Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Um futuro certo, vivendo em um mundo incerto!

“Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João”

Apocalipse 1:1.

O livro de Apocalipse, último livro da Bíblia, possui um conteúdo não muito apreciado, ou lido, pela maioria dos cristãos. Isto se deve a alguns motivos e visões erradas sobre o livro.

Uma visão errada deste livro, é que:- sua linguagem figurada, não nos permite compreendê-lo, e portanto, não nos preocupamos muito com seus textos.  Outras pessoas tem dificuldades de entendimento, no próprio nome do livro, pois, para muitos, a palavra “Apocalipse“, significa uma “tragédia” à acontecer.

catastrofe

No entanto, Deus permitiu que João, que estava exilado na Ilha de Patmos, recebesse estas informações de Jesus Cristo, alertando as igrejas que estavam situadas na Ásia Menor (região da atual Turquia), bem como, proporcionando paz e segurança aos cristãos de todas as épocas.

apocalipse

A origem do livro corresponde ao período em que o Imperador Romano Domiciano (reinou entre o ano de 81 a 96 d.C) estava no poder. Os cristãos conviviam com uma exigência, absurda, deste Imperador Romano:- que requeria adoração para si mesmo, como se fosse um “deus“.

domicianobusto

Para a maioria da população, este desejo do Imperador não seria problema, pois, existiam muitos “deuses“, que eram adorados na época, e adorar mais um “deus“, não se constituiria problema.

Porém, os cristãos sabiam que:- deveriam adorar, apenas, ao Deus Criador do Universo, que se apresentava ao mundo de forma invisível, não representado por nenhuma estátua, imagem, ou qualquer representação de alguém que estivesse vivo, como o Imperador, ou, de alguém que já estivesse morto.

Os primeiros cristãos tinham consciência plena do significado da morte de Jesus Cristo, Emanuel, Deus Conosco, que havia morrido por eles, mas havia ressuscitado e estava vivo, à direita de Deus Pai. Sabiam que deviam adoração somente para com Deus e conviviam com as perseguições do Imperador, por não querer obedecê-lo.

Para muitas pessoas, o livro de Apocalipse é um livro “simbólico e enigmático, que fala de um futuro incerto, e que na prática, não tem nenhuma relação com nosso momento presente, pois é um livro de coisas que não aconteceram ainda.

Estas visões que relatamos (“não compreendê-lo“, ser um livro de “tragédias“, ou “enigmático de situações futuras, que ainda não aconteceram”), não correspondem a um entendimento satisfatório, a fim de podermos desfrutar de uma boa leitura deste livro.

Estas dificuldades que identificamos, podem ser resolvidas de uma forma bem simples. Deus nos deu o livro de Apocalipse, não para ficarmos imaginando um relógio das tragédias, que poderão vir à acontecer no mundo, em algum momento cronológico da humanidade, mas para termos a confiança em um Deus vitorioso, que nos guia, conforta e consola, em meio às desesperanças que convivemos em qualquer época deste Planeta.

Se quisermos entender seu conteúdo, existem bons autores reformados que explicam o significado dos símbolos utilizados no livro, mas o importante mesmo, é termos este sentido básico, em nossas mentes:- Deus controla o Universo, controla nossas vidas e nos dá a vitória por Jesus Cristo. Não estamos sozinhos.

Certamente, um dia, chegará o tempo que Deus executará seus decretos eternos, em relação ao que conhecemos hoje, chegará o “final dos tempos”, deste mundo em que existimos, mas, enquanto isto não acontecer, poderemos ter a bênção de termos comunhão e relacionamento com o Criador.

A visão que temos que desenvolver do livro é que:- neste cenário de perseguição da Igreja, tanto na Igreja Primitiva, no primeiro século, quanto nos dias atuais, em que fazemos parte desta Igreja que “milita, luta e está na batalha”, compreendemos que nosso comandante é o próprio Deus, e, à despeito das situações de perseguições no passado, no presente, ou em qualquer época, antes da Segunda e Gloriosa Vinda de Nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo, não teremos nada a temer.

Aplicação Prática:

Cristo está conosco, fazemos parte de uma Igreja Vitoriosa!

Seremos abençoados na Igreja e em nossas vidas particulares, porque o controle de nossas vidas está nas mãos de Deus, pertencemos à família de Deus, quando cremos em Jesus Cristo,  como Salvador e Senhor de nossas vidas, seguindo-o durante nossa caminhada.

Não importam as circunstâncias que viveremos, nem o que poderá acontecer com nosso planeta.

Deus Criador e Soberano no Universo, governa o mundo e as nossas vidas, tendo conhecimento e controle de tudo o que irá acontecer, e, portanto, nos dará sempre a segurança de podermos viver alegres, em meio às lutas de nosso mundo contemporâneo.

relogio-de-deus

Portanto, dentro desta visão que fazemos parte de uma Igreja que luta, mas é vencedora, poderemos ler o livro de Apocalipse e estudá-lo, cientes que, em meio às nossas dificuldades naturais da vida, bem como, pelas perseguições externas, por forças do maligno, que estão, tentando denegrir os valores e princípios dados por Deus na Bíblia, seremos confortados, consolados, acolhidos, protegidos pelo próprio Criador do Universo, que estará conosco sempre.

peoplediversityadoration

Que Deus nos ajude a caminhar nestes tempos de incertezas e dificuldades, depositando toda nossa esperança e confiança em suas mãos, que nunca nos desamparará.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *