Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

O Presente de Natal

Em muitas casas encontraremos árvores cheias de presentes embaixo delas nesta temporada de Natal. Afinal é a tradição.  Essa tradição Cristã de trocar presentes no Natal é bem antiga. Há explicações diferentes sobre a motivação de se dar presentes no Natal. Fato é que o Evangelista Mateus nos diz o seguinte:

E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. Mateus 2:11

Aqui temos uma possível explicação para essa tradição. Os presentes ofertados a Jesus revelavam algo sobre ele mesmo. O ouro apontava para a realeza de Jesus. O incenso apontava para a sua divindade. A mirra para o seu destino na Cruz. Mas podemos expandir essa ideia sobre os motivos de trocarmos presentes no Natal.

Podemos dizer também que cada tipo de presente comunica algo do doador ao receptor. Um presente que atende a uma necessidade de algum tipo diz: “Percebo e me preocupo com você.” Um presente que é uma surpresa diz: “Eu sei o que você precisa, mesmo que você não soubesse que precisava.” Um presente que traz beleza comunica: “Quero cercá-lo com reflexos do melhor que este mundo pode oferecer”. Um presente que faz uma pessoa se sentir especial diz: “Conheço você e sei exatamente o que você ama”. Um presente que torna a vida mais agradável diz: “Me alegro em vê-lo curtindo a vida”. Um presente pode ser desfrutado nos próximos anos, dizendo: “Quero abençoá-lo com alegria futura”. Um presente vem com um grande custo ou sacrifício pessoal de algum tipo (tempo, energia, dinheiro) diz: “Eu te amo mais do que a mim mesmo”.

Embora seja bom dar e receber presentes, ao observar a agitação das compras e ver o materialismo abundante em nossa cultura, me pego questionando: O que isso tem a ver com Jesus? A maneira como celebramos o Natal é apenas uma desculpa para gastar demais, exagerar e nos concentrar muito nos prazeres temporais? Devo então, correr das lojas, retirar os presentes da árvore e encontrar outras maneiras de se comemorar?

Ao pensar sobre o assunto, penso que os presentes dados no Natal não devem refletir a nossa cultura, mas o Caráter de Deus que se deleita em dar presentes a seu povo. Eu carrego dentro da minha humanidade o selo de sua imagem. Há algo da natureza divina no desejo de se doar aos outros.
Embora tenhamos a imagem de nosso Criador, ela está manchada pela Queda. Um bom desejo se distorce e pode resultar em pecado. Em vez de glorificar o Criador, a oferta de presentes pode estar enraizada no desejo de autossatisfação. Minha luta interna mostra a guerra entre o que fui criado para ser e os efeitos do pecado.

Mas ao refletir sobre a glória do presente que Deus nos deu livremente naquela noite em Belém meu coração se enche de profunda alegria e gratidão. Em Belém revela-se a maravilha do verdadeiro significado de darmos presente no Natal.

Presentes verdadeiramente especiais geralmente envolvem preparação e espera. Desde a saída do Éden, uma promessa de redenção e uma esperança foram dadas. O sussurro divino continuou falando através de todos os profetas: Algo especial está chegando. Espere por isso. Preste atenção. Ele virá!

E então, no momento certo, Deus enviou anjos e uma estrela nos céus para declarar: “O presente está aqui.” Deus se fez carne e habitou entre nós na forma de um bebê. Foi inesperado. Isso foi surpreendente. Era exatamente o que precisávamos.

O segundo Adão, nascido de uma virgem, nascido longe do paraíso do Éden, veio e teve uma vida perfeita. Ele resistiu à tentação. Ele entrou e lidou com todos os problemas deste mundo. Ele chorou. Ele se alegrou. Ele foi a casamentos. Ele fez amizades íntimas. Ele experimentou traição. Ele curou. Ele ensinou. Ele amou. Ele viveu uma vida perfeita, para que ele pudesse morrer uma morte injusta no meu lugar. Seu povo queria um reino terrestre, e ele inaugurou um reino celestial. Tudo isso fazia parte do presente maravilhoso de Deus aos homens por meio da vida de Jesus.

Jesus Cristo é o presente mais que necessário que recebemos no Natal e é um presente que jamais perde o valor. Alegre-se com a vinda de Jesus.  Celebre seu nascimento, seja grato, transmita gratidão aos outros!

 Pr. Cleber Batista

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *