“Confesso a minha culpa; em angústia estou por causa do meu pecado.”
Salmos 38:18
O Salmo 38 é um salmo de lamentação, especificamente um salmo penitencial. Davi suplica para Deus misericórdias, mesmo na situação de poder ser disciplinado pelo Criador.
Na vida cristã não estamos imunes ao pecado e a situações que possam vir a nos afastar de Deus. O pecado certamente sempre nos afastará de um Deus Santo e que tem sempre em mente o seu projeto original para nós: fomos criados para sua Glória, a sua imagem e semelhança.
E esta semelhança deve ser visível ao mundo, às pessoas que nos rodeiam, através de nosso comportamento.
Estes salmos de penitência são um modelo para nossas orações de confissão de pecados e também um alerta para que fujamos diariamente do pecado, um aviso para o nosso comportamento:- que pode estar sujeito a reprovação e punição divina.
Pense nisto: Deus pode não estar feliz com sua vida e seu comportamento.
Aplicação Prática:
Deus está sempre pronto para nos perdoar e abraçar.
O que não podemos fazer é ficarmos namorando o nosso pecado.
O nosso pecado é tudo aquilo que desagrada a Deus, que nos afasta de Sua presença, que nos tira a alegria e paz do nosso coração.
Assim, como Davi ficou com uma sensação de mal estar, com este sentimento de culpa em seu coração, assim é a vida de todo cristão, que conhecendo a verdade, cometeu algum delito perante Deus e não confessa sua culpa para o Criador.
Certamente, em pecado, ficaremos longe de Deus e angustiados.
O pecado nos afasta de Deus, nos tira a vida, a alegria e a paz em nossos corações.
O que Davi fez?
Seu pecado é confessado (Salmo 38-15-22).
- OUVE-ME, SENHOR! (Salmo 38:15-16)
- CURA-ME, SENHOR! (Salmo 38:17)
- AJUDA-ME, SENHOR! (Salmo 38.18-22)
Os nossos pecados podem ser confessados diretamente para Deus.
Não precisamos de intermediários, segundo a Bíblia nos orienta. Deus deseja que reconheçamos nossas falhas, nossos erros, nossos delitos para com Ele, para com aquilo que Ele nos ensinou, e certamente, se formos cristãos sinceros, vivendo uma vida de discípulos de Jesus Cristo, quando estivermos em pecado, nos sentiremos mal perante Deus, o pecado nos deixará para baixo, nos deixará angustiados, tirará a nossa paz.
O que precisamos fazer?
Como Davi fez, reconhecermos nosso pecado e em oração de confissão nos dirigirmos ao Criador, confessando para Ele, tudo aquilo que fizemos, clamando para que Ele nos ouça, nos cure e nos purifique de nosso pecado, nos dê novamente a alegria da salvação e nos ajude a não cometermos mais aquilo que fizemos que nos afastou de Sua presença.
O Novo Testamento nos ensina sobre a fidelidade de Deus na confissão de nossos pecados:
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1:9
Que Deus possa te livrar do peso da culpa do pecado neste dia.
Que você possa derramar seu coração perante o Senhor e receber a cura para sua angústia e para este momento longe de Deus, que você porventura esteja vivendo.
Deus é fiel e justo para te perdoar e purificar de toda injustiça, te dar novamente paz e alegria ao seu coração.
Pr. Luiz Francisco Contri
Um comentário