Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Cuidado com o mundo virtual!

“Que o Senhor lhe dê prudência e entendimento para que você obedeça à lei do Senhor, o seu Deus, quando ele o puser como líder de Israel.”
1 Crônicas 22:12

redes-sociais

Vivemos um tempo em que diariamente somos bombardeados por todo tipo de informação pelos meios de comunicação. Hoje, com o advento da internet, somos consumidores de muita informação e também, podemos ser produtores de muita informação, ou muitas vezes, na melhor das intenções, repassarmos informações que recebemos.

Temos sempre que refletir no que lemos, no que repassamos, pois promovemos a paz.

Já existem até clínicas especializadas para tratamento intensivo de pessoas viciadas em internet, vejamos alguns destes problemas:

  • transtorno de dependência da internet: você já percebeu que as gerações da década de 60, 70 e 80 do século XX viviam suas vidas, sem ter acesso a este universo com bilhões de informações disponíveis a um toque de celular, ou de qualquer dispositivo computacional e conseguiam sobreviver com outro tipo de vida. Pense, existe vida além da tecnologia, da comunicação moderna por celulares, do excesso de informações da internet.
  • depressão do facebook: tipo de depressão provocada por interações através da convivência com todo tipo de pessoas e situações no facebook. Uma possível origem para este tipo de depressão é que a maioria das pessoas tendem a colocar principalmente suas situações de êxito, de vitória, de experiências altamente positivas no mundo real para a rede social. Esta situação de comparação, poderá levá-lo para o caos emocional, para a tristeza, para sentimentos de escuridão em seu coração, culminando numa depressão.
  • nomophobia: medo de ficar sem um aparelho celular à sua disposição. Este termo nomophobia, vem da junção das palavras: “no-mobile phobia“, ou medo de ficar sem celular.
  • síndrome do toque fantasma – você acha que seu celular está vibrando no seu bolso ou na sua bolsa, mas não está;
  • cybersickness – mal estar físico/mental, com sensação de vertigens, náuseas, enjoos, causados por imersão em ambientes digitais e mundo virtuais, especialmente em jogos eletrônicos, por quem fica mergulhado horas a fio, querendo passar de uma fase para outra, se esquecendo de realizar as atividades normais do mundo real e quando desligam o meio digital que estavam interagindo, sua mente ainda está condicionada as emoções, sensações, estímulos sensoriais a que foi submetido.
  • viciados em jogos online – segundo a medicina, quando você é viciado em alguma coisa, seu cérebro estará avisando periodicamente para você que você necessita de certas substâncias neurotransmissoras, como, por exemplo, a “serotonina” e a “dopamina“, para poder ter a sensação de bem estar, que na ausência delas, você não terá. Da mesma forma, quem é viciado em videogames, jogos online, tem necessidade compulsiva de estar na frente de um videogame, de um computador, de um “tablet” ou celular.
  • hipocondria digital – sabe aquelas pessoas que tem mania por doenças e remédios, e sabem tudo de remédios e carregam em suas bolsas. Pois bem, este fenômeno que conhecíamos antigamente por hipocondria, ou preocupação por remédios, doenças, sem sermos da área médica, se transferiu para o mundo digital da internet. Você vê alguma notícia e já fica preocupado com sua saúde.
  • selfiefobia – medo associado ao ato de visualizar ou fazer selfies, começa também a serem vistos por psicoterapeutas.
  • problemas de coluna – ao usarmos nosso celular em um ângulo de 60º graus com nossa cabeça, poderemos estar forçando nossa coluna. Quanto mais nos inclinamos para ouvir nosso celular, mais forçamos nossa coluna, com esforços repetitivos ao longo do dia.
  • perdas auditivas – perdas auditivas causadas pela potência do som disponível para todos hoje, em aparelhos portáteis e móveis que estão disponíveis para nós através dos fones de ouvido. Certamente seremos uma geração de idosos que terão mais problemas de audição que as gerações de nossos ancestrais que viviam sem este tipo de tecnologia.
  • cyberphobia e telephonofobia – o excesso de informação e tecnologia já está provocando o efeito inverso em milhares de pessoas que estão ficando com aversão de aparelhos eletrônicos, digitais e todo tipo de tecnologia. Tem pessoas que estão com medo de receber ligações em seus celulares, associando sempre que algo negativo está para acontecer.

Aplicação Prática:

Que possamos ter prudência e entendimento em todas as áreas da nossa vida, e nestes tempos, que estamos ativos nas redes sociais, que possamos pensar que:- acima de tudo, somos sal da terra e luz do mundo.

800px_colourbox11214142

Então, quando você for “curtir“, “comentar” ou “compartilhar” uma publicação da rede social, certifique-se que o que você está curtindo é algo relevante, justo e de acordo com o que a Bíblia ensina, com o que você crê e vive pelo evangelho.

Como cristãos, somos pessoas inteligentes, participativas, se relacionamos com a sociedade.

Jesus Cristo, em sua época se relacionava com toda a sociedade, isto não significava que Ele concordava com o comportamento de toda a sociedade, mas o Mestre, não discriminava pessoas.

O importante é ficarmos atentos, filtrarmos as informações, lidas, ou visualizadas através de figuras e imagens, com o olhar crítico de quem está aqui, para promover a paz, a esperança, a união das pessoas, a amizade, e a transformação deste mundo, respeitarmos as pessoas que estão conectadas conosco, como você gostaria de ser respeitado.

Os cuidados básicos que temos que ter, considerando que somos cristãos são:

  • 1º comportamento cristão, e aí viver com Cristo, é muito simples, vale sempre a mensagem contida no título e conteúdo do livro “Em seus passos, o que faria Jesus?”, do pastor do século dezenove, Charles Sheldon, onde o autor, nos dá uma excelente dica, de que o nosso comportamento deve ser sempre norteado pelo que Cristo faria em nosso lugar hoje, se estivesse vivenciando a mesma situação que estamos vivenciando, quer no mundo real ou no mundo virtual.
  • 2º termos prudência com as notícias que recebemos, pois nem tudo que é divulgado na internet é de fonte segura e verdadeira. De forma simples, tome muito cuidado, leia o que você está curtindo, comentando ou compartilhando, porque nem tudo o que você lê, ou está vendo é a realidade e corresponde a uma informação verdadeira. O importante aqui é: – conferir a fonte da notícia, ter sensibilidade e bom senso de não acreditar em tudo que lemos ou vemos, procurar sempre ler a notícia completa e não somente partes da notícia.
  • 3º aplicativos aparentemente inocentes, que utilizam sua foto, seus dados, como se fosse apenas uma brincadeira, manipulando sua foto/imagem ou suas informações pessoais. Recentemente um aplicativo que parece uma brincadeira inocente,  propõe transformar sua imagem, para visualizar como você ficaria, se você fosse do sexo oposto. O importante aqui é: pensar (refletir o propósito e significado daquilo para o mundo atual), você acha correto incentivar comportamentos ou práticas que você não concorda?
  • 4º Manipulações da informação, por exemplo, às vezes, a notícia que você está lendo é antiga e não teria significado para o momento presente, porém, podem existir pessoas que usam de uma informação antiga para tentar manipular a informação no momento presente, como se aquela notícia estivesse acontecendo hoje, mas pode ser uma notícia de cinco anos atrás e você nem percebeu. Existem páginas especializadas em inventar boatos, por exemplo.
  • 5º Expor sua vida pessoal e seus problemas na rede social: lembre-se que você é cristão e em primeiro lugar entregue seus problemas para Deus cuidar. Tendo algum familiar ou amigo pessoal de confiança, então no mundo real, compartilhe seu problema e, peça ajuda para alguém que você confia.
  • 6º Marcar encontros com amigos virtuais: existem muitos golpistas que se infiltram na rede, que se aproveitam da carência das pessoas, que não possuem alguém para conversar no mundo real, e aí se passam por uma pessoa que não são, e você se encontrando pessoalmente com esta pessoa, ou enviando dinheiro para alguém, que você não conhece, poderá estar caindo em um golpe e sair prejudicado.
  • 7º Sentindo-se ameaçado por alguém: caso você se sentir ameaçado por alguém, simplesmente saia do site ou da rede social em que está, desligue seu computador e evite contatar aquela pessoa novamente. Hoje existem diversos recursos para você bloquear algum usuário indesejado, que o está ameaçando ou incomodando. Cuidado também com os convites de novos amigos/amigas que você recebe e não conhece.
  • 8º Evite entrar em discussões acaloradas sobre temas político-partidários, religiosos ou de time de futebol, dentre algumas confrontações mais comuns na rede social:  Certamente você pode colocar até alguma charge política ou algo inteligente neste sentido, mas evite ficar brigando na rede social para defender seu partido politico ou um determinado candidato eleitoral que acreditar, ou um político.
  • 9º Cuidado ao expor informações pessoais detalhadas na rede social: Hoje, muitas empresas de recrutamento e seleção analisam seu perfil social, quem você é, para saber se você é aderente ao perfil da empresa contratante que está buscando você como profissional. Conferem as informações que você deu por exemplo numa entrevista de seleção para um emprego, com o que você informa em seu perfil detalhado na rede social.
  • 10º Informações financeiras e compras de bens: Por questões óbvias de segurança, evite postar este tipo de informação. Infelizmente tem muitas pessoas que são exibicionistas e mostram toda sua vida, se expondo publicamente para o mundo virtual.
  • 11º Não clique em todos links sugeridos: A curiosidade excessiva e por assuntos duvidosos, pode te levar para sites com vírus, que poderão capturar suas informações e danificar seu computador. Muitas indivíduos, com má intenção, criam perfis falsos, até mesmo de pessoas que você conhece, e te mandam convite.
  • 12º Cuidado com o que você publica a seu próprio respeito: Algumas pessoas se expõe de forma exagerada na rede social, colocando detalhes da sua vida pessoal, de onde elas se encontram em determinado momento, em um restaurante, por exemplo, postam fotos de sua casa, e algumas pessoas ingênuas, ainda deixam publicamente o seu endereço, e até telefone pessoal de forma visível na rede para todos verem.

Lembre-se sempre do conselho de Jesus Cristo para seus discípulos no evangelho de Mateus:

“Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas.” Mateus 10:16

imagens-em-redes-sociais

Se somos cristãos, devemos promover a paz sempre, e o nosso comportamento no mundo real, deve ser o mesmo no mundo virtual.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *