“Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará.” Lucas 9:23-24
Estamos sempre preocupados com o mundo ao nosso redor e também com as pessoas que convivem conosco, especialmente o que elas pensam de nós.
Devíamos estar preocupados com o que Deus espera de nós. Este pensamento certamente fará diferença em nossas vidas e nos conduzirá para a vida eterna.
Qual a vontade de Deus para minha vida?
Esta é uma pergunta difícil de respondermos se pensarmos nela sob a ótica de quem nós somos, de nossas capacidades específicas, daquilo que podemos realizar para Deus com nosso esforço físico, mental, emocional e espiritual.
Olhando para o texto do evangelho de Lucas, Jesus quer apenas que você o “acompanhe”, que você o “siga”, que você seja “discípulo” de Jesus Cristo. A palavra “discípulo” no idioma grego em que o novo testamento foi escrito, significa “aprendiz”. Ser discípulo é ser comprometido com Jesus Cristo.
Aplicação prática:
E para seguir a Jesus Cristo é necessário que levemos a nossa cruz, segundo informa o texto do evangelho de Lucas 9. Perceba que Jesus Cristo aqui, não disse: que diariamente devíamos levar a cruz de Jesus Cristo. A cruz de Jesus Cristo já foi carregada por Ele há dois mil anos, Cristo cumpriu a sua missão, morreu na cruz em nosso lugar. O seu sacrifício não se repete, conforme lemos a seguir no livro de Hebreus.
Cristo não necessita que eu e você o ajudemos a cumprir sua missão na terra, porque Jesus Cristo já cumpriu sua missão e Ela é perfeita e eficaz, única. Somente Cristo poderia cumprir esta missão: de vencer a morte, nos trazendo salvação e Ele a venceu; para que eu e você, crendo no seu nome, um dia também possamos vencer a morte e entrarmos na Glória Celestial.
“assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.” Hebreus 9:28.
Jesus disse que devemos levar a nossa cruz e isto, necessariamente implica em sermos seguidores Dele, sermos seus discípulos, seus aprendizes e especialmente comprometidos, ligados em aliança com Ele.
Deus espera que eu seja seu seguidor, que eu aqui na terra acompanhe os passos de Jesus Cristo e para isto, a Bíblia nos dá alguns requisitos para ser discípulo e testemunha de Cristo, agindo como se Jesus estivesse aqui em meu lugar, a saber:
- Dar prioridade a Deus em nossa vida (Lucas 14:33);
- Permanecer firme na palavra de Deus (João 8:31);
- A credencial do discípulo de Jesus é o amor (João 13:35);
- Produzir frutos (João 15:8);
- Fazer novos discípulos (aprendizes, seguidores de Jesus) (Mateus 28:19);
Que Deus te ajude a ser um autêntico seguidor de Jesus Cristo aqui na terra, que sua vida seja uma vida de amor real por Deus, comprometida com o Mestre, sendo aprendiz Dele, amando as pessoas ao seu redor e fazendo novos seguidores.
Pr. Luiz Francisco Contri
Um comentário