Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Como reagir no meio do sofrimento?

“Mas ele é ele! Quem poderá fazer-lhe oposição? Ele faz o que quer.”
Jó 23:13

sofrimento2

Dentre muitas lições possíveis, o livro de Jó nos traz alguns princípios que poderemos seguir, caso estejamos passando por algum tipo de situação que cause sofrimento em nós ou em alguém que conhecemos.

Deus permitiu que Satanás testasse a fidelidade de Jó, tirando tudo o que ele tinha.

Apesar do sofrimento extremo a que Jó foi submetido, ele se manteve fiel a Deus, reagiu com grande dor a tudo o que aconteceu em sua existência, mas continuou adorando ao Criador.

Jó é atacado com tumores e sua esposa dá um conselho tenebroso para ele, dizendo para ele amaldiçoar seu Deus e morrer, no entanto Jó permanece fiel a Deus.

Três dos seus amigos chegam tentando num primeiro momento confortá-lo em sua tristeza, são eles: Elifaz, Bildade e Zofar (Jó 2:11), depois futuramente ao continuar sendo afligido por tantos problemas, Jó acaba sendo confrontado por estes três amigos. No capítulo 19:1-5, Jó, como qualquer ser humano que estivesse passando pelo que ele enfrentava, reclama que seus três amigos o repreenderam dez vezes.

E se você se interessar por esta narrativa do sofrimento através da vida de Jó, você perceberá, lendo todo o livro, diversas situações práticas que ele enfrentou e como ele reagiu diante destas tempestades.

Neste capítulo 23, do qual destacamos o versículo 13, vemos a total submissão de Jó ao seu Deus e a sua Soberania, quando ele diante de tantas acusações, opiniões diversas que recebia, repreensões de seus amigos, que o acusavam que a situação pela qual Jó passava era:- consequência de seu pecado, dentre outras acusações que recebeu.

Jó no entanto, não se influenciava pelas vozes do mundo, e daqueles que estavam dizendo ser seus amigos, mas na realidade estavam complicando ainda mais sua situação de sofrimento.

E diante de todo este conflito, Jó declara que Deus é o que é, (ele é ele), ou seja se Ele é Deus, então quem poderá lhe fazer oposição. Deus realiza o que Ele quer, segundo sua Soberana Vontade.

Aplicação Prática:

Jó tenta provar sua inocência diante das acusações de seus amigos e nesta tentativa de se justificar, podemos perceber alguns princípios fundamentais de como Jó reagiu diante de seu sofrimento e como nós hoje também poderemos reagir diante de situações extremas que possamos enfrentar nesta existência.

Quais são estes princípios?

No capítulo 23 verificamos algumas reações de Jó que nos revelam como reagir, vejamos:

1. PRINCÍPIO DA ORAÇÃO: Onde posso encontrar Deus? Quando estamos fragilizados, diante de tantos problemas, como as situações extremas pelas quais Jó passou, precisamos buscar Deus. Jó sabia que somente em Deus tudo aquilo que ele passava poderia ser resolvido. E nos versículos de Jó 23:1-9 ele luta por encontrar a presença de Deus para que Deus possa ajudá-lo.

Certamente em nossa vida passaremos por situações boas e situações ruins. Situações inesperadas e talvez algumas adversas que não teremos controle sobre as mesmas. Mesmo sendo cristãos, Jesus nos ensinou que no mundo teremos aflições, mas que deveríamos ter bom ânimo, pois Ele Jesus venceu o mundo e nós venceremos também.

Então se você não está bem hoje:- financeiramente, emocionalmente ou fisicamente debilitado por alguma enfermidade que o tem afligido, pense neste questionamento de Jó: onde posso encontrar Deus?

Deus está disponível hoje em oração. Você pode orar e falar diretamente com o Deus do impossível, o Deus que realizava milagres no passado e que continua realizando milagres hoje. O Deus que se importa com sua vida e cuida de todos os detalhes da mesma. Se você estiver passando por uma luta, ore especificamente para Deus. Apresente a Deus o seu pedido, a sua necessidade em oração.

sofrimento1

Você pode encontrar Deus neste momento em oração!

2. PRINCÍPIO DA PAZ: Somos justificados por Jesus Cristo. Quando cremos em Jesus Cristo e o reconhecemos em nossas vidas, como nosso Salvador e Senhor Supremo, temos a certeza que na cruz, Ele já pagou a dívida que era contra nós perante Deus, neste sentido somos justificados mediante a fé que temos nele. Somos salvos pela graça e não pelo que realizamos, pelas nossas obras de justiça. Na época que Jó esteve vivendo na Terra, ele tinha consciência de sua inocência perante Deus, e que vivia segundo os padrões estabelecidos por Deus para sua geração. Era um homem temente a Deus e que reconhecia Deus em todos seus caminhos, a despeito das opiniões contrárias que recebia da sua própria família ou dos amigos que estavam à sua volta. Jó tinha certeza que seria achado inocente perante Deus (Jó 23:10-12).

Precisamos viver uma vida reta perante Deus nestes momentos bons de nossa vida, em que não estamos passando por qualquer tipo de sofrimento extremo, como Jó passou.

Hoje é tempo de entregarmos nossa vida para Jesus e termos desejo de segui-lo, como também viver uma vida de discípulo, querendo agradar a Deus.

Se vivermos desta forma, fugindo do pecado, querendo agradar a Deus, seguindo os passos de Jesus, confiando pela fé que somos salvos pela Graça, mas que precisamos também perseverar nos caminhos do Mestre, então quando a tempestade chegar, poderemos como Jó, estarmos confiantes em Deus e sabedores que Deus não está nos punindo, ou castigando, mas que nesta vida estamos passíveis de passar por situações adversas, mas com Deus ao nosso lado, todas elas serão suportáveis.

sofrimento3

Você pode ter paz com Deus em meio as tempestades da vida!

 3. PRINCÍPIO DA PALAVRA DE DEUS: Deus decidirá o que é melhor para você. Jó reconhece que o decreto de Deus sobre sua vida acontecerá. (Jó 23:13-17)

Deus é quem controla nossas vidas. Temos que ter esta consciência que Deus é Soberano, que Ele é o Senhor.

A Palavra de Deus, registrada nas sagradas escrituras, nos revela Deus, nos mostra suas promessas, nos ensina a viver neste mundo uma vida com sentido.

Na situação extrema que Jó passou, Ele poderia ter tido no final de sua história a morte, mas Deus preservou a vida de Jó, a despeito de tudo que lhe foi retirado, e depois o abençoou, restaurando com tudo o que havia perdido.

“Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes.” Jó 42:10.

Então se você está passando por uma luta que não está entendendo hoje, faça como Jó, confie em Deus, olhe para Deus e não para as circunstâncias adversas.

Deus sempre faz como lhe convém. Se o buscamos em oração, se tivermos comunhão com Ele, poderemos ficar tranquilos, independentemente das respostas de oração que estamos recebendo hoje.

O importante é sempre crermos em sua Palavra escrita, revelada para nós através da Bíblia.

Deus sempre age para o benefício dos seus escolhidos, para o conforto dos seus santos, mesmo quando Ele chama alguém para a Glória Celestial, mesmo quando morrermos fisicamente neste mundo, ainda assim Ele está cuidando de nós, nos abraçando e nos coroando com a vida eterna.

sofrimento33

Você pode crer nas promessas de Deus reveladas na Bíblia!

 Que Deus nos abençoe no meio das tempestades e que possamos como Jó, reagirmos no meio das tribulações, com nossa vida alicerçada em Deus, confiando sempre em suas promessas descritas nas sagradas escrituras, tendo paz em nosso coração e comunhão com o Criador, através da oração.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *