“Senhor, tu me sondas e me conheces.”
Salmos 139:1
Os relacionamentos humanos são construídos sob o alicerce do respeito mútuo e em podermos acreditar nas pessoas que se relacionam conosco.
Deus planejou para nós um relacionamento com Ele:- mais profundo do que qualquer relacionamento que possamos estabelecer com nossos semelhantes nesta existência.
A base do relacionamento estabelecido por Deus é o amor incondicional.
Um amor determinado por Deus em sua Soberana Vontade por nós, ao nos entregar Jesus Cristo para vir a existir, naquilo que podemos enxergar, em nosso tempo cronológico, na história da humanidade. Um amor que se doa e não espera receber nada em troca para fazer por merecê-lo.
Não merecíamos que Deus nos amasse primeiro, antes mesmo que pudéssemos nascer neste mundo, Ele já havia enviado Jesus Cristo para morrer naquele cruz para nos salvar, dar nova vida, novo nascimento e possibilitar a presença contínua, permanente com Deus, enfim vivermos eternamente na presença de Deus.
Você pode até gostar de alguns seres humanos durante seu tempo aqui na Terra e tê-los como heróis ou exemplo de superação para você.
Você pode até crer e acreditar nas convicções, estilo de vida e superação, de algum ser humano que tenha vívido ou esteja vivo. E Deus nos possibilitou conhecermos homens e mulheres especiais. Nem tudo está perdido. Existiram grandes homens e mulheres usados por Deus.
Eu, particularmente, gosto muito e tenho admiração pelo pastor protestante, ativista político Martin Luther King Jr., que morreu assassinado em 1968, com 39 anos de idade. Completou esta semana 50 anos de sua morte. Seu pensamento continua vivo apesar de sua morte precoce.
Seus ideais eram os ideais cristãos de amor ao próximo, da não violência e tornou-se um dos mais importantes líderes americanos no movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.
Organizou a Marcha sobre Washington de 1963, onde ele fez seu discurso “I Have a Dream“, destacando seu sonho pela igualdade entre as pessoas.
Na penúltima frase de seu famoso discurso “Eu tenho um sonho” ele nos diz: “Agora é o tempo para erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial para a pedra sólida da fraternidade. Agora é o tempo para fazer da justiça uma realidade para todos os filhos de Deus.“
Suas ações implementaram mudanças significativas nos EUA. Ainda continuam existindo injustiças nesta área, mas suas sementes de amor ao próximo, liberdade, igualdade e justiça, permitiram aos americanos terem um equilíbrio social, igualdade de direitos para todos, independente de raça ou qualquer outra condição humana, e possibilitou a eleição de um presidente afro-americano, Barack Obama em 2008, quarenta anos após sua morte, o que seria impensável na época que lutou pelos direitos civis e pelo término das injustiças raciais.
Apesar de admirar o trabalho desse nobre pastor americano, que deu sua vida pelos seus ideais de justiça e fraternidade, eu não consigo estabelecer um relacionamento íntimo e profundo com ele, mesmo que ele estivesse vivo entre nós, ainda assim seria muito difícil ter um acesso direto com ele, e manter um relacionamento de amizade pessoal.
Temos na Bíblia também a possibilidade de encontrarmos outros homens e mulheres de Deus, que são exemplos para todos nós.
Se você pensar sinceramente, se lembrará de outros homens e mulheres de Deus que você admira, mas perceberá que não conseguirá estabelecer um relacionamento profundo com estas pessoas que admira.
Aplicação Prática:
Deus nos enviou Jesus Cristo que viveu entre nós, nos trouxe grandes ensinamentos, o principal deles o amor por Deus e por nosso semelhante, e a possibilidade de estarmos totalmente conectados, ligados com o Criador, num relacionamento profundo, íntimo, pessoal de nós seres humanos pecadores, com um Deus Santo, Infinito, Justo,Todo-Poderoso, dentre outros atributos, e que deseja nos abraçar e nos receber como filhos.
Jesus morreu em nosso lugar para nos salvar, dar vida e restauração de comunhão com o Criador.
Quando cremos em Jesus Cristo, temos a possibilidade concreta de:- não apenas de admirá-lo, como podemos fazer com tantos personagens históricos, que nos lembramos através de realizações significativas e exemplos para nós.
Temos a possibilidade real de podermos nos relacionar com Jesus que está vivo, termos acesso direto ao Pai, ao Criador do Universo, recebermos a presença do Espírito Santo em nossas vidas e caminharmos neste relacionamento profundo nesta existência.
Deus estabelece conosco uma aliança eterna, uma aliança de amor construída sob o derramamento de sangue de Jesus Cristo por nós, um relacionamento profundo em que Ele, o próprio Deus nos conhece, antes mesmo de nós podermos lhe dirigir a nossa oração, antes de qualquer coisa, antes de nós existirmos e apesar de quem nós somos, dos nossos erros, das nossas falhas, das nossas limitações humanas.
Como escolhidos de Deus, servos de Deus, quando confiamos nossa vida para Ele, através da Graça de Jesus Cristo, Deus estabelece um relacionamento íntimo conosco, um relacionamento pessoal, concreto, tangível, onde podemos ver dia a dia da nossa existência em comunhão com o Criador, como Ele:- nos ama, cuida de nós, nos abençoa, nos protege, nos livra do mal.
O versículo de Davi que destacamos neste precioso Salmo de sabedoria e louvor, é o primeiro versículo que nos afirma: “Senhor, tu me sondas e me conheces.”
Este versículo mostra o relacionamento que Deus estabelece conosco, que profundo é o seu significado para aqueles que entregaram sua vida para Deus, através de Jesus Cristo.
Como é maravilhoso podermos orar para Deus, não nos sentirmos sozinhos no meio da multidão e recebermos respostas concretas do Criador, interagindo conosco em oração, nos fornecendo diretrizes de vida, através de sua Palavra, a Bíblia Sagrada e nos atendendo segundo o que é melhor para nós, em seu tempo e segundo Sua Vontade, mas Deus sempre nos responde.
Como um Pai responde para seu filho um pedido que lhe é feito, assim Deus que nos sonda e sabe quem somos, sabe também nos dar suas preciosas dádivas e respostas certas.
Estabeleça hoje mesmo um relacionamento profundo com Deus, através de Jesus Cristo.
Deus te ama e deseja te fazer feliz, deseja cuidar da sua vida, deseja também que você seja humilde, tenha um coração quebrantado e o busque sempre em oração, colocando suas ansiedades, suas dificuldades para Ele:- louvando, tendo um coração grato, glorificando a Deus pelo que Ele é para você!
Pr. Luiz Francisco Contri
Um comentário