Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Vou me Lembrar de não Esquecer

SALMO 103 

Nós seres humanos somos criaturas esquecidas, na verdade tendemos a nos esquecer dos benefícios de Deus a nosso favor, por isso a Bíblia está repleta de advertências para “lembrar” ou mesmo, “não esquecer”. Algumas coisas são dignas de serem esquecidas ( Fl 3.13), dessas ESTRANHAMENTE  recordamos com facilidade; enquanto que outras precisamos nos esforçar para serem constantemente lembradas, portanto devemos sempre manter nossa mente focada nos benefícios de Deus a nosso favor. Justamente por isso, o salmista nos adverte: “ e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.”Salmos 103:2.

Nos Salmos 103: 3-5, cinco maravilhosos “benefícios” são listados. Como é revigorante para a alma saborear essas bênçãos! As bênçãos são expressas com os seguintes verbos: perdoar, curar, redimir, coroar e satisfazer. Vamos refletir sobre essas promessas.

Perdão
Deus “perdoa todas as [nossas] iniquidades”, exclama o salmista.  O destaque é o termo inclusivo “todos”. Então, devemos comentar a natureza do perdão. Jesus veio ao mundo para que pudéssemos ter comunhão com o Pai, para isso Jesus precisou morrer pelos nossos pecados, pois nossos pecados nos afastam do Pai. Nossos pecados não são poucos como imaginamos, por causa da seriedade de nosso pecado e da quantidade de pecado que podemos produzir, foi preciso algo radical, um perdão grandioso.  Portanto, o próprio Deus tomou forma humana. Jesus removeu a nossa culpa, sofrendo o castigo que merecíamos. O perdão oferecido por Jesus na cruz é suficiente para perdoar nossos pecados do passado, presente e do futuro. Graças a Deus por tão grande perdão.

Cura
O Deus que criou o corpo humano é capaz de consertar sua própria criação. Nenhum de nós sobreviveria à infância, não fosse o incrível processo providencial de cura que foi divinamente projetado e incorporado ao tecido do sistema humano. O sistema imunológico, o fenômeno dos anticorpos, o processo de reparo etc.  Sem dúvida que a ciência evolui e nos ajuda em muito na manutenção de nossa saúde, mas cremos que tudo vem de Deus, sem a sua mão curadora não iriamos muito longe. Não existe remédio para todos os males humanos, mas Deus é poderoso para nos socorrer em nossa fragilidade.

Redenção
O salmista declara que da cova Deus “redime [nossa] vida” (v. 4a). O termo “cova” é provavelmente uma referência à morte. O salmista talvez estivesse à beira da morte, mas foi livrado.  À luz da revelação do Novo Testamento, a frase tem uma aplicação muito maior para nós. Primeiro, somos redimidos da culpa de nossas transgressões. Mas há outra maneira pela qual seremos redimidos. Em sua carta aos cristãos de Roma, Paulo afirmou que “nós gememos, esperando nossa adoção, ou seja, a redenção de nosso corpo” (Rm. 8:23). Isto, é claro, é uma alusão à ressurreição do corpo humano, de forma que venceremos a morte finalmente, no momento da volta de Cristo.

Coroação
Os benefícios assim descritos são como uma gloriosa “coroa” que enfeita a nossa cabeça. O termo se torna uma metáfora para as qualidades da natureza de Deus (por exemplo, sua “benevolência”) e a extensão dessa benevolência ao homem pecador por suas “ternas misericórdias”. Por causa de Jesus e seu perdão, está reservado para os que creem a “coroa da justiça” (2 Tm 4: 8), também a “coroa da vida” (Tg 1:12) e a “coroa de glória” (1 Pe 5:4). Esta será a expressão máxima da bondade e compaixão do Senhor Deus.

Satisfação
A vida passa, todos nós envelheceremos e teremos de encarar a morte de frente, sem dúvida essa é uma realidade bastante dramática para quem não tem esperança, mas com toda a perspectiva que descrevemos, com toda essa compreensão dos benefícios de Deus para conosco, não nos tornaremos velhos rabugentos. Pelo contrário, seremos GRATOS! Nada melhor do que partir dessa realidade com um coração cheio de gratidão pelos benefícios de Deus, e enfim, abraçar a eternidade com Deus na expectativa de que o melhor ainda está por vir!

 Pr. Cleber Batista

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *