“Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.”
João 17:20,21
Que sensação maravilhosa saber que Jesus Cristo já orou por nós.
Jesus Cristo expressou nesta oração, realizada nos momentos que antecederam sua traição e prisão, junto aos seus discípulos na Terra, suas preocupações com eles e também com todos os futuros discípulos, de todas as épocas subsequentes ao tempo de sua morte e ressurreição, que viessem a crer na mensagem de salvação proferida pelos apóstolos.
Nestes futuros discípulos (que Jesus mencionou em sua oração, dizendo: “aqueles que crerão em mim”) estão inseridos eu e você.
A preocupação de Jesus é que pudéssemos estar ligados e unidos totalmente com Ele Jesus (Deus Filho), com Deus Pai e Deus Espírito Santo, com a finalidade de que o mundo pudesse crer que Jesus pode nos salvar, que Ele veio na Terra, enviado por Deus Pai, e que nos ama com um amor incompreensível para a humanidade.
Jesus será sempre acolhido no coração de seus escolhidos, daqueles que serão tocados por Deus e pela mensagem de amor e paz de Cristo.
Por outro lado, da mesma forma que Jesus Cristo foi rejeitado, quando esteve presencialmente aqui entre nós, muitos que continuam rejeitando sua mensagem de amor e salvação irão dizer: Jesus pode nos salvar e zombarão dizendo: “salvar de quê?“.
Jesus veio nos salvar de uma vida longe de Deus. Jesus veio nos salvar de nós mesmos e do nosso egoísmo. Jesus veio nos salvar de um mundo morto nos conceitos do maligno e que deseja te levar para um local de sofrimento eterno. Jesus veio nos salvar de uma vida escravizada ao pecado, desobedecendo ao Criador, curar a nossa alma, nos dar paz e a segurança para uma existência vazia:- quando não temos a presença de Deus, agindo em nós. Jesus veio nos salvar do vazio existencial em nosso coração. Esta vida tem sentido com a presença de Deus, interagindo conosco. Não mais caminharemos sozinhos. Jesus veio nos salvar do julgamento dado por Deus aqueles que rejeitarem sua mensagem de salvação.
Um fato importante na oração de Jesus Cristo é que Ele menciona a importância das escrituras, da Bíblia que temos a oportunidade de tê-la hoje em nossos dias, quando diz na sua oração: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” João 17:17.
Deus outorgou a Jesus Cristo todos os escolhidos, de todas as épocas para que Jesus pudesse amando:- morrer e nos salvar. Esta oração de Jesus Cristo é feita para nós seus escolhidos que compreendemos o significado da sua morte e ressurreição, conforme: “Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm guardado a tua palavra.” João 17:6.
Nós que cremos na mensagem de Jesus Cristo, na mensagem da cruz (morte em nosso lugar e ressurreição), somos separados deste mundo e do que ele pode nos oferecer, conforme Jesus descreve em sua oração:
“Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.
Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.
Eles não são do mundo, como eu também não sou.” João 17:14-16.
Nós que cremos em Jesus Cristo, nós que temos o privilégio de crermos nesta gloriosa mensagem de salvação, e seguirmos a Jesus Cristo nesta existência, não somos deste mundo, não pertencemos a este mundo.
O verdadeiro cristão convive com este mundo com o propósito de acordar outros escolhidos por Deus, pregando a mensagem de salvação, mas não temos prazer nas alegrias do mundo, porque não somos daqui, somos de Jesus Cristo.
Nossa alegria é estarmos na presença de Deus.
Como cristãos guardamos a Palavra de Cristo, obedecemos seus ensinamentos.
Nos esforçamos para praticarmos os ensinos de Jesus Cristo.
Jesus fala da unidade com Ele, quando menciona:
“Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um:
eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.” João 17:22,23.
A união que Jesus orou não era em favor de instituições humanas, ou para que organizações humanas cristãs pudessem estar unidas.
Jesus está se referindo a uma união espiritual com Ele mesmo (permanecer Nele). Jesus deseja que seus discípulos estejam unidos com Ele, se separando do mundo, se santificando em sua Palavra (lendo a Bíblia em nossos dias), obedecendo os ensinamentos da Bíblia (versículo 6), tendo também o desejo de levar esta mensagem de salvação aos perdidos.
Aplicação Prática:
Vivemos tempos difíceis em que muitas pessoas não querem saber de Deus ou até mesmo zombam da possibilidade da existência de um Criador.
Não importa o que as pessoas possam achar ou pensar sobre Deus ou sobre você que é cristão.
O que importa é que você é um escolhido de Deus. Deus te chamou para uma vida diferenciada na presença de Jesus Cristo.
Deus te resgatou das trevas e deseja que você permaneça unido com Cristo.
Continue convivendo com pessoas deste mundo, mas não usufruindo dos malefícios que este mundo possa te oferecer. Você foi resgatado pelo precioso sangue de Jesus Cristo. Jesus orou por você pouco antes de sua crucificação. Ele sabia que valeria a pena morrer em seu favor.
Hoje você tem a oportunidade de viver esta vida diferenciada em Cristo, permanecendo em Cristo e em seu amor, buscando comunhão diária em oração, buscando santificação e obediência aos ensinamentos da Bíblia.
Que você possa, unido com Cristo, levar outras pessoas a conhecer o amor de Deus.
Pr. Luiz Francisco Contri
2 Comentários
Esta mensagem vem ao encontro do que Deus tem colocado em meu coração e, neste propósito tenho orado… como nós, cristãos temos levado o evangelho de Cristo às pessoas que não tiveram um encontro com Ele ainda? Muitas vezes, nos limitamos aos cultos e ao convite para ir ao templo, mas no dia a dia… Como temos falado e testemunhado esse amor? Com um panfleto, um versículo pelas redes sociais e, falar do Senhor Jesus… realmente não é uma tarefa fácil, se estivermos distantes de uma vida de comunhão e adoração, através da oração e leitura diária da palavra.
As devocionais são de extrema importância, gosto muito de acompanhar, pois nos trazem a palavra ( o trecho bíblico ), a explicação, contextualizando e a aplicação do ensinamento. Glória a Deus pela vida de seus servos, que foram chamados para o pastoreado e disseram Sim! Sempre nos direcionam e nos animam!
Obrigado Danila pela leitura e incentivo em nossas devocionais. Que Deus continue abençoando sua vida nesta estrada chamada Jesus e lhe dando a direção e ânimo para prosseguir na jornada cristã.