Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – O primeiro milagre de Jesus

“Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.”
João 2:11

Jesus realizou seu primeiro milagre durante uma festa de casamento judaico na cidade de Caná da Galiléia.

As festas de casamento nesta época duravam em torno de sete dias.

O estoque de vinho se acabou em um determinado momento da festa e a mãe de Jesus, observando este fato diz para o Mestre: “Eles não tem mais vinho” (versículo 3). Ela não pediu nada para Jesus, apenas fez a observação que o vinho havia terminado.

Num primeiro momento Jesus responde para Maria: Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou”. João 2:4. Jesus nesta fala deixa claro que:- seu ministério e missão na terra não estavam vinculados a nenhum parentesco, mas estavam totalmente integrados com a vontade de Deus Pai.

 E Maria, após conversar com Jesus, instruiu os empregados da casa para fazerem o que Jesus lhes ordenasse.

Então Jesus ordenou que eles enchessem seis talhas gigantes com água (eram potes de pedra).

Em cada um destes potes de pedra cabia entre 80 a 120 litros de água.

bodas_de_cana

E os empregados encheram até à borda, cada um dos seis potes.

Eles obedeceram as instruções de Jesus Cristo e a água transformou-se em vinho.

agua-em-vinho

“Então lhes disse: “Agora, levem um pouco do vinho ao encarregado da festa”. Eles assim o fizeram,”
João 2:7,8

E em seguida, os convidados provaram aquele vinho e perceberam que ele era o melhor vinho que eles haviam tomado naquela festa e ficaram sem entender, porque era costume entre os judeus oferecer um vinho de melhor qualidade, que naquela época era o vinho fervido e mais adocicado, apenas no início da festa.

Porém naquele momento, que a festa já desenvolvia a algum tempo, e a primeira rodada de vinho já tinha acabado, eles estavam ainda recebendo um vinho de qualidade excelente, que foi o vinho que Jesus criou a partir da água nas talhas.

E Jesus chama o noivo e lhe diz: Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora”. João 2:10

Jesus certamente falou isto para o noivo, para impactá-lo com o milagre, já que o noivo tinha consciência que a primeira rodada de vinho bom havia acabado e ele não tinha guardado nenhum vinho.

Era um milagre de Jesus Cristo! Glórias a Deus!

O resultado deste milagre demonstrou a Glória de Jesus para seus discípulos e possibilitou que eles depositassem sua fé Nele.

Aplicação Prática:

 Jesus sendo Deus conosco, tem Todo Poder para a realização de milagres, poderia fazê-los a qualquer momento, sem a participação do homem, porém Jesus em seus milagres sempre interagia com quem estava próximo, e isto com certeza possibilitava que as pessoas ao seu redor, pudessem ter certeza do sobrenatural que estava acontecendo, porque pelo esforço humano elas sabiam que o que estavam presenciando era totalmente improvável e impossível de acontecer por uma ordem ou toque humano.

Jesus, nesta festa de casamento, interagiu com os serviçais (com os mordomos da festa), que receberam a ordem de Jesus para encher as talhas ou potes de pedra com água.

Ao participarem da ordem de Jesus, puderam perceber que o que haviam colocado nos potes de pedra era realmente água e não vinho.

Então, após obedecerem, Jesus transformou a água em vinho na frente deles, sob o olhar atônito de seus olhos.

Aquilo aconteceu mesmo, era real, concreto, visível aos seus olhos.

É interessante que:- analisando a Bíblia, e os milagres de Jesus, percebemos que cada milagre tem um objetivo específico, um propósito único.

Todos os milagres tem um significado impactante para a vida daqueles que estiveram lá presenciando o fato sobrenatural, a partir das mãos e ações de Jesus Cristo.


Em nossos dias, Deus continua realizando milagres em nossa vida.

O maior deles é a nossa transformação diária, nos possibilitando sermos melhores do que fomos no dia anterior.

A partir do momento que cremos em Jesus Cristo, recebemos Ele em nosso coração, como nosso Salvador e desejamos seguir seus passos, desta forma reconhecendo-o como Senhor absoluto de nossas vidas, seremos transformados diariamente a partir de nossa comunhão intensa com Deus.

Também temos a possibilidade de pela fé, depositando nossa confiança em Jesus Cristo, apresentarmos nossos pedidos para Deus e posteriormente sermos gratos pelas respostas recebidas dos céus.

Alguns pontos importantes para Deus nos atender, naquilo que não podemos realizar com nosso esforço e capacidade humana, ou mesmo sabendo que poderíamos realizar algo apenas com nosso esforço humano, ainda assim, desejamos querer saber de Deus qual a melhor decisão a tomar.

  1. Reconhecermos Deus em nossas vidas, crermos na Graça de Jesus Cristo, sermos discípulos do Mestre;
  2. Termos comunhão diária com o Criador, sermos íntimos de Deus;
  3. Procurarmos obedecer a Deus sempre (Maria e os serviçais que estavam na festa obedeceram ao que Jesus lhes ordenara). Hoje não é diferente, o temor a Deus e a obediência são a porta de entrada para as respostas de Deus para nossas vidas, conforme: “Sabemos que Deus não ouve a pecadores, mas ouve ao homem que o teme e pratica a sua vontade.” João 9:31

Deus certamente responderá, no tempo Dele, segundo Sua Soberana Vontade.

As respostas de Deus para nós serão sempre melhores do que qualquer outra solução humana que poderemos dar para um determinado problema.

Na situação da festa de casamento, qualquer uma das pessoas ligadas ao noivo, poderiam ter mandado comprar mais vinho para a festa e naquela época era costume oferecer um bom vinho no começo da festa, e quando ele estivesse acabando, era oferecido um vinho de qualidade inferior, mais barato e que pudesse ser comprado em maior quantidade, já que o número de convidados era grande nos sete dias da festa.

A reputação do noivo era testada neste momento da festa.

Todos tinham que sair felizes naquela semana. Então existia uma preocupação real do noivo em atender seus convidados muito bem, pois sua honra estaria sendo avaliada.

Porém, Jesus estava ali presente, e quando temos Jesus presente nas nossas vidas, não iremos buscar soluções humanas para nossos problemas.

O noivo certamente iria buscar uma solução humana e comprar vinho barato em grande quantidade, se Jesus não tivesse agido milagrosamente naquela festa.

Quando depositamos nossa vida em Deus, quando confiamos pela fé em Jesus Cristo, quando temos comunhão diária com Deus, temos temor pelo Criador e praticamos a sua vontade, certamente Deus sempre terá o “melhor vinho” para nos fornecer.

O “melhor vinho” representa as respostas certas, no tempo certo que Deus preparou para que as recebêssemos.

Certamente a resposta que Deus dará será bênção em nossas vidas, nos motivará para a frente, nos levará a lugares que não imaginávamos estar, nos fortalecerá espiritualmente, trará alegria e paz ao nosso coração.

Que Deus te ajude a confiar sua vida a Ele, buscando comunhão diária com o Criador, podendo experimentar o cuidado de Deus por sua vida, na medida que você orar especificamente por suas necessidades, também receberá respostas concretas e específicas de Deus para aquilo que solicitou.

Deus te abençoe em ter uma vida de comunhão, oração, temor a Deus e prática da Sua vontade, e certamente você receberá as respostas de Deus para as suas necessidades.

water_into_wine-738x1024

Que você experimente os pequenos e grandes milagres de Deus sobre sua vida!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *