo, a seguinte frase: “corre, corre que aqui te espera”. Certamente, para muitas pessoas, o sentido desta vida, terminará um dia em um túmulo frio, e não fará muito sentido, tantas preocupações, ansiedades, correrias do dia a dia, se pensarmos que a vida termina apenas numa sepultura.

perseguicao

Semana vai, semana vem e para muitas pessoas a vida não tem um significado maior. Muitos humanos vivem sua existência sem se preocuparem muito com questões filosóficas ou espirituais, apenas lutam pelo aqui e agora, e consomem sua existência na filosofia do cancioneiro popular “deixa a vida me levar“. Alguns mais intelectualizados, alicerçam suas vidas na relatividade do conhecimento, ou no chamado “relativismo”, que em sua essência significa:- rejeitarmos qualquer forma de verdade ou valor absoluto, pois todos os pontos de vista são válidos e devem ser considerados. Assim, nesta forma de pensar, a própria pessoa define a sua verdade por si só, entendendo o que é certo ou errado. Ainda, no extremo deste pensamento, existe o chamado “relativismo cético”, que basicamente rejeita a possibilidade de qualquer ser humano, chegar a uma verdade absoluta.

Nós cristãos, vivenciamos a nossa vida no equilíbrio esperado por Deus. Vivemos pela fé, na crença em um Deus Todo-Poderoso, Amoroso, Justo, Infinito, Eterno, Onisciente, Onipresente, dentre outros atributos. O apóstolo Paulo, no seu livro de Efésios, nos apresenta um sentido claro para nossa existência, considerando três aspectos básicos: 1-Somos criação de Deus; 2-Jesus Cristo nos salva, o Espírito Santo nos regenera; 3-Propósito do Criador é que realizemos boas obras (comportamento transformados).

1-Somos criação de Deus:

Deus em sua Onipotência, em sua palavra de comando, criou o maravilhoso Universo que tanto admiramos, e ficamos deslumbrados por tantos detalhes. Podemos observar a sabedoria de Deus em sua obra criadora, o sincronismo perfeito entre o dia e a noite, bem como a beleza exuberante das montanhas, praias, flora e fauna criada. Dentro todas as suas obras estamos nós, os seres humanos, criados à sua imagem, numa aproximação e identificação com o Criador. Este foi o projeto original de Deus, sermos parecidos com Ele. Infelizmente, o homem desobedeceu a Deus, através dos nossos primeiros pais, e estamos separados da imagem do Criador em nós.

relationship_with_one_other2of2

2-Jesus Cristo nos salva, o Espírito Santo nos regenera:

Este amoroso Deus nos enviou Jesus Cristo em missão especial, vindo até nós, morrendo pela humanidade, salvando os que Nele crerem, e desta forma, pela ação do Espírito Santo em nosso coração, somos regenerados, nossa alma que estava espiritualmente morta, separada do Criador, torna-se participante de uma nova realidade espiritual. Em Cristo, pela ação do Espírito Santo de Deus:- acordamos para a vida, acordamos para a razão e sentido de nossa existência, conseguimos enxergar este mundo sob a ótica do Criador, conseguimos interpretar nossa realidade com o propósito de Deus, começando a agir em nós, somos transformados interiormente, percebemos a realidade do pecado, que agia anteriormente em nós (nos afastando de Deus, possibilitando uma vida vazia e de trevas), e agora em Cristo, teremos a compreensão de Deus para nossa vida.

Importante, entendermos que esta mudança que virá, que chamamos de “regeneração”, e acontece em nosso interior, não é algo que vem da nossa ação, ou do nosso esforço neste sentido, não é uma mudança de mente, ou propósito de vida planejada por nós mesmos, porque como humanos, tudo o que pensarmos em fazer, realizar falha, quando o objeto da ação de mudança somos nós mesmos. Não acontece como o planejado, e por nós mesmos, não temos a menor capacidade de podermos transformar o nosso interior, na forma como Deus deseja. O máximo que como humanos fazemos é através de alguns pensamentos religiosos, ou filosóficos seguirmos regras morais, princípios éticos, mas este esforço humano em querermos ser morais, ou éticos, em algum momento poderá falhar, se for algo apenas comandado pelo nosso intelecto, pela nossa racionalidade.

Em sua essência, se pensarmos em nos modificar cumprindo regras morais, éticas, em alguma situação poderemos falhar, porque na prática a nossa essência, o nosso “ego”, aquilo que somos em nosso interior, não foi transformado completamente.  Pense na sua vida, e em muitos propósitos que você já tentou realizar e não foram cumpridos, atingidos; e muitos deles, você já até esqueceu que havia planejado para acontecer. Exemplo: eu quero ser neste ano mais cordial, mais amigo das pessoas, mas se o meu interior não tiver sido modificado por Deus, aquilo que eu farei, pelo meu próprio esforço físico, humano, será algo penoso de ser conseguido, porque poderá fugir da minha essência, de quem eu realmente sou. Será algo forçado, não natural, e eu não conseguirei ser transformado pelo meu próprio esforço. Poderei até ser cordial em alguns dias, mas numa situação extrema de pressão, eu voltarei a mostrar para o mundo, quem realmente eu sou, com todas minhas grosserias, e formas agressivas de lidar com as pessoas.

Deus deseja criar um novo coração em nosso coração, uma nova vida em nossa vida, possibilitar um novo nascimento, um novo recomeço. E isto, acontece vindo do alto, vindo de Deus, e não de nós mesmos, quando humildemente reconhecermos Jesus em nossa existência, e permitirmos a ação do Espírito Santo nos transformando. Somente o Espírito Santo de Deus, agindo em nós, iluminará o nosso coração para que possamos abrir nossos olhos espirituais, e compreendermos plenamente Deus em nós, Cristo em nós, e o Espírito Santo em nós.

conoce-tu-equipo

3-Propósito do Criador é que realizemos boas obras (comportamento transformados):

Quando recebemos a chama viva do Espírito Santo, agindo em nosso interior, e podemos enxergar Deus como Ele é, então a cortina da incompreensão das verdades bíblicas cai, olharemos para os textos bíblicos, e seremos iluminados pelo Espírito Santo, os compreendendo com mais facilidade. Aquilo que era obscuro, estranho à nossas vidas, porque estávamos longe de Deus, e de uma vida com Deus, se tornará perfeitamente entendível por nossas mentes, pela nossa compreensão humana.

Somos transformados por Deus, crendo em Jesus Cristo, pela ação regeneradora do Espírito Santo, agindo em nós, de tal forma, que as pessoas que nos conheceram, que conviveram conosco no passado, ao nos encontrarem olharão para nós, e certamente perceberão a diferença, algumas dirão para você:- “o que aconteceu?”

Nosso comportamento será transformado, caminharemos pela estrada da vida, realizando boas obras, como consequência direta de Cristo em nós, da ação do Espírito Santo de Deus nos motivando, incentivando, conduzindo nossas vidas para o modelo perfeito de comportamento que está em Jesus Cristo. Não ficaremos indiferentes à dor do nosso próximo, não ficaremos indiferentes aos perdidos que estão aos nosso redor, não ficaremos indiferentes à violência reinante em nossos dias. Desejaremos modificar o mundo, desejaremos fazer novos discípulos de Cristo, desejaremos falar de Jesus para aqueles que não o conhecem.

10390420_10204132928138176_6156184545820668319_n

Em Cristo, a vida faz total sentido, estaremos conectados com Deus eternamente. Cristo nos dá paz, vida plena, e vida eterna com o Criador!

Reflita: Minha vida faz sentido? Corro semana após semana, como muitos correm, na filosofia do cancioneiro popular “deixa a vida me levar”? Vivo esta existência, dirigindo a minha própria vida:- pelo que eu acho certo, ou errado, sozinho, sem um caminho a seguir?  Deus deseja que sua vida tenha sentido verdadeiro, pleno. Deus deseja que você se renda para Jesus Cristo, possibilitando a regeneração do alto, sua mudança interior, uma mudança de comportamento que virá dos céus, para te transformar na pessoa que Deus deseja que você possa ser. Permita Deus em sua existência. Desfrute Deus nesta vida. Seja feliz com a ação total do Criador em você.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *