“O SENHOR é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam”
Naum 1:7
Todos os livros proféticos do Antigo Testamento levam o nome do seu autor.
O livro de Naum narra a história da cidade de Nínive, antiga capital do império Assirio.
Os nomes das pessoas possuíam um significado específico dentro da cultura israelita e o nome do profeta Naum, significa “consolação” ou “consolador”.
O Brasil está vivendo um tempo de angústia e insegurança e a mensagem do profeta Naum, cujo nome significa consolação, torna-se apropriada para confortar nossos corações nestes momentos de tribulação e caos que vivemos.
O Brasil precisa de consolação. O Brasil precisa de Deus. O Brasil precisa de nossas orações.
O livro de Naum descreve uma sentença judicial, uma mensagem ameaçadora de juízo de Deus sobre a cidade de Nínive e sobre o seu Rei.
A cidade da Assíria vivia longe de Deus e havia transformado o Reino de Judá, na época do reinado de Ezequias, que aceitou as condições de Laquis, rei da Assíria.
O povo israelita pagava muitos impostos, muitos tributos para o Reino da Assíria (veja II Reis 18:14, quando a Assíria dominou Judá).
Deus sempre manifesta uma história de amor e salvação ao seu povo.
No caso de Nínive, Deus estava usando seu profeta Naum para poder profetizar contra os abusos de impostos e também sobre o domínio do Reino da Assíria sobre Judá.
Temos cinco grandes verdades sobre Deus manifestas claramente no livro do profeta Naum:
- Deus demora para irar-se e manifestar sua ira;
- Deus tem grande poder. Ele é o Deus Todo-Poderoso;
- Deus é justiça:Ele jamais inocenta o culpado;
- Ele é Onipotente;
- Ele é Soberano. Deus tem o controle absoluto do universo e de sua história. Deus reina e comanda.
O livro de Naum deixa bem claro as duas posições possíveis para nós seres humanos:
Sermos amigos de Deus ou sermos inimigos de Deus.
Para os amigos de Deus (Reino de Judá), o profeta Naum descreve a bondade de Deus e suas misericórdias, conforme o versículo bíblico que destacamos:
“O SENHOR é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam”
Naum 1:7
Deus conhece quem está do seu lado.
Deus é um refúgio em tempos de dificuldades e angústias. Deus protegeu Judá no passado.
Deus é bondoso hoje para quem está do seu lado e protegendo do mal.
Porém, como Deus é justiça, ele também manifestou o seu juízo sobre a cidade de Nínive e o Reinado Assírio, que considerava seus inimigos.
“mas com uma enchente devastadora dará fim a Nínive; expulsará os seus inimigos para a escuridão.”
Naum 1:8
Aplicação Prática:
Não existe meio termo. Não podemos ficar indiferentes neste momento de crise.
Precisamos tomar uma decisão e posição.
Como cristãos e povo de Deus precisamos:- orar, orar e orar.
Estamos vivendo em nosso país um momento difícil, um momento de dificuldades que nunca havíamos enfrentado antes, como Nação.
O povo brasileiro é um povo sofrido que não aguenta mais aumento de impostos, criação de novos impostos e tamanha corrupção, e mais do que isto, não vê perspectivas de melhoras pela falta de mudanças reais e concretas por parte de nossos governantes e também por parte do sistema político vigente.
Chegamos ao nível do insuportável e nossa nação clama por justiça e socorro.
Certamente, como foi na época de Nínive e o profeta Naum, profetizou contra a queda daquele sistema político e econômico, explorador da Assíria sobre Judá, hoje não é diferente, nosso Deus Soberano está vendo a situação do povo brasileiro e estará agindo para salvar o Brasil de impostos descabidos e exorbitantes, bi-tributação, dentre tantos outros problemas que enfrentamos.
Pagamos em média, dois quintos de nossos rendimentos (quarenta por cento de nossa renda) para um governo que não distribui a renda recebida, não vemos resultados positivos e concretos, com a devolução dos impostos arrecadados na Educação, na Segurança Pública, na Infra-Estrutura, na Saúde, nas aposentadorias do povo brasileiro, além de tantos outros problemas que nos fazem chorar e sofrer.
É tempo de orarmos, de dobrarmos nossos joelhos!
Como povo de Deus, estamos ao lado de Deus e a promessa de Deus para seu povo é manifestar sua bondade para conosco em tempos de angústia e nos proteger, porque temos nossas vidas alicerçadas na Sua Presença.
Deus é Soberano. Deus está no controle de nossas vidas. Deus está no controle do Brasil.
Deus é Onipotente. Deus é Todo-Poderoso. Deus é Justiça.
Deus está manifestando seu juízo sobre nossos governantes corruptos, muitos estão presos, outros precisarão receber suas sentenças.
Agora é a hora de orarmos e pedirmos para que Deus aja sobre o Brasil, salvando e livrando seu povo desta situação caótica que o Brasil enfrenta.
Precisamos orar por “Ordem” e “Progresso” em nosso país!
Como povo brasileiro termos acesso a:- momentos de ordem e paz social, de progresso econômico e distribuição de renda, redução de impostos, investimentos na Educação, Segurança Pública, Infra-Estrutura, Saúde, geração de empregos e aposentadorias dignas para quem ajudou este país crescer.
Desejamos viver um novo tempo para o Brasil, um tempo diferente do que vivemos até hoje.
Precisamos sonhar e ter esperança viva por um Brasil que busque a Deus.
“Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer!”
Salmos 33:12
Poderemos olhar para nossas famílias e desfrutar da prosperidade de um país emergente e promissor.
Oremos para que Deus nos traga novamente a paz e mudanças reais na nossa política, renovando completamente o modelo político vigente, dando esperanças para nossas famílias, para nossas vidas e as vidas das futuras gerações deste país.
Vamos orar!
Pr. Luiz Francisco Contri
Um comentário