“Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.
Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente”
Tito 2:11,12
Daqui a alguns dias estaremos comemorando a Páscoa Cristã.
A páscoa tem por significado a morte de Jesus Cristo na cruz do Calvário em nosso lugar, de forma substitutiva e sua gloriosa ressurreição, vencendo a morte ao terceiro dia e nos dando a certeza da vida eterna.
Esta é a mensagem da cruz, a mensagem do sacrifício de Jesus Cristo por nós pecadores, nos dando livre acesso ao Pai e vida para os que creem em seu nome, através desta mensagem salvadora.
A graça de Deus, através de Jesus, se manifestou para toda a humanidade em todas as épocas e nos leva a comunhão plena com o Criador.
Aplicação Prática:
Muitas religiões em todo o mundo comemoram a Páscoa Cristã, muitos lembram do sacrifício vicário de Jesus Cristo, porém muitas pessoas também só pensam em Jesus Cristo nesta época. Muitos que comemoram a páscoa vivem durante o restante do ano a sua vida, como se Deus não existisse.
O texto de Tito nos dá três lições importantes, a respeito da Graça Salvadora de Jesus Cristo, e devemos entender estes ensinamentos e aplicá-los às nossas vidas, a saber:
(1) A graça de Deus nos ensina a renunciar à impiedade.
O que é a impiedade?
Consultando um dicionário você encontrará como respostas que impiedade é a qualidade de quem é ímpio.
E ímpio são as pessoas que desprezam a Deus. Pessoas que vivem como se Deus não existisse. Então, se você realmente entendeu o significado da morte de Jesus Cristo na cruz do calvário, você renunciará o estilo de vida de uma pessoa ímpia. Você renunciará uma vida sem Deus, uma vida longe de Deus e desejará ardentemente buscar a presença de Deus, negar-se a si mesmo nesta vida e seguir os passos de Jesus Cristo, não apenas nesta época da Páscoa, mas todos os dias do ano.
(2) A graça de Deus nos ensina a renunciar às paixões mundanas.
Você recebendo Jesus Cristo em seu coração, certamente você terá forças e condições de vencer o pecado e todas as paixões mundanas. Vejamos o texto bíblico: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” 2 Coríntios 5:17.
Estando e vivendo com Jesus Cristo em sua vida, as coisas antigas que você realizava no passado quando não vivia com Ele, ficaram para trás e você ressurgiu como uma nova criatura que deseja agora seguir os seus passos.
(3) A graça de Deus muda o nosso comportamento.
A graça de Deus nos ensina a viver de maneira sensata, justa e piedosa, porque estaremos seguindo não mais os nossos pensamentos, nosso modo terreno de pensar, mas Cristo habitando em nossos corações nos dirigirá pelo caminho da luz, pelo caminho e estrada da santificação e o nosso comportamento automaticamente se transformará, porque desejaremos agradar aquele que nos tirou das trevas para sua maravilhosa luz. As pessoas que convivem conosco presenciarão a mudança significativa que aconteceu em nossa vida a partir do momento que nos decidimos pela cruz de Jesus Cristo.
A mensagem da Cruz, a graça de Deus, agindo em nossas vidas nos transformará em novas criaturas. Viveremos um novo estilo de vida, o estilo de Jesus Cristo.
Que Deus te ajude nesta Páscoa a entender que você precisa estar com Jesus Cristo todos os dias do ano e não apenas nestes momentos de comemoração.
Pr. Luiz Francisco Contri
Um comentário